305ª edição  - 10 de março de 2023
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto anuncia a abertura das Oficinas de Circo e Oratória
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto irá oferecer aos alunos de graduação da FDRP e demais unidades da USP Oficinas de Oratória e Oficinas de Circo - que contam com o apoio do Programa Santander de Incentivo às Artes e ao Esporte, da Pró-Reitoria de Graduação. 
No projeto das Oficinas de Oratória,  os participantes serão preparados para conhecer, aprender e aprimorar suas habilidades de oratória, utilizando-se de técnicas oriundas das artes cênicas, a fim de permitir aos participantes vivenciar uma forma de comunicação cênica eficaz, de forma a facilitar o “falar diante do público”. Já as Oficinas de Circo trazem como concepção um processo de integração, bem-estar social, criação e manutenção da capacidade de pertencimento ao ambiente universitário, contando com 4 oficinas, nas modalidades: equilibrismo, portagem, parada de mão e malabarismo. 
As inscrições podem ser realizadas do dia 13/03 até às 23h59 do dia 22/03/2023. As vagas serão ocupadas por ordem de chegada do formulário preenchido - prioritariamente a alunos regularmente matriculados na FDRP/USP, podendo outros alunos da Comunidade USP ocuparem as vagas remanescentes.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nf3
Semana de Recepção aos Calouros do curso de Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto se prepara para realizar, nos próximos dias, a tradicional Semana de Recepção aos Calouros do curso de Direito. O evento, que acontece todo início de ano letivo, tem como objetivo integrar os novos alunos à comunidade acadêmica e prepará-los para a jornada universitária. A programação está repleta de atividades que visam apresentar aos calouros as principais diretrizes da faculdade, os serviços oferecidos e as oportunidades de pesquisa e extensão disponíveis. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de conhecer os professores e coordenadores do curso e de participar de atividades de integração com outros alunos.

Saiba mais: e.usp.br/nf-
Curso de Língua Portuguesa
Curso presencial de língua portuguesa com duração de 1 ano, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenado pelo Prof. Dr. Nuno Coelho. Não há pré-requisitos para se inscrever no curso, que é gratuito e aberto a todos os interessados. As aulas ocorrerão às segundas-feiras das 19h00 às 20h00 na FDRP (sala B21) com início em 20 de março de 2023 e término em 18 de dezembro de 2023. 
Inscreva-se: bit.ly/3T6kUO8

Curso de Latim
Curso básico de língua latina com duração de 1 ano, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenado pelo Prof. Dr. Nuno Coelho. O curso é gratuito, presencial e não possui pré-requisitos, sendo aberto a todos os interessados. As aulas ocorrerão às segundas-feiras das 20h00 às 21h00 na FDRP (sala B21) com início em 20 de março de 2023 e término em 18 de dezembro de 2023. 
Inscreva-se: bit.ly/3FeRlEa

Curso de Grego antigo
Curso básico de língua grega presencial com duração de um ano, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenado pelo Prof. Dr. Nuno Coelho. O curso é gratuito e não possui pré-requisitos, com aulas ocorrendo às segundas-feiras das 21h00 às 22h00 na FDRP (sala B21). Haverá aproximadamente 30 encontros no total, com início em 20 de março de 2023 e término em 18 de dezembro de 2023. 
Inscreva-se: bit.ly/3yveKxG

 
FGV Jean Monnet - Workshop “Transforming the Role of International Courts and Tribunals in a New Era of Adjudication”
No dia 16 de março de 2023, a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas sediará o Workshop “Transforming the Role of International Courts and Tribunals in a New Era of Adjudication” como uma atividade do Centro de Excelência FGV Jean Monnet, com o apoio da Programa da União Européia Erasmus+. O workshop visa explorar as demandas por maior participação, legitimidade e transparência, quanto ao o novo papel das cortes e tribunais internacionais (CTIs) em encontrar o equilíbrio entre os direitos dos Estados e a provisão de interesses comuns.
Convidam-se pesquisadores júnior e sênior interessados ​​a submeter resumos de artigos tratando da metodologia empírica aplicada ao estudo das CTIs. Os trabalhos devem ser submetidos em inglês até 6 de março de 2023. 
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3xu6OMn

EnAJUS 2023
O EnAJUS 2023 tem como tema central Acesso à Justiça – Desafios Sociais, Econômicos e Institucionais. Acesso à justiça é tema complexo e polissêmico, que vai além do acesso aos órgãos de justiça e constitui grande desafio de sociedades em geral, especialmente nos países em desenvolvimento. O tema faz parte do Objetivo 16 de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16) da Agenda 2030 da ONU e pressupõe que os países-membros implementem ações para manter a Paz, Justiça e Instituições Fortes e proporcionem acesso à justiça a todos. O EnAJUS 2023 aceitará submissões dos seguintes tipos de trabalhos, que devem ter aderência a um ou mais temas de interesse do evento: trabalho empírico, ensaio teórico e relato teórico, sendo o período de submissão de 01/04/23 a 04/06/23. O EnAJUS 2023 acontecerá no Centro Universitário IESB, na cidade de Brasília, de 23 a 26/10/2023.
Saiba mais:
bit.ly/40vWeBR
Edital 1689 / 2023- Linköping University Summer Academy (Suécia) – Graduação
Entre 17 e 23 de março de 2023, estarão abertas as inscrições na USP para vaga na Linköping University Summer Academy (Suécia), que será realizada de 03 a 28 de julho de 2023. A nomeação pela USP garantirá a isenção de taxas acadêmicas aos alunos aceitos pela Linköping University. Não há oferta de bolsa vinculada a esta seleção.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nf4

