307ª edição  - 24 de março de 2023
Comemoração da Efeméride dos 15 anos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo tem a honra de convidar V. Sa. e família para o concerto da USP Filarmônica, comemorativo à efeméride dos 15 anos da nossa Faculdade, incluindo a solenidade em sua abertura na qual serão prestadas homenagens acadêmicas. O concerto será realizado no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 370), no dia 4 de abril de 2023 (terça-feira), às 20h, com entrada franca e aberto ao público em geral (não necessita reserva nem convites)
Saiba mais: e.usp.br/nki

Lei da Anistia brasileira e a decisão do STF na ADPF 153
O evento, de iniciativa da Profa. Dra. Fabiana Cristina Severi (FDRP) e do Prof. Dr. Caio Gracco Pinheiro Dias (FDRP), busca discutir a reescrita elaborada por estudantes da turma de 2022, do Laboratório de Direitos Humanos, de voto no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade julgada em 2010 sobre a Lei da Anistia. É um evento que busca inaugurar, também, o início da disciplina Laboratório de 2023. O evento ocorrerá em modalidade híbrida, sendo presencial aos alunos da disciplina Laboratório I e III da FDRP/USP, e on-line ao público externo. Não há necessidade de inscrição e não haverá emissão de certificação.
Saiba mais: e.usp.br/nk1
Jornal da USP: “Foro privilegiado” não deve ser extinto, mas reformulado
Leia: e.usp.br/njy

Migalhas: A Inteligência Artificial no Brasil: O relatório de impacto como abordagem regulatória preventiva
Leia: bit.ly/3TCEIZE

RegiaoHoje: Vereadoras são acusadas de destratar funcionária terceirizada da Câmara
Leia: bit.ly/42CGcYb

Migalhas: O financiamento do agronegócio pelos FIAGROs e a relação mercado de crédito e mercado de capitais
Leia: bit.ly/3ngP6KD

Rede Brasil Atual: Cientistas divulgam 10 diretrizes para a educação lidar com a Inteligência Artificial
Leia: bit.ly/40x8wZQ

FAPESP: Universidade discute o impacto da inteligência artificial no ensino superior
Leia: bit.ly/3JG5yLQ

Jornal da USP: Curso apresenta feminismo e antirracismo como ferramentas de acesso à justiça
Leia: e.usp.br/nj-
Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Todas as quartas-feiras
Local: Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee

Oficina de Arte Terapia
Data: 29/03, quarta-feira
Horário: das 18h às 20h
Ministrante: Alicia Raquel Delgado
Local: Sala de Bem-Estar da FDRP
Vagas esgotadas

Oficina de Práticas Meditativas
Data: 30/03, quinta-feira
Horário: das 18h às 19h
Ministrante: Amanda Polin
Local: Jardim em frente ao serviço de graduação da FDRP.

Inscreva-se: bit.ly/3yMjtuZ

Inscrições prorrogadas: Oficinas de Circo
As oficinas de Circo trazem como concepção um processo de integração, bem-estar social, criação e manutenção da capacidade de pertencimento ao ambiente universitário. Igualmente baseado em encontros semanais, o projeto contará com 4 oficinas, nas modalidades: equilibrismo, portagem, parada de mão e malabarismo.
Os encontros ocorrerão em modalidade presencial. O prazo final para inscrição será às 23h59 do dia 27/03 (para a realização das inscrições, os interessados devem estar logados com o e-mail USP), e as vagas serão ocupadas por ordem de chegada do formulário preenchido.
Período: de 29/03 a 19/04/2023, às quartas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Local: Auditório da FDRP

Saiba mais: e.usp.br/nhq

Curso de Língua Portuguesa
O Curso pretende: promover o ensino gratuito de gramática normativa da língua portuguesa à comunidade interna e externa da Universidade; fazer o aluno reconhecer o sistema da língua portuguesa; propiciar a capacidade de percepção das estruturas textuais em enunciados formais e semiformais; e instigar o exercício de identificação e delimitação de conceitos ou terminologias próprias da gramática normativa.
O curso é gratuito, presencial e não possui pré-requisitos, sendo aberto a todos os interessados. 
Período: de 27/03 a 18/12/2023 - às segundas-feiras, das 19h00 às 20h00
Local: Sala B21 da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenação do Prof. Dr. Nuno M.M. dos Santos Coelho

