300ª edição  - 13 de janeiro de 2023
FDRP condena ações terroristas contra Estado Democrático de Direito
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, instituição pública que defende o Estado Democrático de Direito, condena com veemência as ações terroristas contra o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF, atos que além da depredação do patrimônio público, artístico e histórico brasileiro, visaram atacar as bases da democracia brasileira.
A defesa dos Poderes instituídos, do resultado das eleições realizadas em ambiente democrático, e sobretudo das bases republicanas no Brasil, é missão de todos e todas, e será realizada com força e vigor pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
Toda forma de violência institucional ao regime republicano deve ser combatida e punida com rigor; a defesa do Estado Democrático de Direito é tarefa diuturna, e não pode ser negligenciada em nenhum momento, especialmente em face de atos terroristas e golpistas do atual momento histórico.
“Democracia para sempre!”

Leia: e.usp.br/n2p

A Pró-Reitoria de Graduação da USP anuncia a criação do novo processo seletivo para ingresso na USP: o Enem-USP
Candidatos podem concorrer a 2.917 vagas em vários cursos para ingresso em 2023.
Podem concorrer os estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou que venham a concluir no ano letivo de 2022, além de portadores de diploma de curso superior que tenham se submetido às provas do Enem em 2022.
Para participar do processo, o candidato deverá pagar uma taxa de inscrição de R$ 10 até o último dia de inscrição, mas há possibilidade de isenção da taxa para candidatos.
Inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de janeiro no site da Fuvest.

Para mais informações, acesse: linktr.ee/prgusp

FDRP, em parceria com a PRCEU, FFCLRP e várias entidades de Ribeirão Preto e região, realizam o projeto “USP na Comunidade: Empoderamento dos meus direitos LGBTQIAP+”
O projeto “USP na Comunidade: Empoderamento dos meus direitos LGBTQIAP+” - desenvolvido pelo Núcleo de Assessoria Jurídica à População LGBTQIAP+ da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, Prefeitura Municipal de Sertãozinho, ONG Arco-Íris, Coletivo Coração, ONG Primavera, Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB de Ribeirão Preto e Núcleo de Prática Jurídica da Estácio, tem como objetivo trazer a garantia de direitos às pessoas vulneráveis da comunidade através do conhecimento de leis e programas que visam a proteção dessas pessoas.
Serão realizadas atividades voltadas para todo o público LGBTQIAP+, em que os alunos e profissionais envolvidos no projeto estarão orientando os presentes a respeito da retificação de nome e/ou gênero, das leis de proteção à população LGBTQIAP+ e auxiliando na elaboração de currículos. 
As atividades do projeto serão realizadas do dia 6 ao dia 10 de fevereiro de 2023, das 9h da manhã até às 15h da tarde, no espaço CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) - na cidade de Sertãozinho/SP.

Leia mais: e.usp.br/n19

Professores, ex-alunos e especialistas: uspianos atuam no novo governo federal
No primeiro dia do ano, Luiz Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato na Presidência da República e deu posse aos 37 ministros de governo que vão compor a nova Esplanada dos Ministérios. A lista com 26 homens e 11 mulheres, 10 autodeclarados negros ou pardos e uma indígena, conta com alguns uspianos de formação ou que passaram pela USP para estudos de pós-graduação, além de professores da Universidade.
Leia mais: e.usp.br/n2m
Curso de Difusão em Inglês Jurídico Contratos I.
O curso visa apresentar a estrutura linguística necessária para atuação profissional em relações
que envolvam contratos internacionais. O foco é habilitar o aluno para ler e compreender
os textos jurídicos escritos em inglês de maneira independente, especialmente no que se
refere ao Direito Empresarial e ao Direito Contratual.
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira e Prof. Dr. Alessandro Hirata

Saiba mais: e.usp.br/n1l

Curso de Difusão em Advocacia Criminal e Teoria do Delito
O curso visa possibilitar os alunos a compreender a teoria e a dogmática da Teoria do Delito que compõe a Parte Geral do Direito Penal, bem como refletir sobre a efetividade e o impacto do Sistema de Justiça
Criminal a partir da operabilidade do Direito Penal no contexto social brasileiro.
Docente responsável: Prof. Dr. Daniel Pacheco Pontes

Saiba mais: e.usp.br/n15
Chamada de Trabalhos do CBTD 2023
A Chamada de Trabalhos é uma oportunidade para estar no palco do CBTD 2023 (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) realizado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). Todos os trabalhos serão cuidadosamente avaliados pela Comissão Científica, formada por profissionais da área de T&D que, a partir de suas experiências e conhecimento de demandas da área de treinamento e desenvolvimento, formatam a grade de atividades do Congresso baseada em 4 pilares: Capital Humano, Desenvolvimento de Liderança, Metodologias e Processo de Aprendizagem,  e Planejamento e Avaliação de Programas de Treinamento. A Chamada de Trabalhos ficará aberta até 31 de janeiro de 2023.

