Conheça o Brasil

O Brasil é uma República Federativa, administrativamente e politicamente dividida em 27 unidades da federação (26 estados e um Distrito Federal). O presidente, os governadores, os prefeitos, os senadores, os deputados e os vereadores são eleitos diretamente por voto obrigatório a cada 4 anos.

 

O país está localizado na América do Sul. É o quinto maior país do mundo em área com 8.514.876.599 km². O país faz fronteira com o Oceano Atlântico através de toda a sua costa. Ele também é o quinto país em população, com mais de 190 milhões de habitantes. A maioria da população está concentrada na costa.

 

O Brasil é a maior economia nacional na América Latina, a sexta maior economia do mundo em taxas de câmbio de mercado e a sétima maior em paridade de poder aquisitivo (PPP), de acordo com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. O Brasil tem uma economia mista com abundantes recursos naturais. O estado de São Paulo é o mais rico do país e, hoje em dia, o Brasil está entre os 20 maiores exportadores do mundo lista.

 

A topografia brasileira é diversificada e inclui montanhas, planícies, planaltos e cerrados. O país tem também um dos maiores reservatórios de água subterrânea doce do planeta. O Aquífero Guarani, o maior do mundo, está parcialmente localizado sob a cidade de Ribeirão Preto. O clima brasileiro compreende uma ampla gama de condições climáticas ao longo de uma grande área com topografia variada, mas a maior parte do país é tropical. A exceção é o sul do país (incluindo partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul), com clima subtropical e estações razoavelmente definidas. Ribeirão Preto tem um clima agradável quente, com altas temperaturas (26°C em média) durante todo o ano, com exceção de alguns dias durante o inverno.

 

Os brasileiros são descendentes de povos nativos, colonizadores portugueses, africanos e dos diversos grupos de imigrantes que se estabeleceram no Brasil entre 1820 e 1970. A maior parte dos imigrantes eram italianos e portugueses, mas havia presença significativa de alemães, espanhóis, japoneses e sírio-libaneses. Racismo é considerado um crime imprescritível e inafiançável pela Constituição Brasileira.

 

Devido às suas dimensões continentais, o Brasil é um país com uma rica diversidade cultural que sintetiza as diversas etnias do povo brasileiro. Por causa disso não existe uma cultura brasileira homogênea, mas um mosaico de diferentes fontes culturais que juntos formam a cultura brasileira. Como os portugueses se instalaram aqui, a cultura tem uma grande influência da cultura portuguesa. É exatamente essa herança cultural portuguesa que compõe a unidade brasileira: existem diferentes etnias, porém, todos falam a mesma língua e quase 90% da população é cristã, sejam católicos ou protestantes. O português é a língua oficial falada por toda a população. O Brasil é o único país de língua portuguesa na América, dando a ele uma identidade cultural distinta em relação aos outros países do continente.

Contato

Claudia Sarkis Rezende
Telefone: (16) 3315-0112 Email: international.lawrp@usp.br