Saiba mais: e.usp.br/nhr
Inscreva-se: bit.ly/3T6kUO8

Curso de Latim
O Curso pretende: promover o ensino gratuito de língua latina à comunidade interna e externa da USP; propiciar a capacidade de leitura de enunciados latinos, sem perder a dimensão do latim enquanto língua materna; levar o aluno a familiarizar-se com o mundo antigo romano e as suas ideias mais eminentes; d) reconhecer referências míticas, literárias, históricas, filosóficas, etc., presentes nos textos clássicos.
O curso é gratuito, presencial e não possui pré-requisitos, sendo aberto a todos os interessados. 
Período: de 27/03 a 18/12/2023 - às segundas-feiras, das 20h00 às 21h00
Local: Sala B21 da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenação do Prof. Dr. Nuno M.M. dos Santos Coelho

Saiba mais: e.usp.br/nhr
Inscreva-se: bit.ly/3FeRlEa

Curso de Grego antigo
O Curso pretende: promover o ensino gratuito de língua grega antiga à comunidade interna e externa da Universidade; propiciar a capacidade de leitura de enunciados em língua grega, tanto no alfabeto original quanto na versão transliterada; levar o aluno a familiarizar-se com a Antiguidade e o seu pensamento estabelecido em língua grega, desde Homero; por extensão, reconhecer referências míticas, literárias, históricas, filosóficas, etc., presentes nos textos clássicos.
O curso é gratuito, presencial e não possui pré-requisitos, sendo aberto a todos os interessados. 
Período: de 27/03 a 18/12/2023 - às segundas-feiras, das 21h00 às 22h00
Local: Sala B21 da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Paulo Eduardo de Barros Veiga e coordenação do Prof. Dr. Nuno M.M. dos Santos Coelho

Saiba mais: e.usp.br/nhr
Inscreva-se:
bit.ly/3yveKxG

Curso de Atualização - Direito para a Saúde
Estão abertas as inscrições para o curso de atualização "Direito para a Saúde". O curso visa apresentar conceitos e a legislação de interesse dos profissionais de saúde, de modo proporcionar a tais profissionais todo o instrumental para que desenvolvam suas atividades em consonância com as normas vigentes, evitando quaisquer tipos de responsabilidade civil ou criminal.
Coordenador: Prof. Dr. Daniel Pacheco Pontes

Saiba mais: e.usp.br/hi3

Curso de Especialização - Direito Internacional (ênfase em Comércio Internacional)
O curso tem como objetivo a capacitação e formação de profissionais da área de Direito Internacional, com ênfase no comércio internacional. A partir de uma formação sólida, se espera que os alunos sejam capazes de compreender e operar nos principais ramos da área. Além disso, devem ser capazes de questionar criticamente os principais conceitos e possuir uma visão panorâmica e atualizada dos tópicos fundamentais discutidos na fronteira do conhecimento.
Coordenadores: Prof. Dr. Umberto Celli Junior e Prof. Dr. Caio Gracco Pinheiro Dias

Saiba mais: e.usp.br/na2

Curso de Atualização - Práticas e reflexões sobre democratização do acesso à justiça a partir de abordagens feministas e antirracistas
O curso tem como objetivo oferecer ferramentas teóricas, conceituais e metodológicas para a análise e a aplicação do direito em perspectivas de gênero e interseccional, de modo a favorecer a melhoria da qualidade do acesso à justiça de mulheres e meninas, bem como a transversalização da perspectiva interseccional de gênero nos processos de tomada de decisão por parte de agentes do sistema de justiça.
Coordenadores: Profa. Fabiana Cristina Severi e Prof. Caio Gracco Pinheiro Dias

