A Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições de ensino superior e de pesquisa de maior prestígio no Brasil e figura entre as melhores universidades do mundo. Com vários campi distribuídos ao longo de oito cidades ( Bauru , Lorena , Piracicaba, Pirassununga , Ribeirão Preto, São Carlos, São Sebastião e São Paulo ), no âmbito do Estado de São Paulo , as Escolas da USP proporcionam aos alunos um ambiente fértil para estudos e pesquisa.

Alunos da Universidade de São PauloA USP foi fundada em 1934 após a fusão de várias escolas preexistentes. A recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e da Escola de Educação Física do Estado de São Paulo foram integrados em conjunto com as escolas de Direito, Medicina, Engenharia, Farmácia e Odontologia, bem como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Ele entrou em vigor durante o governo de Getúlio Vargas, após a Revolução Constitucionalista de 1932.

No primeiro momento, um grande número de professores estrangeiros foram convidados do exterior para dar palestras, trazendo com eles novos padrões de pesquisa da Europa. Eles ajudaram a transformar a USP em uma força motriz essencial para o progresso da nação e, durante seus primeiros vinte anos de existência, foram estabelecidas várias escolas novas .

Rua da Universidade de São PauloAtualmente, a comunidade USP tem cerca de 110.000 alunos matriculados em 240 cursos de graduação, entre todas as áreas do conhecimento, distribuídas em 42 unidades de ensino e pesquisa; 607 programas de pós-graduação (com cursos de mestrado e 308 299 cursos de doutorado ) e 1.119 cursos extracurriculares . USP tem 48 escolas e institutos, 4 museus, 4 hospitais e centros de saúde , bem como várias bibliotecas.

Mais Informações

Email: dirfdrp@usp.br