Saiba mais: bit.ly/3Bkqzsp

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH)
A Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog lançam a terceira edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH). Criado em 2020 com o objetivo de reforçar o compromisso da ciência com a promoção da vida digna, o PRADH reconhece pesquisas em todas as áreas do conhecimento realizadas em instituições públicas de ensino e pesquisa com sede no Estado de São Paulo. As pesquisas - que podem ser de graduação, mestrado ou doutorado - devem ter sido finalizadas e aprovadas no ano de 2022 para concorrerem ao Prêmio. 
São premiadas pesquisas nas seguintes categorias: ciências exatas, engenharia e tecnologia; ciências biológicas e da saúde; ciências humanas, sociais e econômicas; artes, comunicação e linguagem; educação.

Saiba mais: bit.ly/3VLdTBW
Edital 1643 / 2022 – Programa TOP Espanha Santander Universidades 2023 (Graduação)
Entre 30 de janeiro e 06 de fevereiro de 2023, ficarão abertas as inscrições ao Edital 1643 / 2022 – Programa TOP Espanha Santander Universidades – Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação, para oferecimento de 3 (três) vagas para realização de intercâmbio acadêmico do Programa TOP Espanha Santander Universidades na Universidad de Salamanca (Espanha), que acontecerá entre junho e julho de 2023.

Saiba mais: e.usp.br/n2o
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Regulação (PPGD) da FGV Direito Rio
Será oferecida uma vaga para pesquisador(a) de estágio Pós-doutoral bolsista PNPD/CAPES para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao projeto “Regulação em Números”. Vinculado ao Centro de Pesquisa em Direito e Economia, o projeto vem construindo uma agenda de pesquisa empírica, sobretudo de natureza quantitativa, sobre processos decisórios das agências reguladoras federais e sobre as relações interinstitucionais entre órgãos reguladores e os poderes legislativo e judiciário.
Para participar é preciso possuir título de doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro de 2023.

Saiba mais: bit.ly/3VPQW0p

Edital 1636 / 2022 – Fox International Fellowship Program, Yale University 
A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) anuncia a abertura de Edital de seleção para concessão de vaga e bolsa do Fox International Fellowship Program, da Yale University, nos Estados Unidos. O programa é dirigido a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), que podem ser alunos de cursos diversos, desde que seu projeto foque nas áreas descritas no edital.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, por intermédio do Sistema Mundus (na área de acesso público). Leia atentamente o edital e inscreva-se, sob o código 1636, em Editais > Alunos de Pós-Graduação (não é necessário login no sistema).
As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro de 2023, ao meio-dia.
Saiba mais:
e.usp.br/n1b
Lançamento do Edital do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação 
Está disponível o Edital 01/2023 referente ao PEEG - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (monitoria), para o 1º semestre de 2023. O prazo para inscrição online de projetos se estabelecerá de 01/12/2022 a 15/01/2023.
Acesse:
e.usp.br/mvh

Edital 1635 / 2022 - Programa 2023 - Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo
Informamos que foram PRORROGADAS para até 16 de janeiro de 2023, as inscrições ao Edital 1635 / 2022 - Programa 2023 - Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo, promovido por diversas instituições francesas (edital lançado em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, a UNESP e a UNICAMP). O período de execução dos projetos será de março a dezembro de 2023.
O edital está aberto aos docentes da Universidade de São Paulo: são elegíveis professores titulares e associados e não são elegíveis professores eméritos.
Visando acolher, num princípio de reciprocidade, professores e/ou pesquisadores de instituições francesas numa das universidades estaduais paulistas, bem como professores e/ou pesquisadores dessas universidades nas instituições da parceria na França, por um período de 20 a 45 dias para cada estadia.
O programa visa a apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes entre duas equipes de pesquisa (uma francesa e uma brasileira).
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, por intermédio do Sistema Mundus (na área de acesso público). Leia atentamente o edital e inscreva-se, sob o código 1635, em Editais > Docentes (não é necessário login no sistema).

