306ª edição  - 17 de março de 2023
Encontro de Direito e Arte
O primeiro Encontro de Direito e Arte ocorrerá no dia 21/03, às 19h em modalidade online (via Google Meet e YouTube). O evento apresentará a obra As Flores do Mal, do poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867), que se trata de uma das mais importantes coletâneas poéticas da literatura ocidental, a obra foi objeto de censura logo após sua publicação, em 1857. O evento conta com a participação da Profa. Dra. Flávia Falleiros (UNESP), sendo uma iniciativa do Grupo de Estudos Metamorfose, de coordenação da Profa. Dra. Iara Ribeiro (FDRP/USP).
Saiba mais:
e.usp.br/nhu

Aula aberta sobre Revisão de Literatura e Banco de Dados
A aula aberta sobre Revisão de Literatura e Banco de Dados é de iniciativa do Laboratório Food Law, coordenado pela Profa. Dra. Flávia Trentini. O evento contará com a presença da Profa. Dra. Ednéia Santos Rocha, da FFCLRP/USP. A aula será realizada no dia 22 de março, às 10h30, de forma presencial, no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (1º andar).
Saiba mais: e.usp.br/nhv

Seminário de Equidade Racial no Corpo Docente da USP: Diagnóstico e Propostas
O evento se propõe a apresentar um diagnóstico sobre o tema do seminário - referente à USP Ribeirão Preto, bem como sobre a fundamentação legislativa e a aplicabilidade da Lei de Cotas, e sua eficácia no Ensino Superior. Será realizado no dia 24 de março de 2023, às 8h30, no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.
Jornal da USP: Cartão corporativo deve ser usado apenas em situações emergenciais e de caráter excepcional
Leia: e.usp.br/nf8

Migalhas: A notável contribuição feminina à proteção de dados
Leia: bit.ly/42iPND1

Migalhas: Sorteio da obra "Contrato de Seguro-Saúde"
Leia: bit.ly/3ZW8f2U

Jornal da USP: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP oferece oficina de oratória
Leia: e.usp.br/nhw

Jornal da USP: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP realiza oficina de circo
Leia: e.usp.br/nhp
Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Todas as quartas-feiras
Local: Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee

Oficina de Inglês
Aprenda inglês de uma forma lúdica e descomplicada, começando do zero!
Data: às terças-feiras de 21/03 a 27/06 
Horário: das 18h às 19h
Ministrante: Luiz Henrique Costa e Silva (Cadu)
Local: Virtual - Via Google Meet

Inscreva-se: bit.ly/3YTBbHi

Oficina de Arte Terapia
Data: 29/03, quarta-feira
Horário: das 18h às 20h
Ministrante: Alicia Raquel Delgado
Local: Sala de Bem-Estar da FDRP

Inscreva-se: bit.ly/3ZK4kpP

Oficina de Meditação
Data: 30/03, quinta-feira
Horário: das 18h às 19h
Ministrante: Amanda Polin
Local: Jardim em frente ao serviço de graduação da FDRP.

Inscreva-se: bit.ly/3yMjtuZ

Oficinas de Oratória
O Curso de Oratória - A Arte da Comunicação tem como objetivo preparar o participante a estar diante do público utilizando-se de técnicas oriundas das artes cênicas, as quais oferecem ferramentas suficientes para uma excelente performance na vida pessoal e profissional. As oficinas ocorrerão em modalidade presencial. O prazo final para inscrição será às 23h59 do dia 22/03 (para a realização das inscrições, os interessados devem estar logados com o e-mail USP), e as vagas serão ocupadas por ordem de chegada do formulário preenchido. 
Período: de 27/03 a 24/04/2023, às segundas-feiras
Horário: das 19h às 22h
Local: Auditório da FDRP

Saiba mais: e.usp.br/nhq

Oficinas de Circo
As oficinas de Circo trazem como concepção um processo de integração, bem-estar social, criação e manutenção da capacidade de pertencimento ao ambiente universitário. Igualmente baseado em encontros semanais, o projeto contará com 4 oficinas, nas modalidades: equilibrismo, portagem, parada de mão e malabarismo.
Os encontros ocorrerão em modalidade presencial. O prazo final para inscrição será às 23h59 do dia 22/03 (para a realização das inscrições, os interessados devem estar logados com o e-mail USP), e as vagas serão ocupadas por ordem de chegada do formulário preenchido.
Período: de 29/03 a 19/04/2023, às quartas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Local: Auditório da FDRP