Edital 1690 / 2023 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking – GRADUAÇÃO (1º Sem / 2023)
Até 10 de março de 2023, estão abertas as inscrições ao Edital 1690 / 2023 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking – GRADUAÇÃO (1º Sem / 2023). As vagas são para curso presencial aos alunos do campus de São Paulo e curso online aos alunos dos campi do interior. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI anuncia a abertura de inscrições para o Programa Language Education Programme at USP, cursos gratuitos na modalidade presencial ou online síncrona, com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido a graduandos e graduandas da Universidade de São Paulo que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nf5
Edital 1691 / 2023 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking – PÓS-GRADUAÇÃO (1º Sem / 2023)
Até 10 de março de 2023, estão abertas as inscrições ao Edital 1691 / 2023 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking – PÓS-GRADUAÇÃO (1º Sem / 2023). As vagas são para curso presencial aos alunos do campus de São Paulo e curso online aos alunos dos campi do interior. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI anuncia a abertura de inscrições para o Programa Language Education Programme at USP, cursos gratuitos na modalidade presencial ou online síncrona, com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido a pós-graduandos e pós-graduandas stricto sensu da Universidade de São Paulo que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nf6
Edital Aucani | Mobilidade Internacional de Curta Duração (Docentes) – Sofia University St. Kliment Ohridski (Bulgária)
Até o dia 13 de março de 2023, estão abertas as inscrições ao Edital 1671 / 2023 – Mobilidade Internacional de Curta Duração (Docentes) – Sofia University St. Kliment Ohridski (Bulgária). Trata-se de 01 (uma) vaga de intercâmbio de docente, a ser iniciado e concluído a qualquer tempo entre maio e julho de 2023, na Faculty of Philosophy da Sofia University St. Kliment Ohridski (Bulgária), Instituição de Ensino Superior (IES) parceira da USP. O programa é voltado a docentes da USP para a realização de atividades com estudantes (aulas, cursos, seminários, workshops, tutoria de estudantes etc). O intercâmbio ocorrerá no âmbito do Programa Erasmus+.
Este Edital e todas as suas publicações ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus), por meio da opção Editais > Docentes (não é necessário login, inclusive para inscrição e consulta das publicações), sob o código 1671 e responsabilidade da Aucani, até consumadas todas as providências que lhe disserem respeito.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nf7

 
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Essa semana a Sala de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Todas as quartas-feiras
Local:
Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee
Jornal da USP: Cartão corporativo deve ser usado apenas em situações emergenciais e de caráter excepcional
Leia: e.usp.br/nf8

Migalhas: Implicações éticas e Inteligência Artificial (AI) Generativa - Parte II
Leia: bit.ly/41W8M6m

AFPESP: USP abre cursos on-line de aprimoramento para servidores públicos
Leia: bit.ly/3SZn8ip

Jornal da USP: Brasil está entre os países com passaportes que mostram impacto geopolítico positivo
Leia: e.usp.br/nf9

Jornal da USP: Minoria negra no jornalismo brasileiro expõe racismo como herança preservada
Leia: e.usp.br/nfa

Brasil247: Professora da USP diz que considerar homem branco para o STF é um "insulto"
Leia: bit.ly/3YAqXvz

Jornal da USP: Universidade de Salamanca renova e intensifica seus laços com a USP
Leia: e.usp.br/nfb

Jornal da USP: Em Dia com o Direito #27: Solução de conflitos pode ser feita por métodos alternativos
Leia: e.usp.br/nfc
Concurso para Escrevente Técnico Judiciário para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo está com inscrições abertas
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizou a abertura de novas vagas de concurso ao cargo de Escrevente Técnico Judiciário para a Comarca da Capital 1ª Região Administrativa Judiciária, sendo elas 400 vagas (Geral: 300 vagas; pessoas com deficiência: 20 vagas; candidatos PPI: 80 vagas), dispõem-se dentre outros requisitos a necessidade de possuir Ensino Médio completo e 18 anos completos na data da posse.
Leia o edital:
bit.ly/3SbZezQ

International Legal Conference - “INTERNATIONAL LEGAL PROBLEMS OF PROTECTION OF HUMAN RIGHTS”
O tema da conferência é: “Problemas jurídicos internacionais de proteção dos direitos humanos”.
É dedicado ao Dia Internacional do Direito à Verdade sobre as Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas (Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas).
Estão convidados alunos e professores da Faculdade de Direito para participarem de nosso congresso como palestrantes.
Os participantes devem preencher e enviar o formulário do Google até 19 de março de 2023.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3kYyKp5
XVII JORNAP
A Comissão Organizadora da XVII Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP) ocorrerá nos dias 20, 21 e  22 de junho de 2023 de maneira virtual. O evento tem como objetivo fomentar um ambiente acadêmico propício a debates e reflexões fundados na união de teoria e práxis dos saberes do Campo de Gestão Pública, onde as discussões pautam-se em temas emergentes e de ampla pertinência na agenda de pesquisa e se preza por um espaço de trocas de conhecimentos críticos.
Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 02/04/2023.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3mGc1yN
VI ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI
O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) realizará, dos dias 20 a 24 de junho, o VI Encontro Virtual, dando centralidade para o tema “Direito e Políticas Públicas na era digital”. O evento tem como objetivo realizar uma aprofundada discussão sobre como as novas tecnologias afetam a sociedade contemporânea, a fim de acompanhar as mudanças em curso e desenvolver uma compreensão adequada para lidar com os novos desafios apresentados pela era digital, como a regulação do uso de dados pessoais, a proteção dos direitos fundamentais no ambiente digital e a responsabilidade civil e criminal dos agentes públicos e privados envolvidos em políticas públicas digitais.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3L6JnB3

FÓRUM DOS COORDENADORES DE PPGDs
A Coordenação de Área de Direito e o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI, convidam todos os Programas de Pós-Graduação da área do Direito para participar do Fórum dos Coordenadores de PPGDs. O Fórum é o tradicional espaço de interlocução entre PPGDs de todo o país e sua próxima edição será realizada no próximo dia 23 de março, das 08:30 às 16:00, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Entre os objetivos do encontro estão a discussão sobre as orientações visando a avaliação quadrienal 2021/2024 e o planejamento das atividades da Coordenação de Área para o ano de 2023.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3ZRzYBw
Transforming the Role of International Courts and Tribunals in a New Era of Adjudication
No dia 16 de março de 2023, será realizado na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas o Workshop  “Transforming the Role of International Courts and Tribunais in a New Era”. O workshop é organizado pelo Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, coordenado pela professora Paula Wojcikiewicz Almeida, com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3ypmnpd

 Chamada de Trabalhos para o nº9 da Rhêtoriké
A Rhêtoriké abre, entre 7 de Março e 31 de Maio de 2023, o período de recepção de submissões para o # 9 da revista, a ser publicado em Outubro de 2023. Serão recebidos trabalhos de todas as áreas da retórica, incluindo: Retórica da Publicidade, Retórica e Discurso, Metodologia de análise retórica, Retórica nos Media, Retórica e Educação, História da Retórica, Retórica e Gênero, Retórica e Ciência, Retórica e Direito, Retórica Política, Retórica e Argumentação.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3ZBDkIZ
IV Encontro Mulher, Poder e Democracia
O Centro Cultural Justiça Federal promove o Encontro Mulher, Poder e Democracia, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. O tema deste VI Encontro é “Tempo de Reconstruir”. Poderá ser visto o olhar feminino em peças (mostra Mulheres em Cena), filmes (mostra Mulheres em Tela), Slam de poesias, leitura dramática, espetáculos de música e mesas de debates. Representantes de várias áreas debaterão sobre as perspectivas do novo ciclo que se inicia com as mudanças no cenário político, econômico e social brasileiro. O evento acontece de 4 a 30 de março, das 10h às 21h. Os debates serão transmitidos pela plataforma do YouTube do CCJF.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3JqIEct
Meninas Programadoras
Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos,  a iniciativa está com inscrições abertas para mais uma turma. Podem se inscrever alunas a partir do ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário. Para participar do curso, basta ter um computador com acesso à internet. As atividades terão início no dia 1 de abril, e as inscrições podem ser realizadas até 18 de março. Todas que participarem de, pelo menos, 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão de curso expedido pela USP. As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano do ensino médio e de escolas públicas.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nfd

43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes
O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe entre os dias 13 de março e 12 de maio a exposição 43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes. A mostra, que será aberta no dia 13, às 17h, marca o início das atividades da Semana Nacional do Cérebro 2023 em Ribeirão Preto. Nela, o coordenador da Rede Ciência, Artes, Educação e Sociedade, grupo de estudos ligado ao IEA-RP, e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Norberto García-Cairasco, apresenta pinturas, desenhos e esculturas que compõem um retrato resumido da vivência plena de 43 anos como educador e cientista na área da neurociência. 
Para mais informações e inscrições, acesse: e.usp.br/nfg

Programa Oficinas Culturais 1º sem 2023
O programa de oficinas culturais da Seção de Atividades Culturais abrange áreas artísticas variadas. Colabora na formação social, trazendo a oportunidade de convivência de pessoas vindas de áreas distintas, relacionando a comunidade uspiana ao público externo. Atua ainda na formação individual, auxiliando na descoberta do conhecimento próprio através de atividades lúdicas no campo das artes. 
Para mais informações e inscrições, acesse: e.usp.br/nfs
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn