Jurimetria aplicada em estudos sobre direito e desigualdades

Coordenação:

Profa. Fabiana Cristina Severi (FDRP-USP)

Prof. Alexandre Chibebe Nicolella (FEARP-USP)

Informações básicas

Modalidade: à distância, com encontros remotos síncronos, via plataforma Google Meet.

Vagas: São oferecidas 65 (sessenta e cinco) vagas, das quais 10 (dez) poderão ser contempladas com bolsa e serão selecionadas mediante critérios descritos no edital

Carga horária: 36 horas (9 encontros de 4 horas cada)

Previsão de início: 25 de abril de 2024.

Público-alvo: O curso está direcionado a profissionais com formação em direito, estatística, tecnologia da informação e demais profissionais que atuam tanto no judiciário quanto em tribunais administrativos.

Objetivo do Curso: O objetivo do curso é oferecer aos participantes uma abordagem probabilística do direito aplicado, tendo como foco os casos práticos e discutindo questões relativas ao direito e desigualdades. Especificamente, objetiva-se ensinar um conjunto de métodos quantitativos e oferecer ferramentas para coleta, transformação e análise de dados jurídicos disponibilizados nas páginas dos tribunais de justiça.

Horários das aulas: Às quintas-feiras, das 18:30h as 22:30h

Ementa: A pesquisa no direito e a ciência de dados: introdução, relevância e experiências; Coleta, transformação e estruturação de dados processuais com R; Estatística descritiva; Aprendizado estatístico (regressão linear, regressão logística); Aprendizado estatístico (machine learning); Interpretação dos resultados e elaboração de relatório.

Plano das aulas:

25/04 – A pesquisa no direito e a ciência de dados: introdução, relevância e experiências (Fabiana)

02/05 – Coleta, transformação e estruturação de dados processuais com R (José de Jesus Filho)

09/05 – Coleta, transformação e estruturação de dados processuais com R (José de Jesus Filho)

16/05 – Análise descritiva e visualização de dados processuais (Alexandre)

23/05 – Modelos lineares aplicados a pesquisa em direito – regressão linear (Alexandre)

06/06 – Modelos para diferentes tipos de estrutura de dados e variáveis. (Alexandre)

13/06 – Aprendizado estatístico (machine learning) (José de Jesus Filho)

20/06 – Aprendizado estatístico (machine learning) (José de Jesus Filho)

27/06 – Interpretação dos resultados e elaboração do relatório (Fabiana)

Período de inscrição no processo seletivo para bolsas:

Procedimentos para inscrição: Preencher o formulário disponibilizado abaixo por meio do qual deverá também ser feito o upload do currículo em formato PDF. Após o preenchimento, será enviado um e-mail automático com a cópia do formulário de inscrição, com a finalidade de confirmação. Caso o candidato não receba o e-mail com a cópia do formulário, deverá entrar em contato através do e-mail academico@fadeprp.org.br para realizar a confirmação da sua inscrição. É preciso, também, realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por meio do formulário abaixo e enviar o comprovante para o e-mail academico@fadeprp.org.br, até no máximo 23/03/2023 para candidatos concorrentes a bolsa e 22/04/2023 para candidatos não concorrentes a bolsa. Caso o candidato desista de seguir com a matrícula ou não seja contemplado com a bolsa, o valor de R$50,00 (cinquenta reais), não será reembolsado. Apenas poderão se inscrever no processo seletivo os candidatos(as) portadores do título de graduação obtido em curso oficialmente reconhecido. Para candidatos pagantes a convocação para matrícula será por ordem de inscrição e aprovação do currículo. Os candidatos que solicitarem bolsa serão adicionalmente classificados nos termos indicados no edital. Em caso de empate na última vaga, o critério de desempate será por idade, sendo classificado o mais idoso.

Investimento: O investimento total para participar do curso é de R$ 2.050,00 (dois mil e cinquenta reais), que deverá ser pago o valor de R$50,00 (cinquenta reais) a título de inscrição; mais o valor de R$2.000,00 (dois mil reais) no ato da matrícula conforme o descrito no item abaixo. A forma de pagamento dar-se-á mediante quitação de boleto bancário enviado ao aluno(a), o valor de R$2.000,00 (dois mil reais) deverá ser pago no ato da matrícula até o dia 22/04/2023.

Bolsas de estudo: Serão concedidas até 10 (dez) vagas com bolsas de estudo integrais, distribuídas da seguinte forma: (i) 5 (cinco) vagas destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, por ordem de inscrição e (ii) 5 (cinco) vagas mediante avaliação e classificação socioeconômica e destinadas a candidatos com perfil de vulnerabilidade.

Edital completo: EDITAL – Curso de Atualização – Jurimetria aplicada em estudos sobre direito e desigualdades

Edital Retificado dia 22 de março de 2024: RETIFICAÇÃO – EDITAL – Curso de Atualização – Jurimetria aplicada em estudos sobre direito e desigualdades

Link para taxa de inscrição: https://pag.ae/7-gu_Zvjn

Link para inscrição: https://forms.gle/aNcU3kv7PXVaPKnJ9