Saiba mais: e.usp.br/nhq

Curso de Língua Portuguesa
O Curso pretende: promover o ensino gratuito de gramática normativa da língua portuguesa à comunidade interna e externa da Universidade; fazer o aluno reconhecer o sistema da língua portuguesa; propiciar a capacidade de percepção das estruturas textuais em enunciados formais e semiformais; e instigar o exercício de identificação e delimitação de conceitos ou terminologias próprias da gramática normativa.
O curso é gratuito, presencial e não possui pré-requisitos, sendo aberto a todos os interessados. 
Período: de 27/03 a 18/12/2023 - às segundas-feiras, das 19h00 às 20h00
Local: Sala B21 da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenação do Prof. Dr. Nuno M.M. dos Santos Coelho

Saiba mais: e.usp.br/nhr
Inscreva-se: bit.ly/3T6kUO8

Curso de Latim
O Curso pretende: promover o ensino gratuito de língua latina à comunidade interna e externa da USP; propiciar a capacidade de leitura de enunciados latinos, sem perder a dimensão do latim enquanto língua materna; levar o aluno a familiarizar-se com o mundo antigo romano e as suas ideias mais eminentes; d) reconhecer referências míticas, literárias, históricas, filosóficas, etc., presentes nos textos clássicos.
O curso é gratuito, presencial e não possui pré-requisitos, sendo aberto a todos os interessados. 
Período: de 27/03 a 18/12/2023 - às segundas-feiras, das 20h00 às 21h00
Local: Sala B21 da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenação do Prof. Dr. Nuno M.M. dos Santos Coelho

Saiba mais: e.usp.br/nhr
Inscreva-se: bit.ly/3FeRlEa

Curso de Grego antigo
O Curso pretende: promover o ensino gratuito de língua grega antiga à comunidade interna e externa da Universidade; propiciar a capacidade de leitura de enunciados em língua grega, tanto no alfabeto original quanto na versão transliterada; levar o aluno a familiarizar-se com a Antiguidade e o seu pensamento estabelecido em língua grega, desde Homero; por extensão, reconhecer referências míticas, literárias, históricas, filosóficas, etc., presentes nos textos clássicos.
O curso é gratuito, presencial e não possui pré-requisitos, sendo aberto a todos os interessados. 
Período: de 27/03 a 18/12/2023 - às segundas-feiras, das 21h00 às 22h00
Local: Sala B21 da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenação do Prof. Dr. Nuno M.M. dos Santos Coelho

Saiba mais: e.usp.br/nhr
Inscreva-se:
bit.ly/3yveKxG

Curso de Atualização - Direito para a Saúde
Estão abertas as inscrições para o curso de atualização "Direito para a Saúde". O curso visa apresentar conceitos e a legislação de interesse dos profissionais de saúde, de modo proporcionar a tais profissionais todo o instrumental para que desenvolvam suas atividades em consonância com as normas vigentes, evitando quaisquer tipos de responsabilidade civil ou criminal.
Coordenador: Prof. Dr. Daniel Pacheco Pontes

Saiba mais: e.usp.br/hi3

Curso de Especialização - Direito Internacional (ênfase em Comércio Internacional)
O curso tem como objetivo a capacitação e formação de profissionais da área de Direito Internacional, com ênfase no comércio internacional. A partir de uma formação sólida, se espera que os alunos sejam capazes de compreender e operar nos principais ramos da área. Além disso, devem ser capazes de questionar criticamente os principais conceitos e possuir uma visão panorâmica e atualizada dos tópicos fundamentais discutidos na fronteira do conhecimento.
Coordenadores: Prof. Dr. Umberto Celli Junior e Prof. Dr. Caio Gracco Pinheiro Dias

