O curso de Direito

A cada ano, nossa escola recebe uma nova turma composta por 100 alunos de graduação, selecionados em um processo de admissão altamente competitivo, a um programa de duração de cinco anos, no final do qual o grau de Bacharel em Direito é concedido. Ao contrário de quase todos os outros Faculdades de Direito no Brasil, o curso de graduação exige dedicação em tempo integral do primeiro ao quarto semestre, tornando-se a tempo parcial a partir do quinto semestre em diante, permitindo dedicação a pesquisa extracurricular , atividades de extensão e estágios.

Nosso currículo abrange não só todos os campos clássicos do Direito Civil, tais como Direito Constitucional, Direito Processual, Direito Penal, Direito das Obrigações, Direito Imobiliário, Direito Societário, Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito de Família, Direito Administrativo, Direito Internacional, Conflito em Direito, mas também inclui cursos sobre áreas mais específicas, tais como a integração econômica regional, Relações de Consumo, Concorrência (Antitruste), Direito da Saúde, Esportes, Direitos Humanos, e outras disciplinas para dar aos alunos um ponto de vista crítico e/ou interdisciplinar sobre os problemas legais, como Jurisprudência, Filosofia, Sociologia, Teoria Política, Contabilidade, Economia e Matemática.

A escola é composta por 39 professores de carreira, todos doutorados, dos quais cerca de 70% são de tempo integral. Nossas salas de pequeno porte permitem uma maior proximidade entre professores e alunos, aumentando as oportunidades de intercâmbio intelectual na comunidade acadêmica.

A Biblioteca possui um acervo de livros e periódicos importantes e está sendo desenvolvido com o objetivo de acumular o melhor e mais representativo da produção tanto de juristas brasileiros e como estrangeiros. Os principais bancos de dados eletrônicos, como Lexis-Nexis , JSTOR e HeinOnline , são de livre acesso na rede de informática da escola e, por meio de empréstimo entre bibliotecas, professores e alunos têm acesso rápido e fácil para o catálogo de todas as bibliotecas da Universidade de São Paulo.

O processo de admissão para o nosso primeiro Programa de Pós-Graduação (Mestrado ) teve início em fevereiro de 2014, e o curso teve início em agosto de 2014. O Programa de Pós-Graduação oferece estudos na área seguinte: Desenvolvimento do Estado Democrático de Direito. Ele contém duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento, Democracia e instituições; Racionalidade Jurídica e Direitos Fundamentais na formação do Estado Democrático de Direito.

Mais Informações

Email: dirfdrp@usp.br