Universidade Aberta à Terceira Idade

O PROGRAMA

Página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, clique aqui.

O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao público idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

Por meio desse Programa são oferecidas Disciplinas e Cursos de extensão livres, semestrais e gratuitos. Destacamos que não se trata de um Curso de Graduação, mas de Extensão.

O público idoso possui liberdade para escolher as disciplinas de seu interesse, dentre as vagas oferecidas pelas Unidades da Universidade de São Paulo, em disciplinas regulares, atividades culturais e esportivas.

Ao término, os(as) participantes com frequência regular receberão atestado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando a coordenação do curso/atividade assim o determinar e desde que a aluna/o aluno cumpra as exigências da disciplina. As alunas e os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade que são vinculados a este programa, não recebem número USP.

Turma do 2º semestre do Curso de Noções Gerais de Direito para a Terceira Idade

CURSOS OFERECIDOS PARA A TERCEIRA IDADE

* PRORROGADO O PERÍODO DE MATRÍCULAS – ATÉ O DIA 10/08/2022. *

1) Curso(s)/Disciplina(s) oferecido(s) no 2° semestre de 2022:

a) CURSO DE DIREITO E DEMOCRACIA.

É um curso coordenado pela Professora Doutora Eliana Franco Neme, composto e frequentado exclusivamente por alunos da terceira idade. O curso apresentará aulas expositivas sobre os fundamentos da República Democrática do Brasil. As aulas serão ministradas de forma híbrida (presencial e on-line), nos dias: 16 e 30 de agosto, 13 e 27 de setembro, 04 e 18 de outubro, 08 e 22 de novembro e 06 de dezembro, das 14h às 15h, na sala C-21. Serão oferecidas 20 (vinte) vagas.

b) Disciplina – Direito Civil II – Família (DPP2201).

A disciplina será ministrada pela Profa. Dra. Iara Pereira Ribeiro, cujo escopo repousa em apresentar os institutos do Direito de Família. O aluno da terceira idade terá aulas com os alunos da graduação. As aulas serão ministradas às quartas-feiras, de forma presencial, com início em 17/08/2022 e término em 01/12/2022, nas Sala B-11 (das 16h15 às 18h) e B-12 (das 14h às 16h). Serão 02 (duas) turmas com 03 (três) vagas cada.

Orientações para matrícula:

1)A escolha dos curso(s)/disciplina(s) é livre;

2)Verifique com antecedência em quais curso/disciplina possui interesse em se matricular.

• Período de matrícula para o 2º semestre de 2022: de 01/08/2022 a 10/08/2022.
  • Matrícula: Preferencialmente On-line, através do preenchimento do formulário de inscrição disponível através do link: https://forms.gle/B9XbTVRM2jJSMB6J9  ; ou, na impossibilidade de realizar a solicitação de matrícula on-line, o interessado deverá comparecer na Seção de Apoio Acadêmico (Sala D – 310, 2º andar), da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h ou das 14h às 17h, munido dos documentos listados abaixo.

• Documentos necessários:
  • a) CURSO DE DIREITO E DEMOCRACIA:  Cópia do RG;
  • b) Direito Civil II – Família (DPP2201): Cópia do RG e do Diploma/Comprovante de Conclusão do Ensino Médio;
  • O preenchimento das vagas dos Curso(s)/Disciplina(s) ocorrerá de acordo com a ordem de matrícula.

Observações:

Público Alvo: pessoas com 60 anos ou mais.

OBS: Caso não sejam preenchidas as vagas com o público-alvo, as mesmas serão ofertadas para os demais interessados.

Contato FDRP

ccexfdrp@usp.br