Saiba mais: e.usp.br/nht
Edital 1693/2023 – Mobilidade Internacional – Université de Genève (Suíça)
Entre 23 e 28 de março de 2023 até as 12h00, ficarão abertas as inscrições ao Edital 1693 / 2023, para oferecimento de 4 (quatro) vagas para realização de intercâmbio acadêmico na Université de Genève (Suíça), que acontecerá no 2º semestre de 2023. Os alunos interessados devem efetuar as inscrições online pelo Sistema Mundus da USP. Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais > Alunos de Graduação (não é necessário login), sob o código 1693 e responsabilidade da AUCANI, até consumada a providência que lhe disser respeito.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nhe
FDRP lança  Edital de Bolsa de Pós-Doutorado para área de Direito e Inovação, em parceria com CeMEAI/ICMC-USP
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) estão dando início às inscrições de processo seletivo para bolsa de Pós-Doutorado, na área de Inovação, com duração de 01 ano, prorrogável por igual período. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16/04/2023.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/njq
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Concurso para Escrevente Técnico Judiciário para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo está com vagas abertas
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizou a abertura de novas vagas de concurso ao cargo de Escrevente Técnico Judiciário para a Comarca da Capital 1ª Região Administrativa Judiciária, sendo elas 400 vagas (Geral: 300 vagas; pessoas com deficiência: 20 vagas; candidatos PPI: 80 vagas), dispõem-se dentre outros requisitos a necessidade de possuir Ensino Médio completo e 18 anos completos na data da posse.  

Leia o edital: bit.ly/3SbZezQ

XVII JORNAP
A Comissão Organizadora da XVII Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP) ocorrerá nos dias 20, 21 e  22 de junho de 2023 de maneira virtual. O evento tem como objetivo fomentar um ambiente acadêmico propício a debates e reflexões fundados na união de teoria e práxis dos saberes do Campo de Gestão Pública, onde as discussões pautam-se em temas emergentes e de ampla pertinência na agenda de pesquisa e se preza por um espaço de trocas de conhecimentos críticos.
Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 02/04/2023.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3mGc1yN

VI Encontro Virtual do CONPEDI
O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) realizará, dos dias 20 a 24 de junho, o VI Encontro Virtual, dando centralidade para o tema “Direito e Políticas Públicas na era digital”. O evento tem como objetivo realizar uma aprofundada discussão sobre como as novas tecnologias afetam a sociedade contemporânea, a fim de acompanhar as mudanças em curso e desenvolver uma compreensão adequada para lidar com os novos desafios apresentados pela era digital, como a regulação do uso de dados pessoais, a proteção dos direitos fundamentais no ambiente digital e a responsabilidade civil e criminal dos agentes públicos e privados envolvidos em políticas públicas digitais.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3L6JnB3

Chamada de Trabalhos para o nº 9 da Rhêtoriké
A Rhêtoriké abre, entre 7 de Março e 31 de Maio de 2023, o período de recepção de submissões para o # 9 da revista, a ser publicado em Outubro de 2023. Serão recebidos trabalhos de todas as áreas da retórica, incluindo: Retórica da Publicidade, Retórica e Discurso, Metodologia de análise retórica, Retórica nos Media, Retórica e Educação, História da Retórica, Retórica e Gênero, Retórica e Ciência, Retórica e Direito, Retórica Política, Retórica e Argumentação

Para mais informações, acesse: bit.ly/3ZBDkIZ

IV Encontro Mulher, Poder e Democracia
O Centro Cultural Justiça Federal promove o Encontro Mulher, Poder e Democracia, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. O tema deste VI Encontro é “Tempo de Reconstruir”. Poderá ser visto o olhar feminino em peças (mostra Mulheres em Cena), filmes (mostra Mulheres em Tela), Slam de poesias, leitura dramática, espetáculos de música e mesas de debates. Representantes de várias áreas debaterão sobre as perspectivas do novo ciclo que se inicia com as mudanças no cenário político, econômico e social brasileiro. O evento acontece de 4 a 30 de março, das 10h às 21h. Os debates serão transmitidos pela plataforma do YouTube do CCJF.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3JqIEct

43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes
O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe entre os dias 13 de março e 12 de maio a exposição 43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes. A mostra, que será aberta no dia 13, às 17h, marca o início das atividades da Semana Nacional do Cérebro 2023 em Ribeirão Preto. Nela, o coordenador da Rede Ciência, Artes, Educação e Sociedade, grupo de estudos ligado ao IEA-RP, e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Norberto García-Cairasco, apresenta pinturas, desenhos e esculturas que compõem um retrato resumido da vivência plena de 43 anos como educador e cientista na área da neurociência. 

Para mais informações e inscrições, acesse: e.usp.br/nfg

Programa Oficinas Culturais 1º sem 2023
O programa de oficinas culturais da Seção de Atividades Culturais abrange áreas artísticas variadas. Colabora na formação social, trazendo a oportunidade de convivência de pessoas vindas de áreas distintas, relacionando a comunidade uspiana ao público externo. Atua ainda na formação individual, auxiliando na descoberta do conhecimento próprio através de atividades lúdicas no campo das artes. 

Para mais informações e inscrições, acesse: e.usp.br/nfs

Colóquio de Acesso à Justiça
O Colóquio de Acesso à Justiça é um espaço de diálogo entre professores, pesquisadores, técnicos, gestores públicos e formuladores de políticas públicas, operadores do direito e alunos de graduação e pós-graduação interessados no tema Acesso à Justiça – Desafios Sociais, Econômicos e Institucionais. Acesso à Justiça é, portanto, um tema relevante para a sociedade brasileira, sociedade desigual e altamente judicializada, com um Judiciário afogado em um estoque de mais de 70 milhões de processos judiciais.

Para mais informações e inscrições, acesse: bit.ly/3LtmPdK

BOLSA DE EXCELÊNCIA M2
A Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer de maneira sustentável a mobilidade de estudantes no nível de Master, abre inscrições para bolsa parcial voltada aos estudantes de nacionalidade brasileira atualmente residentes no Brasil e já admitidos no segundo ano do Master (M2). A bolsa é válida por um período de 10 meses, de 1º de setembro de 2023 a 30 de junho de 2024, para alunos admitidos em estabelecimentos públicos de ensino superior ou similar no ano acadêmico 2023-2024. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de não terem completado 35 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2023.

Saiba mais: bit.ly/3YQUjWt

1º Simpósio de Perícia Contábil Financeira e Trabalhista
O CRCSP, em parceria com a Estácio, convida a participar do "1º Simpósio de Perícia Contábil Financeira e Trabalhista" no dia 25 de março, das 9h às 16h, no Centro Universitário Estácio, em Ribeirão Preto/SP.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3mXmuG6

Simpósio sobre o Acesso à Informação em Ribeirão Preto e Região
O acesso à informação é primordial para termos uma sociedade mais solidária, crítica e equânime. Logo, se faz necessário discutir quais espaços, quais profissionais e em quais condições o acesso à informação pode ser amplamente garantido. O Simpósio sobre o Acesso à Informação em Ribeirão Preto e Região: o papel das bibliotecas, dos bibliotecários e do Conselho Regional de Biblioteconomia tem por objetivo discutir essas e outras temáticas. Este evento acontecerá no próximo dia 27 de março de 2023, das 14h às 18h30, no Espaço de Eventos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, campus da USP, Ribeirão Preto, SP.

