Faculdade de Direito de Ribeirão Preto anuncia a abertura das Oficinas de Circo e Oratória.

Data de Publicação: 08/03/2023

A Universidade de São Paulo vem passando por importantes transformações. Com um ambiente cada vez mais diverso, é de suma importância que esta proporcione a inclusão e a integração entre seus alunos, para que se sintam pertencentes ao ambiente universitário, tendo respeitadas suas singularidades e vivências.

Para tal, a formação jurídica dos alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto não deve ser restrita à sala de aula, devendo também abranger a vivência universitária, incluindo o acesso à programação artística integral, com atividades que visem à promoção de saúde e bem-estar físico e mental.

Considerando a Arte como um elemento importantíssimo na capacidade de contribuir com o papel da Universidade de formar cidadãos articulados e conscientes de seus papéis sociais, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto tem a satisfação de apresentar as Oficinas de Circo e Oficinas de Oratória, neste ano de 2023.

As atividades integram o calendário do Programa de Cultura e Arte da FDRP, que compreende outras atividades nas áreas de linguagens, canto, cinema, teatro, literatura e artes plásticas, ao longo de todo o ano.

Para sua realização, é imprescindível o apoio recebido do Programa Santander de Incentivo às Artes e ao Esporte, da Pró-Reitoria de Graduação, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, da FADEP – e das muitas parcerias internas e externas – como o Departamento de Música da FFCLRP, a EEFERP, o CineClube Cauim, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Oficinas de Oratória

O projeto possui como proposta a realização de encontros semanais. Neles, os participantes serão preparados para conhecer, aprender e aprimorar suas habilidades de oratória, utilizando-se de técnicas oriundas das artes cênicas, a fim de permitir aos participantes vivenciar uma forma de comunicação cênica eficaz, de forma a facilitar o “falar diante do público”.

As oficinas ocorrerão às segundas-feiras, das 19h às 22h, em modalidade presencial. As inscrições se iniciam no dia 13/03/23 e as vagas serão ocupadas por ordem de chegada do formulário preenchido. As vagas se encontram esgotadas.

Cronograma – Turma I

Dia 27/03 – Aula 1

Dia 03/04 – Aula 2

Dia 10/04 – Aula 3

Dia 17/04 – Aula 4

Dia 24/04 – Aula 5/ Encerramento/ Exercício de finalização aberto ao público.

Inscreva-se: bit.ly/oratoriafdrp

Coordenação: Prof. Dr. Camilo Zufelato

Equipe de apoio da FDRP: Escritório de Comunicação Institucional (colaboradores Rodrigo Brunelli Pirani, Maria José de Carvalho Oliveira e Gabriel Zampolo).

Oficinas de Circo

As oficinas de Circo trazem como concepção um processo de integração, bem-estar social, criação e manutenção da capacidade de pertencimento ao ambiente universitário. Igualmente baseado em encontros semanais, o projeto contará com 4 oficinas, nas modalidades: equilibrismo, portagem, parada de mão e malabarismo.

Os encontros ocorrerão às quartas-feiras, das 10h às 12h, em modalidade presencial. As inscrições se iniciam no dia 13/03/23 e as vagas serão ocupadas por ordem de chegada do formulário preenchido. O prazo final para inscrição será às 8h do dia 29/03.

Cronograma – Turma I

Dia 29/03: Equilibrismo: prof. Lucas e Mateus

Dia 05/04: Portagem: prof. João e Raissa

Dia 12/04: Malabares: prof. Lucas e Mateus

Dia 19/04: Parada de mão: prof. João e Raissa

Inscreva-se: bit.ly/circofdrp

Coordenação: Prof. Dr. Marcio Henrique Pereira Ponzilacqua

Ressaltamos que as inscrições encontram-se abertas prioritariamente a alunos regularmente matriculados na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – FDRP/USP, podendo outros alunos da Comunidade USP ocuparem as vagas remanescentes.

*Informamos que para a realização das inscrições, os interessados devem estar logados com o e-mail USP*