Jurimetria aplicada em estudos sobre direito e desigualdades

Curso de Atualização – Jurimetria aplicada em estudos sobre direito e
desigualdades

Curso realizado por meio do Convênio com a FADEP (Fundação para o
Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa do Direito)

RETIFICAÇÃO 01 – EDITAL – Curso de Atualização – Jurimetria aplicada em estudos sobre direito e desigualdades

ANEXOS

1ª CHAMADA PARA MATRÍCULA – BOLSISTAS – Socioeconômico

1ª CHAMADA PARA MATRÍCULA – BOLSISTAS – Pessoas autodeclaradas

1ª CHAMADA PARA MATRÍCULA – BOLSISTAS – USP

Link para inscrição: https://forms.gle/aNcU3kv7PXVaPKnJ9

Link para taxa de inscrição: https://pag.ae/7-gu_Zvjn

*Após realizar o pagamento, enviar o comprovante para o e-mail academico@fadeprp.org.br, até no
máximo 22/04/2024.

*A convocação para matrículas pagantes, será realizada em até 02 (dois) dias úteis, por e-mail, respeitando a ordem de inscrição e aprovação do currículo.

Os(as) candidatos(as) convocados(as) deverão enviar em formato PDF por e-mail para academico@fadeprp.org.br a cópia simples do RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, Comprovante de residência, Diploma ou Certificado da Graduação, Certidão Negativa de Débitos com a FADEP (apenas para pagantes que são alunos ou ex-alunos de cursos oferecidos pela FADEP)  Ficha de matrícula e o Contrato assinado.

*CONFERIR LISTA ANEXA AO FINAL DA PÁGINA*

Informações úteis sobre o curso:

Coordenação:

Profa. Fabiana Cristina Severi (FDRP-USP)

Prof. Alexandre Chibebe Nicolella (FEARP-USP)

• Modalidade: à distância, com encontros remotos síncronos, via plataforma Google Meet.
  • Horários das aulas: Às quintas-feiras, das 18:30h as 22:30h
  • Previsão de início: 25 de abril de 2024.
  • Vagas: São oferecidas 65 (sessenta e cinco) vagas, das quais 10 (dez) poderão ser contempladas com bolsa e serão selecionadas mediante critérios descritos no edital.
  • Carga horária: 36 horas (9 encontros de 4 horas cada)

Investimento: o investimento total para participar do curso é de R$ 2.050,00 (dois mil e cinquenta reais), que deverá ser pago o valor de R$50,00 (cinquenta reais) a título de inscrição; mais o valor de R$2.000,00 (dois mil reais) no ato da matrícula conforme o descrito no item abaixo. A forma de pagamento dar-se-á mediante quitação de boleto bancário enviado ao aluno(a), o valor de R$2.000,00 (dois mil reais) deverá ser pago no ato da matrícula até o dia 22/04/2023.

Público-alvo: O curso está direcionado a profissionais com formação em direito, estatística, tecnologia da informação e demais profissionais que atuam tanto no judiciário quanto em tribunais administrativos.

Objetivo do Curso: O objetivo do curso é oferecer aos participantes uma abordagem probabilística do direito aplicado, tendo como foco os casos práticos e discutindo questões relativas ao direito e desigualdades. Especificamente, objetiva-se ensinar um conjunto de métodos quantitativos e oferecer ferramentas para coleta, transformação e análise de dados jurídicos disponibilizados nas páginas dos tribunais de justiça.

Ementa: A pesquisa no direito e a ciência de dados: introdução, relevância e experiências; Coleta, transformação e estruturação de dados processuais com R; Estatística descritiva; Aprendizado estatístico (regressão linear, regressão logística); Aprendizado estatístico (machine learning); Interpretação dos resultados e elaboração de relatório.

Plano das aulas:

25/04 – A pesquisa no direito e a ciência de dados: introdução, relevância e experiências (Fabiana)

02/05 – Coleta, transformação e estruturação de dados processuais com R (José de Jesus Filho)

09/05 – Coleta, transformação e estruturação de dados processuais com R (José de Jesus Filho)

16/05 – Análise descritiva e visualização de dados processuais (Alexandre)

23/05 – Modelos lineares aplicados a pesquisa em direito – regressão linear (Alexandre)

06/06 – Modelos para diferentes tipos de estrutura de dados e variáveis. (Alexandre)

13/06 – Aprendizado estatístico (machine learning) (José de Jesus Filho)

20/06 – Aprendizado estatístico (machine learning) (José de Jesus Filho)

27/06 – Interpretação dos resultados e elaboração do relatório (Fabiana)

IMPORTANTE:

1. LISTA DE DOCUMENTOS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA:  LISTA DE DOCUMENTOS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA
  2. FICHA DE MATRÍCULA:  FICHA DE MATRÍCULA – CURSO ATUALIZAÇÃO JURIMETRIA APLICADA
  3. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM CURSO DE ATUALIZAÇÃO: Contrato PAGANTE – Curso de Atualização JURIMETRIA APLICADA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM CURSO DE ATUALIZAÇÃO Contrato BOLSISTA – Curso de Atualização JURIMETRIA APLICADA

Formulário para autodeclaração: Autodeclaração – FADEP Formulário de Bolsa – Público Geral

Formulário para bolsa socioeconômica: Formulário de Bolsa – Público Geral

Mais informações:

E-mail: academico@fadeprp.org.br

Telefone: (16) 3329-9100 / 99346-9097, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

FADEP

Telefone: (16) 3329-9100 / 99346-9097

academico@fadeprp.org.br

(↑↑↑Dúvidas Gerais a Respeito dos Cursos de Especialização↑↑↑)