Para mais informações e inscrições, acesse: bit.ly/3JGHmcs

Processo Seletivo CVU 2023.1
O processo seletivo de voluntários do Centro de Voluntariado Universitário (CVU) deste ano está aberto. O Projeto tem por objetivo envolver estudantes em projetos sociais e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. No CVU, é oferecido uma ampla variedade de projetos sociais, treinamentos e capacitações para que o estudante possa se tornar um voluntário mais eficaz e engajado. As inscrições estão abertas até o dia 25/03.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3K2MYPw

Conferência on-line “A relação entre direito e tecnologia”
As tecnologias digitais ampliam as possibilidades de organização social, econômica e política de incontáveis formas, o que se reflete também como uma mudança nos próprios processos democráticos. Garantir eleições justas, combater a desinformação, promover direitos fundamentais online e assegurar uma governança participativa das inovações tecnológicas são apenas alguns exemplos de desafios que o direito tem de enfrentar ao mesmo tempo em que deve servir como impulsionador dos aspectos positivos da tecnologia digital e minimizar os riscos trazidos pelas inovações. Para promover uma discussão em torno dessas questões, o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 24 de março, às 16h, a conferência on-line “A relação entre direito e tecnologia”.
Para mais informações, acesse:
e.usp.br/njs

Concerto em Homenagem ao Mês das Mulheres
A Lyra Orchestra - orquestra de Mulheres de Ribeirão Preto -  apresentará no domingo, 26 de março, a partir das 18h, no Teatro do Campus da USP de Ribeirão Preto. Sob a regência da Profª Drª. Silvia Berg e com a entrada gratuita. A Lyra Orchestra levará ao palco obras de Francisca Gonzaga, João de Deus Castro Lobo, Carlos Gomes, Eliana Sulpício, entre outras. A apresentação terá a participação especial da solista Brenda Grigol, soprano lírica, que interpretará a obra de Carlos Gomes, Giulietta Mia (ca. 1881).

Para mais informações, acesse: bit.ly/42DE6af

Korea Corner
Até o dia 24 de março de 2023, estão abertas as inscrições para o Workshop Cultural de Caligrafia com atividade de montagem no Korea Corner do Centro Intercultural Internacional da USP (CII). O workshop acontece no Centro de Difusão Internacional da USP (CDI) no dia 29 de março de 2023, às 12:30.

Para mais informações, acesse: e.usp.br/nk0

Escola do Parlamento realizará curso de capacitação sobre nova Lei de licitações
O evento, com o tema “A nova Lei de Licitações aplicada aos municípios”, será realizado em formato híbrido nos dias 10 e 12 de abril, das 15h30 às 17h30, no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. As vagas para participação presencial são limitadas.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3FMEiua

Acalourando - Roda de Conversa de Apoio ao Ingressante
O Programa ECOS (Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental), da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, lança um novo projeto: Acalourando, Rodas de Conversa de Apoio ao Ingressante. Com o objetivo de promover um espaço de escuta coletiva, de apoio mútuo entre os ingressante e acolhimento das demandas socioemocionais, as rodas de conversa acontecerão todas às quintas-feiras, das 17h às 18h30, e todas as sextas-feiras, das 13h15 às 14h45, na sede do Programa ECOS, que funciona na Rua do Anfiteatro, 181, no Favo 22 da Colmeia, em frente à portaria do Bloco C do CRUSP, no Campus Butantã da USP. A participação é flexível e espontânea, durante todo o período do primeiro semestre serão abertas inscrições para o encontro daquela semana, num formulário online. 

Acesse o formulário: bit.ly/conversasingressantes?r=qr

9th German - Brazilian Dialogue on Science, Research, and Innovation
O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), realizam de 17 a 20 de maio o 9º Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação, com o tema deste ano: “Cidades e Clima – O Desafio da Governança Multinível”. O evento discutirá como as cidades, ao mesmo tempo causadoras e vítimas das mudanças climáticas, podem criar uma agenda sustentável para mitigar as circunstâncias adversas que geram essas mudanças no meio ambiente. 

Para mais informações, acesse: bit.ly/3z1AfWV

International Conference: Local Self-Government in Modern States: Challenges and Perspectives
A Conferência Internacional "Autogoverno Local nos Estados Modernos: Desafios e Perspectivas", é organizada pela Universidade da Amizade dos Povos da Rússia. A conferência será realizada em inglês e espanhol, no dia 26 de abril de 2023, com formato de participação on-line. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de abril através do formulário.

Inscreva-se: bit.ly/3nhU7T0
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn