Programa de Arte e Cultura da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto anuncia novos cursos de línguas

Data de Publicação: 17/03/2023

O Programa de Arte e Cultura da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, considerando a Arte como um elemento importantíssimo na capacidade de contribuir com o papel da Universidade de formar cidadãos articulados e conscientes de seus papéis sociais, anuncia os novos cursos de língua a serem realizados neste ano de 2023. Os cursos serão oferecidos nas linguagens: portuguesa, latina e grega.

Os cursos são ministrados pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, e coordenados pelo Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, tratando-se de cursos de extensão universitária e abertos a todos os interessados (não é necessário fazer parte da Comunidade USP).

Curso de Língua Portuguesa – 19h às segundas-feiras

Ementa resumida: Língua portuguesa. História da língua portuguesa. História das gramáticas. Gramática normativa. Diacronia. Sincronia. Fonética. Fonologia. Ortografia. Pontuação. Prosódia. Morfologia. Formação de palavras. Classificação morfológica. Regência nominal. Prefixos. Sufixos. Ordenação frasal. Conjugação verbal. Tempo. Aspecto. Modo. Voz. Correlação verbal. Semântica. Sintaxe. Transitividade verbal. Regência verbal. Orações coordenadas. Orações subordinadas. Coesão textual. Coerência textual. Modalização. Estilística. Sistema métrico. Filologia. Revisão textual.

Objetivos : a) promover o ensino gratuito de gramática normativa da língua portuguesa à comunidade interna e externa da Universidade; b) fazer o aluno reconhecer o sistema da língua portuguesa; c) propiciar a capacidade de percepção das estruturas textuais em enunciados formais e semiformais; d) instigar o exercício de identificação e delimitação de conceitos ou terminologias próprias da gramática normativa.

Carga horária: 1 aula presencial de 60 minutos por semana. Exigem-se mais duas horas complementares de estudo em casa, totalizando um mínimo de três horas semanais de dedicação. Haverá aproximadamente 30 encontros no total.

Importante: somente faça a inscrição se realmente tiver a intenção de fazer todo o curso (os dois semestres) assiduamente. Caso não tenha certeza de que poderá frequentar todas as aulas ao longo do ano, não faça a inscrição. Quem não se inscrever ou não puder frequentar todo o curso poderá assistir às aulas que desejar como convidado, com a condição de haver espaço em sala de aula.

Inscreva-se: bit.ly/3T6kUO8

Curso básico de língua latina – 20h às segundas-feiras

Ementa resumida: Língua materna dos antigos romanos. Gramática latina. Sistema de declinação nominal. Sistema de conjugação verbal. Regras de pronúncia. Fonologia. Morfologia. Sintaxe. Estilística. Leitura de frases em latim. Em maior ou menor grau, o curso também tratará dos seguintes temas: arte na Roma Antiga; mito; poética clássica; literatura latina; retórica antiga; filosofia; latim jurídico; latim eclesiástico; História da Roma Antiga; política na urbe; cartografia itálica; cultura da Roma Antiga.

Objetivos: a) promover o ensino gratuito de língua latina à comunidade interna e externa da USP; b) propiciar a capacidade de leitura de enunciados latinos, sem perder a dimensão do latim enquanto língua materna; c) levar o aluno a familiarizar-se com o mundo antigo romano e as suas ideias mais eminentes; d) reconhecer referências míticas, literárias, históricas, filosóficas etc., presentes nos textos clássicos.

Importante: somente faça a inscrição se realmente tiver a intenção de fazer todo o curso (os dois semestres) assiduamente. Caso não tenha certeza de que poderá frequentar todas as aulas ao longo do ano, não faça a inscrição, para não pegar a vaga de quem, de fato, poderá fazer todo o curso. Quem não se inscrever ou não puder frequentar todo o curso, poderá assistir às aulas que desejar como convidado, com a condição de haver espaço em sala de aula.

Inscreva-se: bit.ly/3FeRlEa

Curso básico de língua grega – 21h às segundas-feiras

Ementa resumida: Língua grega clássica. Dialetos gregos. Κοινὴ. Gramática grega. Alfabeto grego. Acento. Espírito. Transliteração. Sistema de declinação nominal. Sistema de conjugação verbal. Pronúncia. Fonologia. Morfossintaxe. Posição atributiva. Leitura de textos em grego antigo. Em maior ou menor grau, o curso também tratará dos seguintes temas: arte grega; mito; poética; retórica antiga; filosofia; Velho e Novo Testamento; História da Grécia; πόλις; formas de governo; cartografia grega; arqueologia; cultura.

Objetivos: a) promover o ensino gratuito de língua grega antiga à comunidade interna e externa da Universidade; b) propiciar a capacidade de leitura de enunciados em língua grega, tanto no alfabeto original quanto na versão transliterada; c) levar o aluno a familiarizar-se com a Antiguidade e o seu pensamento estabelecido em língua grega, desde Homero; d) por extensão, reconhecer referências míticas, literárias, históricas, filosóficas etc., presentes nos textos clássicos.

Inscreva-se: bit.ly/3yveKxG

Início: 27 de março de 2023. Término: 18 de dezembro de 2023.

Haverá emissão de certificados somente para aqueles que frequentarem 75% das aulas durante todo o ano (certificação única no final do curso).

Recesso e feriados: consultar o calendário de aulas do curso de Direito.