Trabalho de Conclusão de Curso

FAQ – TCC 2021

 

 

1 – Como funciona o agendamento on-line do TCC?
Resposta: O agendamento é feito através do formulário: Formulário para agendamento on-line do TCC 2021. O aluno preencherá o formulário com todos os dados sobre a banca e o trabalho. Os departamentos terão acesso às respostas e providenciarão o agendamento, retornando ao aluno e demais membros da banca com a confirmação da data, horário e o link do Google Meet para o evento.

 

2 – Qual o prazo para depósito e agendamento do TCC?
Resposta: O prazo para realização das bancas é até 29/10/2021, de acordo com as deliberações recentes da CG.

 

3 – Qual o prazo para realização das bancas?
Resposta: O prazo para realização das bancas é até 30/11/2021, de acordo com as deliberações recentes da CG.

 

4 – Para qual e-mail devo enviar a versão digital do meu trabalho?
Resposta: Você deve enviar a versão digital do seu trabalho de conclusão de curso para: (1) o e-mail do(a) orientador(a); e
(2) o formulário de agendamento (Formulário para agendamento on-line do TCC 2021).

 

5 – É necessário enviar a cópia digital do trabalho ao departamento responsável, conforme instruído no Edital TCC 2020-2021?
Resposta: Não. O TCC deverá ser encaminhado para o orientador e para o departamento apenas via formulário (Formulário para agendamento on-line do TCC 2021). Qualquer assunto sobre o trabalho deverá ser enviado para tccfdrp@usp.br, e-mail criado em conjunto pelos três Departamentos da FDRP, com o único objetivo de tratar de todas as dúvidas, depósitos e demais informações referentes ao TCC.

 

6 – Quem deve preencher o “Formulário – Relatório Final da Banca – TCC 2021 ”?
Resposta: O preenchimento desse formulário é de responsabilidade do(a) orientador(a). Após a realização da banca examinadora, o(a) orientador(a) deve acessá-lo (Relatório Final da Banca – TCC 2021) e preencher as informações solicitadas, submetendo-o ao final, pelo botão “Enviar”.

 

7 – Caso a banca examinadora sugira alterações em meu trabalho, como devo proceder?
Resposta: Se este for o seu caso, o(a) orientador(a) precisa registrar isso no “Formulário – Relatório Final da Banca – TCC 2021”. Ao(à) orientando(a) cabe realizar as alterações solicitadas pela banca examinadora, e reencaminhar a versão corrigida do TCC:
(1) aos membros da banca, incluindo o(a) orientador(a); e
(2) ao Serviço de Graduação (svgrad-fdrp@usp.br).

 

8 – No Formulário para agendamento on-line do TCC 2021, na seção de cadastro dos membros da banca, é solicitado comprovante de titulação, aos externos. Que tipo de documento é válido como comprovante?
Resposta: São válidos, como comprovante de titulação, os certificados que atestem o título recebido, ou mesmo cópia atualizada do Currículo Lattes do membro.

 

9 – A banca examinadora pode ser composta apenas por um docente da FDRP e um aluno do mestrado?

Resposta: Não. De acordo com a Deliberação FDRP nº 01/2018 (artigo 13), a banca examinadora, deverá ser composta de, no mínimo, 2 docentes, sendo um deles o(a) orientador(a), que será presidente da banca, e outro docente da USP ou outro especialista externo portador, pelo menos, do título de mestre. Alunos(as) matriculados nos programas de mestrado não entram como segundo avaliador, pois ainda não receberam a titulação.

 

10 – É possível que outras pessoas, como familiares e amigos, assistam à defesa?

Resposta: De acordo com a Deliberação FDRP nº 01/2018 (artigo 13), o TCC deve ser defendido em sessão pública. Assim sendo, é permitida a presença de terceiros que desejem assistir à apresentação, desde que isso não interfira nos trabalhos da banca examinadora ou apresentação do TCC.

 

11 – É possível agendar a banca do TCC fora do prazo estipulado pela CG?

Resposta: Os prazos estipulados pela CG através do Edital TCC 2020-2021 e Deliberações de 2021 devem ser seguidos a rigor. A realização de banca examinadora fora do prazo estipulado somente ocorrerá caso discente e orientador se responsabilizem pelo seu agendamento, organização e realização. Além disso, o aluno deve estar ciente que a entrega do relatório final da banca examinadora fora do prazo poderá inviabilizar sua participação na cerimônia de colação de grau oficial, nos termos do item 14.1 do Edital.

Contato

Rafael Souza de Marchi
Telefone: (16) 3315-4952
Email: svgrad-fdrp@usp.br