Saiba mais: e.usp.br/na2

Curso de Atualização - Práticas e reflexões sobre democratização do acesso à justiça a partir de abordagens feministas e antirracistas
O curso tem como objetivo oferecer ferramentas teóricas, conceituais e metodológicas para a análise e a aplicação do direito em perspectivas de gênero e interseccional, de modo a favorecer a melhoria da qualidade do acesso à justiça de mulheres e meninas, bem como a transversalização da perspectiva interseccional de gênero nos processos de tomada de decisão por parte de agentes do sistema de justiça.
Coordenadores: Profa. Fabiana Cristina Severi e Prof. Caio Gracco Pinheiro Dias

Saiba mais: e.usp.br/nht

Curso de Atualização - Nova Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública – Teoria e Prática
O curso tem como objetivo oferecer atualização teórica e prática acerca dos princípios e regras do novo sistema normativo brasileiro acerca de licitações e contratos com a Administração Pública.
Coordenadores: Prof. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho e Prof. Raul Miguel Freitas de Oliveira

Saiba mais: e.usp.br/nhs

Curso de Difusão - Tributação das Pequenas Empresas (EAD)
O curso possui como público-alvo: estudantes, pequenos empresários e profissionais atuantes no campo tributário e empresarial, que buscam aperfeiçoamento e progresso profissional em face dos novos desafios do mercado de trabalho.
Coordenador: Prof. Dr.  Guilherme Adolfo dos Santos Mendes

Saiba mais: e.usp.br/n5s
EnAJUS 2023
O EnAJUS 2023 tem como tema central Acesso à Justiça – Desafios Sociais, Econômicos e Institucionais. Acesso à justiça é tema complexo e polissêmico, que vai além do acesso aos órgãos de justiça e constitui grande desafio de sociedades em geral, especialmente nos países em desenvolvimento. O tema faz parte do Objetivo 16 de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16) da Agenda 2030 da ONU e pressupõe que os países-membros implementem ações para manter a Paz, Justiça e Instituições Fortes e proporcionem acesso à justiça a todos. O EnAJUS 2023 aceitará submissões dos seguintes tipos de trabalhos, que devem ter aderência a um ou mais temas de interesse do evento: trabalho empírico, ensaio teórico e relato teórico, sendo o período de submissão de 01/04/23 a 04/06/23. O EnAJUS 2023 acontecerá no Centro Universitário IESB, na cidade de Brasília, de 23 a 26/10/2023.
Saiba mais:
bit.ly/40vWeBR

Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará está aberta para submissão de artigos
A Suffragium é uma revista semestral, destinada à divulgação de artigos científicos originais e inéditos, de autoria ou coautoria de pesquisadores(as) doutores(as). A Revista objetiva estabelecer um contato efetivo entre as duas ambiências, trazendo à luz a contribuição de cientistas políticos(as) e juristas quanto ao enfrentamento de questões da atualidade brasileira. A  Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, especializada em Direito Eleitoral e Ciência Política, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a avaliação QUALIS B4 nas áreas Direito e Ciência Política. A revista possui caráter de recebimento de artigos em fluxo contínuo, sendo publicada semestralmente. 

Para mais informações, acesse: bit.ly/3YXjgjx
Edital 1689 / 2023- Linköping University Summer Academy (Suécia) – Graduação
Entre 17 e 23 de março de 2023, estarão abertas as inscrições na USP para vaga na Linköping University Summer Academy (Suécia), que será realizada de 03 a 28 de julho de 2023. A nomeação pela USP garantirá a isenção de taxas acadêmicas aos alunos aceitos pela Linköping University. Não há oferta de bolsa vinculada a esta seleção.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nf4

