USP e as Profissões

O Programa

USP e a as Profissões é um programa da PRCEU-USP que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

Compreende três eixos de ações:

1)Profissões (visão geral dos cursos de graduação oferecidos)

COMO ESTUDAR NA USP

• Fuvest – Fundação Universitária para o Vestibular
  • SiSU – Sistema de Seleção Unificada

MANUAL DA FDRP COM INFORMAÇÕES PARA OS VESTIBULANDOS

2) Feira de Profissões (realizada 2 vezes ao ano, uma em um dos campi do interior e outra no campus da capital)

17ª FEIRA USP E AS PROFISSÕES – EDIÇÃO INTERIOR

Data: 30 e 31 de maio de 2019 (data atualizada).

Local: Campus USP de Ribeirão Preto

Dúvidas e informações: (11) 3091-3511 ou pelo e-mail: uspprofi@usp.br

13ª FEIRA USP E AS PROFISSÕES – EDIÇÃO CAPITAL

Data: 22 a 24 de Agosto de 2019.

Local: Parque Cientec

Dúvidas e informações: (11) 3091-3511 ou pelo e-mail: uspprofi@usp.br

Acesse o site http://prceu.usp.br/uspprofissoes/

As Feiras de Profissões da USP são grandes eventos, que acontecem duas vezes por ano, organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas, sobretudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. Os grupos de estudantes visitantes recebem de equipes de professores da Universidade, de monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e de funcionários esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

Durante a Feira são realizadas diversas atividades, entre oficinas, experimentos, shows, palestras, apresentação de teatro, espaço exclusivo para educadores, e orientação vocacional.

Às alunas e aos alunos da FDRP que colaborarem na função de monitoria voluntária da Feira de Profissões da USP será emitida uma Declaração de participação e a CCEx-FDRP concederá 1 (um) crédito por Atividades de Cultura e Extensão Universitária.

PANDEMIA POR COVID19

FEIRA USP E AS PROFISSÕES – EDIÇÃO DIGITAL 2020

Data: 03 e 04 de setembro de 2020.

Realizada virtualmente pela plataforma – Acesso ao conteúdo gravado no YouTube da FDRP – dia 03 e dia 04

FEIRA USP E AS PROFISSÕES – EDIÇÃO DIGITAL 2021

Data: 02 e 03 de setembro de 2021.

Realizada virtualmente pela plataforma – Acesso ao conteúdo gravado no YouTube da FDRP – dia 02 e dia 03

3) Visitas Monitoradas

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto oferece uma vez ao ano a Visita Monitorada para os estudantes do ensino médio da rede pública e particular de ensino, e de cursos preparatórios para vestibular.

Durante a visita aos alunos é apresentada uma palestra, na qual são tratados diversos assuntos e temas relacionados à vida universitária e à importância do ensino de graduação de qualidade. Aborda-se também sobre a Universidade de São Paulo, a FDRP, o curso de graduação da FDRP, as atividades oferecidas pela Unidade e as carreiras jurídicas. A palestra prossegue com a abertura para que os alunos, e alguns pais e professores de Ensino Médio presentes, façam suas perguntas e tenham respondidas suas dúvidas e curiosidades. Por fim, é realizado um tour com a apresentação de toda a infraestrutura da Unidade, seus prédios, anfiteatro, auditório e biblioteca.

As inscrições são gratuitas e efetuadas online, no site da PRCEU. As vagas são limitadas.

Neste ano, a Visita Monitorada ocorreu em 07/05/2019 e foram recebidos alunos de escolas de Ribeirão Preto, Santa Rosa do Viterbo, Guariba e Jaboticabal. As fotos da Visita seguem abaixo:

Alunos, pais e professores, participando da Visita Monitorada à FDRP - Maio/2019.

Visita Monitorada FDRP/USP – Maio/2019 – Associação Atlética Acadêmica Casa Sete

Visita Monitorada FDRP/USP -Maio/2019 – Biblioteca da FDRP

Visita Monitorada FDRP/USP – Maio/2019 – Biblioteca da FDRP

Visita Monitorada FDRP/USP – Maio/2019 – Sala de aula da FDRP

Visita Monitorada FDRP/USP – Maio/2019 – CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Virada Científica

Data: a definir

A Virada Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e foi criada com o objetivo de tornar o universo da ciência e da tecnologia mais próximo da sociedade paulista. Sua primeira edição ocorreu em 2014.

Comissão de Cultura e Extensão

ccexfdrp@usp.br