Programas de Intercâmbio e Convênios USP

A Agência USP de Cooperação Internacional tem como objetivo formular a política de internacionalização da instituição, promover a dinamização e expansão de sua atuação internacional, assessorar o reitor em assuntos de sua competência, bem como os órgãos centrais e as unidades de ensino e pesquisa, na área de cooperação acadêmica internacional.

Entre as atribuições da Agência USP de Cooperação Internacional estão:

Apoiar os escritórios de Relações Internacionais locais das unidades de ensino e de pesquisa da instituição em suas atividades de internacionalização;

Oferecer oportunidades de mobilidade à comunidade USP;

Fomentar a cooperação acadêmica internacional;

Selecionar, preparar e divulgar informação sobre programas e iniciativas de cooperação internacional;

Manter articulação com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, bem como embaixadas, consulados, organizações e instituições internacionais;

Promover ativamente ações com o objetivo de dar maior visibilidade à USP no cenário internacional.

A Agência USP de Cooperação Internacional, através dos convênios firmados com instituições estrangeiras, promove intercâmbios para os alunos da USP:

Programa de Mobilidade Acadêmica na Graduação

A Agência USP de Cooperação Internacional possui um programa de Intercâmbio realizado semestralmente, que oferece vagas com as instituições conveniadas à USP. A duração do Programa de Intercâmbio é de um semestre. Nesse caso todos os alunos da USP, que cumpram os requisitos básicos, podem concorrer às vagas. Pelo programa de intercâmbio da Agência USP de Cooperação Internacional podem participar:

Alunos regularmente matriculados na graduação da USP

Ter cursado ao menos 20% dos créditos totais do seu curso

Satisfazer às exigências de sua unidade USP para realização de intercâmbios

Cumprir as exigências de idiomas da universidade no exterior

Mais informações nesse site da Agência USP de Cooperação Internacional

Os alunos interessados em concorrer a alguma vaga ou Bolsa organizada pela Agência USP de Cooperação Internacional podem verificar os Editais abertos e se inscrever no Sistema Mundus.

Rodrigo Brunelli Pirani

Email: international.lawrp@usp.br