Edital 1693/2023 – Mobilidade Internacional – Université de Genève (Suíça)
Entre 23 e 28 de março de 2023 até as 12h00, ficarão abertas as inscrições ao Edital 1693 / 2023, para oferecimento de 4 (quatro) vagas para realização de intercâmbio acadêmico na Université de Genève (Suíça), que acontecerá no 2º semestre de 2023. Os alunos interessados devem efetuar as inscrições online pelo Sistema Mundus da USP. Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais > Alunos de Graduação (não é necessário login), sob o código 1693 e responsabilidade da AUCANI, até consumada a providência que lhe disser respeito.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nhe
Processo Seletivo de Mestrado 2023 da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
A Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP) e a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (CCP) tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem as normas para o processo seletivo de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado/2023. As inscrições deverão ser feitas até o dia 20 de março de 2023, mediante preenchimento do formulário de inscrição online disponível na página eletrônica da FDRP/USP.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/jr8
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Concurso para Escrevente Técnico Judiciário para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo está com vagas abertas
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizou a abertura de novas vagas de concurso ao cargo de Escrevente Técnico Judiciário para a Comarca da Capital 1ª Região Administrativa Judiciária, sendo elas 400 vagas (Geral: 300 vagas; pessoas com deficiência: 20 vagas; candidatos PPI: 80 vagas), dispõem-se dentre outros requisitos a necessidade de possuir Ensino Médio completo e 18 anos completos na data da posse.  

Leia o edital: bit.ly/3SbZezQ

International Legal Conference - “International Legal Problems of Protection of Huma Rights”
O tema da conferência é: “Problemas jurídicos internacionais de proteção dos direitos humanos”. É dedicado ao Dia Internacional do Direito à Verdade sobre as Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas (Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas). Estão convidados alunos e professores da Faculdade de Direito para participarem do congresso como palestrantes. Os participantes devem preencher e enviar o formulário do Google até 19 de março de 2023.
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3kYyKp5

XVII JORNAP
A Comissão Organizadora da XVII Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP) ocorrerá nos dias 20, 21 e  22 de junho de 2023 de maneira virtual. O evento tem como objetivo fomentar um ambiente acadêmico propício a debates e reflexões fundados na união de teoria e práxis dos saberes do Campo de Gestão Pública, onde as discussões pautam-se em temas emergentes e de ampla pertinência na agenda de pesquisa e se preza por um espaço de trocas de conhecimentos críticos.
Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 02/04/2023.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3mGc1yN

VI Encontro Virtual do CONPEDI
O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) realizará, dos dias 20 a 24 de junho, o VI Encontro Virtual, dando centralidade para o tema “Direito e Políticas Públicas na era digital”. O evento tem como objetivo realizar uma aprofundada discussão sobre como as novas tecnologias afetam a sociedade contemporânea, a fim de acompanhar as mudanças em curso e desenvolver uma compreensão adequada para lidar com os novos desafios apresentados pela era digital, como a regulação do uso de dados pessoais, a proteção dos direitos fundamentais no ambiente digital e a responsabilidade civil e criminal dos agentes públicos e privados envolvidos em políticas públicas digitais.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3L6JnB3

Fórum dos Coordenadores de PPGDs
A Coordenação de Área de Direito e o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI, convidam todos os Programas de Pós-Graduação da área do Direito para participar do Fórum dos Coordenadores de PPGDs. O Fórum é o tradicional espaço de interlocução entre PPGDs de todo o país e sua próxima edição será realizada no próximo dia 23 de março, das 08:30 às 16:00, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Entre os objetivos do encontro estão a discussão sobre as orientações visando a avaliação quadrienal 2021/2024 e o planejamento das atividades da Coordenação de Área para o ano de 2023.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3ZRzYBw

Chamada de Trabalhos para o nº 9 da Rhêtoriké
A Rhêtoriké abre, entre 7 de Março e 31 de Maio de 2023, o período de recepção de submissões para o # 9 da revista, a ser publicado em Outubro de 2023. Serão recebidos trabalhos de todas as áreas da retórica, incluindo: Retórica da Publicidade, Retórica e Discurso, Metodologia de análise retórica, Retórica nos Media, Retórica e Educação, História da Retórica, Retórica e Gênero, Retórica e Ciência, Retórica e Direito, Retórica Política, Retórica e Argumentação

Para mais informações, acesse: bit.ly/3ZBDkIZ

IV Encontro Mulher, Poder e Democracia
O Centro Cultural Justiça Federal promove o Encontro Mulher, Poder e Democracia, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. O tema deste VI Encontro é “Tempo de Reconstruir”. Poderá ser visto o olhar feminino em peças (mostra Mulheres em Cena), filmes (mostra Mulheres em Tela), Slam de poesias, leitura dramática, espetáculos de música e mesas de debates. Representantes de várias áreas debaterão sobre as perspectivas do novo ciclo que se inicia com as mudanças no cenário político, econômico e social brasileiro. O evento acontece de 4 a 30 de março, das 10h às 21h. Os debates serão transmitidos pela plataforma do YouTube do CCJF.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3JqIEct

Meninas Programadoras
Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos,  a iniciativa está com inscrições abertas para mais uma turma. Podem se inscrever alunas a partir do ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário. Para participar do curso, basta ter um computador com acesso à internet. As atividades terão início no dia 1 de abril, e as inscrições podem ser realizadas até 18 de março. Todas que participarem de, pelo menos, 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão de curso expedido pela USP. As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano do ensino médio e de escolas públicas.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nfd

43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes
O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe entre os dias 13 de março e 12 de maio a exposição 43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes. A mostra, que será aberta no dia 13, às 17h, marca o início das atividades da Semana Nacional do Cérebro 2023 em Ribeirão Preto. Nela, o coordenador da Rede Ciência, Artes, Educação e Sociedade, grupo de estudos ligado ao IEA-RP, e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Norberto García-Cairasco, apresenta pinturas, desenhos e esculturas que compõem um retrato resumido da vivência plena de 43 anos como educador e cientista na área da neurociência. 

Para mais informações e inscrições, acesse: e.usp.br/nfg

Colóquio de Acesso à Justiça
O Colóquio de Acesso à Justiça é um espaço de diálogo entre professores, pesquisadores, técnicos, gestores públicos e formuladores de políticas públicas, operadores do direito e alunos de graduação e pós-graduação interessados no tema Acesso à Justiça – Desafios Sociais, Econômicos e Institucionais. Acesso à Justiça é, portanto, um tema relevante para a sociedade brasileira, sociedade desigual e altamente judicializada, com um Judiciário afogado em um estoque de mais de 70 milhões de processos judiciais.

Para mais informações e inscrições, acesse: bit.ly/3LtmPdK

Fórum CONFAP São Paulo
O Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) convidam para a cerimônia de abertura do Fórum CONFAP São Paulo.
O evento reunirá dirigentes de todas as fundações estaduais de amparo à pesquisa do Brasil e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e das agências federais de fomento para debater temas prioritários da política científica e tecnológica de nosso país.

Para mais informações e inscrições, acesse: bit.ly/3YN4jQE

Programa USP iFriends recebe inscrições de Alunos USP e alunos internacionais
Com o objetivo de integrar estudantes intercambistas estrangeiros à Universidade de São Paulo, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) criou o Programa USP iFriends: um programa de voluntariado em que alunos USP auxiliam intercambistas em suas principais questões relacionadas ao período que passarão no Brasil. O Progama USP iFriends convida todos os alunos USP ou alunos internacionais a se inscreverem e participarem da próxima edição presencial no 1º semestre de 2023. As inscrições ficaram abertas de 05 de dezembro até 24 de março de 2023. Nessa edição, os alunos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) podem se inscrever tanto como amigos USP quanto como amigos estrangeiros.
Inscrição como amigo USP (receberá um estudante estrangeiro): será realizada no Sistema Júpiter, no campo USP iFriends;
Inscrição como amigo estrangeiro (será recebido por um aluno USP): será realizada na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends.

Saiba mais: e.usp.br/mxq

Bolsa de Excelência M2
A Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer de maneira sustentável a mobilidade de estudantes no nível de Master, abre inscrições para bolsa parcial voltada aos estudantes de nacionalidade brasileira atualmente residentes no Brasil e já admitidos no segundo ano do Master (M2). A bolsa é válida por um período de 10 meses, de 1º de setembro de 2023 a 30 de junho de 2024, para alunos admitidos em estabelecimentos públicos de ensino superior ou similar no ano acadêmico 2023-2024. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de não terem completado 35 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2023.

Saiba mais: bit.ly/3YQUjWt

1º Simpósio de Perícia Contábil Financeira e Trabalhista
O CRCSP, em parceria com a Estácio, convida a participar do "1º Simpósio de Perícia Contábil Financeira e Trabalhista" no dia 25 de março, das 9h às 16h, no Centro Universitário Estácio, em Ribeirão Preto/SP.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3mXmuG6
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn