Universidade Aberta à Terceira Idade

O PROGRAMA

Página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, clique aqui.

O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao público idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

Por meio desse Programa são oferecidas Disciplinas e Cursos de extensão livres, semestrais e gratuitos. Destacamos que não se trata de um Curso de Graduação, mas de Extensão.

O público idoso possui liberdade para escolher as disciplinas de seu interesse, dentre as vagas oferecidas pelas Unidades da Universidade de São Paulo, em disciplinas regulares, atividades culturais e esportivas.

Ao término, os(as) participantes com frequência regular receberão atestado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando a coordenação do curso/atividade assim o determinar e desde que a aluna/o aluno cumpra as exigências da disciplina. As alunas e os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade que são vinculados a este programa, não recebem número USP.

Turma do 2º Semestre de 2018:

Turma do 2º semestre do Curso de Noções Gerais de Direito para a Terceira Idade

CURSOS OFERECIDOS PARA A TERCEIRA IDADE

1) Cursos oferecidos no 1° semestre de 2022:

a) Direitos Autorais, Bibliotecas Digitais e o Google.
O Professor Doutor Rogério Alessandre de Oliveira Castro irá ministrar aula magna , na modalidade presencial, no anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (sala D-207, 1° andar), no dia 06 de abril de 2022, para os alunos da terceira idade, das 13:30 às 15:30 horas, sendo ofertado 25 vagas, cujo escopo está em apresentar uma reflexão sobre o direito autoral e o futuro das bibliotecas.

b) Curso de Noções Gerais de Direito.
É um curso criado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FDRP,  coordenado pela Professora Doutora Eliana Franco Neme, oferecido desde o primeiro semestre de 2012, composto e frequentado exclusivamente por alunos da terceira idade. O curso aborda temas diversificados, relacionados à área do Direito, com início em 23 de março de 2022, na modalidade on-line, das 14h  às 15h, quinzenalmente (às quartas-feiras), com término previsto em 16 de novembro de 2022.

Orientações para matrícula:

1)A escolha dos cursos é livre;

2)Verifique com antecedência em quais cursos possui interesse em se matricular.

• Período de matrícula para o 1º semestre de 2022: de 14/03/2022 a 18/03/2022.
  • Matrícula: Preferencialmente On-line, pelo e-mail: ccexfdrp@usp.br – realizar o preenchimento da Ficha de Matrícula, e enviar por e-mail juntamente com a cópia do RG; ou, na impossibilidade de realizar a solicitação de matrícula on-line, o interessado deverá comparecer na Seção de Apoio Acadêmico (Sala D – 310, 2º andar), da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, munido de cópia do RG e Ficha de Matrícula devidamente preenchida.
  • Documentos necessários: ficha de matrícula preenchida e cópia do documento de identidade/RG.
  • O preenchimento das vagas dos Cursos ocorrerá de acordo com a ordem de matrícula.

Contato FDRP

ccexfdrp@usp.br