USP e as Profissões

Vivência na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP) possui um curso inovador, que alia o conhecimento e o pensamento reflexivo com a prática a partir de vivências e a busca pela excelência.

Portanto, ao ingressar em nossa comunidade acadêmica, a formação do futuro profissional do Direito será múltipla. Inicialmente, busca-se a formação de um profissional atuante, com pensamento crítico, inovador, capaz de lidar com os desafios das mudanças sociais, econômicas, culturais, ambientais e tecnológicas, intrinsecamente ligadas ao Direito atual e futuro.

Além disso, há a preocupação com a formação cidadã, como agente de mudança consciente do atual momento histórico, capaz de contribuir para a consolidação de uma sociedade pacífica, democrática, livre de preconceitos, equilibrada nos valores da justiça e da igualdade. Para isso, busca-se o protagonismo discente, ou seja, sua autonomia.

A cada ano, nossa escola recebe uma nova turma composta por 100 estudantes de graduação, selecionados em um dos processos de admissão (Fuvest, ENEM-USP, Provão Paulista) para cumprir o programa de duração de cinco anos, com dedicação integral entre o primeiro e quarto semestre. A partir do quinto semestre, a dedicação parcial ao curso possibilita pesquisa extracurricular, atividades de extensão e estágios.

Nosso curso oferece, além das disciplinas clássicas do Direito, disciplinas especificamente voltadas para problemas jurídicos atuais e complexos, consolidando uma formação técnica-jurídica de excelência, ética e interdisciplinar. O estudo do Direito transcende a sala de aula. Durante sua jornada na graduação, haverá oportunidade de participar de entidades estudantis, dos programas que enfatizam a integração entre a sociedade e a comunidade acadêmica (a exemplo das atividades e disciplinas extensionistas) e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que proporciona a necessária ilação entre teoria e prática em uma experiência continuada.

Incentivamos nossas alunas e nossos alunos em propostas que privilegiam a pesquisa acadêmica, empírica e interdisciplinar. Esses são alguns diferenciais da FDRP-USP reconhecidos em âmbito nacional e internacional, para além de eventos acadêmicos e culturais, nos quais incentivamos sua participação como formação extracurricular.

Gostaria de saber mais? Veja o material no link abaixo:

Livreto – FDRP

Vídeo Institucional