Aluno Regular

Graduação

 

A FDRP e a USP não aceitam alunos freemovers. As únicas formas de ingresso como aluno de graduação na FDRP/USP são através do vestibular FUVEST e do Programa PEC-G. O requisito mínimo para participar do Concurso FUVEST e estudar na USP é ter concluído ou que esteja prestes a concluir curso de Ensino Médio (High School) ou equivalente.

 

 

FUVEST

 

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) é uma instituição autônoma, responsável pela realização dos exames vestibulares de escolas de nível superior do Estado de São Paulo. O Vestibular FUVEST seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). Realizado em duas fases, é o maior vestibular do Brasil, com quase 140.000 inscritos, os quais disputam 10.652 vagas na USP, e 100 na FCMSC-SP, totalizando 10.752. Para a USP, estão disponíveis 229 opções de curso. Na FDRP há 100 vagas novas por ano.

 

Caso haja disponibilidade de vagas, o aluno de graduação de instituição estrangeira também poderá tentar uma transferência. A FUVEST também é responsável pela organização dos processos de transferência para toda a USP.

 

As inscrições para participar da FUVEST abrem normalmente no mês de agosto. O exame da FUVEST ocorre em duas fases, sendo a primeira em novembro e a segunda em janeiro. Para maiores informações sobre inscrições, prazos e datas de provas acesse o site da FUVEST.

 

 

PEC-G

 

PEC-G, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, administrado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores, constitui um instrumento de cooperação educacional que o Governo brasileiro oferece a países em desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina, com o objetivo de formar recursos humanos para promover o desenvolvimento desses países. O PEC-G possibilita aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no Brasil, em nível de graduação, com ingresso por matrícula inicial, gratuita e sem concurso vestibular, nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras participantes do Programa.

 

Para maiores informações, acesse o site do programa PEC-G

 

 

Pós-Graduação

 

A FDRP e a USP não aceitam alunos freemovers. As únicas formas de ingresso como aluno de pós-graduação na FDRP são através do Edital de seleção do programa e eventualmente através do Programa PEC-PG. O requisito mínimo para estudar na FDRP como aluno de pós-graduação é ter concluído curso de graduação, devendo ter Diploma ou certificado de conclusão de curso superior de graduação.

 

O Programa de Pós-Graduação em Direito tem como área de concentração “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito”. As linhas de pesquisa são “Desenvolvimento, Democracia e Instituições” e “Racionalidade Jurídica e Direitos Fundamentais na Construção do Estado Democrático de Direito”.

 

Para ingressar no Mestrado em Direito da FDRP, os alunos estrangeiros podem participar do processo seletivo regular que ocorre semestralmente. Mais informações sobre o Editais de Seleção podem ser obtidas no site do programa.

Contato

Claudia Sarkis Rezende
Telefone: (16) 3315-0112 Email: international.lawrp@usp.br