FDRP se Destaca no Relatório Alumni USP: Um Olhar Profundo Sobre os Egressos da Faculdade

Data de Publicação: 05/04/2024

O relatório recentemente divulgado pela plataforma Alumni USP coloca a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) em destaque, revelando dados significativos sobre seus egressos, desde a graduação até a pós-graduação, e marcando sua posição de prestígio entre as unidades da Universidade de São Paulo.

Desde o início de suas atividades em 2007, a FDRP tem sido um marco no ensino jurídico no Brasil. O relatório, com dados atualizados até 01 de dezembro de 2023, mostra que a FDRP não apenas forma excelentes profissionais mas também mantém uma relação contínua e produtiva com seus egressos, através da plataforma Alumni USP.

A plataforma conta com o cadastro de 1.096 diplomados, dos quais 831 (75,82%) tornaram-se usuários ativos. Isso reflete o alto nível de engajamento dos ex-alunos com a instituição e entre si, fortalecendo a rede de apoio profissional e acadêmico. O relatório destaca a importância da atualização constante dos dados pelos egressos, que permite um panorama sempre renovado e acurado de suas trajetórias.

Um dos pontos altos do relatório é a análise da empregabilidade dos egressos da FDRP, indicando que 71,15% dos ex-alunos estão empregados ou atuando como profissionais liberais. Este dado não apenas sublinha a excelência acadêmica e profissional da faculdade, mas também sua capacidade de preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Outro destaque é a predominância dos egressos atuando na mesma área de sua formação na USP, o que reforça a eficácia do currículo da FDRP em preparar os alunos para carreiras jurídicas de sucesso. Além disso, a presença global dos ex-alunos, espalhados por seis países diferentes, mostra o reconhecimento internacional da qualidade da educação oferecida.

Os dados sobre a faixa etária revelam que a maior parte dos usuários da plataforma está entre 26 e 30 anos, evidenciando um vínculo forte dos recém-formados com a instituição. Essa conexão inicial sugere um potencial para futuras colaborações, mentorias e contribuições à comunidade acadêmica.

A FDRP também se destacou no ranking das unidades da USP, ocupando posições de liderança em várias categorias, incluindo o primeiro lugar em termos de percentual de usuários ativos na plataforma Alumni, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Esses resultados são um testemunho do comprometimento contínuo da faculdade com seus alunos, mesmo após a conclusão de seus cursos.

Em um cenário educacional cada vez mais competitivo, a FDRP demonstra sua excelência não só na formação de juristas qualificados, mas também no fortalecimento de uma comunidade de egressos ativa e engajada. Os dados do relatório Alumni USP são um convite para que mais ex-alunos se juntem a esta plataforma vibrante, ampliando ainda mais as possibilidades de conexão e colaboração entre a faculdade e seus muitos diplomados de sucesso.

FDRP dez 2023 v4.pptx