Moradia

A USP não oferece alojamento estudantil para estrangeiros no campus de Ribeirão Preto. Acomodações que existem no campus são destinadas exclusivamente a estudantes brasileiros que não podem pagar pela habitação.

 

Cerca de 80% dos estudantes da USP de Ribeirão Preto não são desta cidade. Então, quando começam os estudos muitos optam por viver em “repúblicas”. Isto significa que os próprios alunos se unem em pequenos grupos, alugam casas, compram móveis, pagam as contas mensais, etc. É uma opção muito interessante, pois os alunos aprendem a compartilhar os custos e cuidar da casa por si próprios. É um modelo inspirado pelas fraternidades americanas.

 

Algumas repúblicas têm um quarto vago (individual ou compartilhado), que pode ser alugado pelo estrangeiro durante sua estadia no Brasil. Assim, os estudantes internacionais têm a oportunidade de viver nas repúblicas de brasileiros, o que facilita a integração entre eles, o aprendizado da língua portuguesa, a experiência com a USP e com Ribeirão Preto.

Contato

Claudia Sarkis Rezende
Telefone: (16) 3315-0112 Email: international.lawrp@usp.br