Universidade Aberta à Terceira Idade

O PROGRAMA

Página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, clique aqui.

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade possibilita ao público idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

Por meio desse Programa são oferecidas Disciplinas e Cursos de extensão livres, semestrais e gratuitos. Destacamos que não se trata de um Curso de Graduação, mas de Extensão.

O público idoso possui liberdade para escolher as disciplinas de seu interesse, dentre as vagas oferecidas pelas Unidades da Universidade de São Paulo, em disciplinas regulares, atividades culturais e esportivas.

Ao término, os(as) participantes com frequência regular receberão atestado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando a coordenação do curso/atividade assim o determinar e desde que cumpra as exigências da disciplina. Os(as) participantes do programa Universidade Aberta à Terceira Idade não recebem número USP.

*** PERÍODO DE MATRÍCULA***

De 29/01/2024 a 20/02/2024.

(P R E S E N C I A L   E   ON-LINE)

1) CURSO DE NOÇÕES GERAIS DE DIREITO.

É um curso criado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FDRP, oferecido semestralmente desde o primeiro semestre de 2012, composto e frequentado exclusivamente por alunos(as) da terceira idade. Os(As) ministrantes do curso são docentes e alunos(as) do Mestrado da Faculdade e abordam temas diversificados, relacionados à área do Direito.

*ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO:

• Modalidade das Aulas: HÍBRIDO (PRESENCIAL E ON-LINE);
  • Presencial – Local: SALA C-22, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/USP;
  • On-line: por meio do link de acesso que será disponibilizado futuramente aos(as) alunos(as) matriculados nesta modalidade;
  • Horário: Das 14h às 15h;
  • Dia da Semana: QUARTA-FEIRA (Quinzenal);
  • Agenda das Aulas: Será apresentada oportunamente.
  • Total de Vagas Oferecidas: 40 vagas para o presencial e ilimitado para o on-line.
  • Certificado de Conclusão do Curso: Somente será emitido e entregue certificado de conclusão ao(à) aluno(a) que comparecer, em no mínimo, 70% (setenta por cento) das aulas.

2) DISCIPLINAS.

A) PROPRIEDADE INTELECTUAL.

Direito industrial e interesse público. Patentes. Desenho Industrial. Marcas. Indicação Geográfica. Concorrência Desleal. Semelhanças e dessemelhanças com o Direito Autoral. Software. Cultivar. Topografia de circuitos integrados.

• Turma A: Sala C-21; Início: 01/03/2024; Horário: Das 8h15 às 10h;
  • Turma B: Sala C-22; Início: 01/03/2024; Horário: Das 10h15 às 12h;
  • Dia da Semana: QUINTA-FEIRA (Semanal);
  • Total de Vagas Oferecidas: 2 vagas por turma;
  • Prof. Responsável pela Disciplina: Rogério Alessandre de Oliveira Castro;

B) FILOSOFIA GERAL: ÉTICA.

O ponto central é compreender o humano como processo de permanente reconstrução-reinvenção, a um tempo pessoal e comunitária. Tenta-se compreender isso usando como fios condutores as obras Ética a Nicômaco e Política, de Aristóteles. O exame destes textos fundadores do pensamento ético-jurídico-político ocidental será antecedido por uma breve reconstrução do pensamento pré-socrático, sofístico e socrático-platônico, essencial para a problematização do nascimento da nossa civilização como a civilização fundada na ciência (filosofia). O curso discutirá a ligação constitutiva entre pensamento científico e pensamento ético, tentando compreender a nova posição ocupada pelo humano no universo, que caracteriza esta nova atitude espiritual e a nova civilização que por ela se distingue. Discutirá o direito em suas relações com a moral e a política, no esforço por compreender os desafios e exigências impostas pelo presente, em temas como a biotecnologia, a democracia, os direitos humanos e a globalização.

• Turma A: Sala B-11; Início: 01/03/2024; Horário: Das 14h15 às 16h;
  • Turma B: Sala B-12; Início: 01/03/2024; Horário: Das 16h15 às 18h;
  • Dia da Semana: QUINTA-FEIRA (Semanal);
  • Total de Vagas Oferecidas: 3 vagas por turma;
  • Prof. Responsável pela Disciplina: Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho;

C) CRISE DEMOTRÁTICA E RESPOSTAS DO SISTEMA – A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

A disciplina busca trabalhar com o(a) aluno(a) essa importante questão que nos têm aparecido na realidade do dia a dia.

• Local: Sala B-14; Horário: Das 14h às 18h;
  • Agenda das Aulas: 19/04/2024 e 26/04/2024;
  • Dia da Semana: SEXTA-FEIRA (Semanal);
  • Total de Vagas Oferecidas: 5 vagas;
  • Prof. Responsável pela Disciplina: Rubens Beçak;

3) ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA:

• Período de matrícula para o 1º semestre de 2024: de 29/01/2024 a 20/02/2024.
  • Matrícula:
  • a) PRESENCIAL: O(a) interessado(a) deverá comparecer na Seção de Apoio Acadêmico (Sala D – 310, 2º andar), da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/USP, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h ou das 14h às 17h, munido(a) com cópia e original do RG.
  • b) ON-LINE: O(a) interessado(a) deverá acessar o link e preencher os dados solicitados, bem como anexar cópia digital do RG: https://forms.gle/qNBCdMSgG36idSQn8
  • O preenchimento das vagas do Curso ocorrerá de acordo com a ordem de matrícula.

4) OBSERVAÇÕES:

• Público Alvo: pessoas com 60 anos ou mais.
  • Caso não sejam preenchidas as vagas com o público-alvo, as mesmas serão ofertadas para os(as) demais interessados(as).

Contato FDRP

ccexfdrp@usp.br