Saiba mais: e.usp.br/n1u
Edital 1644 / 2022 – Programa TOP Espanha Santander Universidades 2023 (Servidores) 
Entre 30 de janeiro e 06 de fevereiro de 2023, ficarão abertas as inscrições ao Edital 1644 / 2022 – Programa TOP Espanha Santander Universidades – Mobilidade Internacional de Servidores Técnicos e Administrativos da USP, para oferecimento de 1 (uma) vaga para realização de intercâmbio acadêmico do Programa TOP Espanha Santander Universidades na Universidad de Salamanca (Espanha), que acontecerá entre junho e julho de 2023.

Saiba mais: e.usp.br/n2n
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Essa semana a Sala de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Todas as quartas-feiras
Local:
Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee
iG Último Segundo: Atos em Brasília: o que diz a lei sobre a depredação ocorrida? 
Leia: bit.ly/3vUOxau

Boletim Metrópoles: Com prisões de vândalos bolsonaristas, judiciário manda recado? Entenda
Assista: bit.ly/3ZxQjvO

ConJur: Os 10 anos da lei anticorrupção empresarial e os próximos 10.
Leia: bit.ly/3QwhfYN

Migalhas: Quais crimes foram cometidos no 8 de janeiro? Criminalistas analisam.
Leia: bit.ly/3kdsCc0

Migalhas: Transferência internacional de dados e Acordos de Assistência Mútua (MLAT)
Leia:
bit.ly/3W8CxNh 
Congresso Internacional sobre o Futuro do Direito (IV FUTURELAW)
A quarta edição do Congresso Internacional sobre o Futuro do Direito (IV FUTURELAW) decorrerá novamente na Cidade do Porto, em Portugal.
O IV FUTURELAW tem por objetivo reunir estudantes, investigadores e professores de notável capacidade científica e acadêmica. Nesse sentido, procura conceder lugar ao debate aberto e reflexivo, fomentar a troca de conhecimentos e a interação de ideias a fim de promover, difundir e aprimorar o conhecimento jurídico nas suas variadas vertentes do Direito.
Está aberto o convite a comunidade acadêmica internacional a participar do congresso que acontecerá nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2023 na Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona do Porto, Portugal, na modalidade híbrida: presencial e online.
O evento é organizado pelo Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR – em colaboração com a Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona do Porto.

Saiba mais: bit.ly/3WaXnfS

13ª Bienal da UNE
Entre 2 e 5 de fevereiro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá a 13ª Bienal da UNE. A Bienal reúne arte, cultura, educação, ativismo, política, ciência e tecnologia com milhares de estudantes, do ensino médio à pós-graduação, de todas as regiões do país. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 22/12/2022.

Saiba mais: bit.ly/3hqdoiU

14th GNLU International Moot Court Competition, 2023 (GIMC 2023)
A Gujarat National Law University (GNLU), uma das principais universidades de educação jurídica na Índia, abre o convite para participação da 14ª edição do GNLU International Moot Court Competition (GIMC), programado para ser realizado de 15 a 19 de fevereiro de 2023. O GIMC é o pioneiro em iniciar o discurso sobre leis de comércio internacional na Índia e foi aclamado como um dos principais debatedores sobre leis de comércio. O GIMC simula o mecanismo de solução de controvérsias da OMC e promove a capacitação tanto para defesa quanto para pesquisa. O Moot Problem desta edição gira em torno do tratamento discriminatório de produtos e mostra a aplicação de medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS) dentro do Sistema da Organização Mundial do Comércio.
Para mais detalhes, acesse:
bit.ly/3OAmwgS

Programa USP iFriends recebe inscrições de Alunos USP e alunos internacionais
Com o objetivo de integrar estudantes intercambistas estrangeiros à Universidade de São Paulo, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) criou o Programa USP iFriends: um programa de voluntariado em que alunos USP auxiliam intercambistas em suas principais questões relacionadas ao período que passarão no Brasil. O Progama USP iFriends convida todos os alunos USP ou alunos internacionais a se inscreverem e participarem da próxima edição presencial no 1º semestre de 2023. As inscrições ficaram abertas de 05 de dezembro até 24 de março de 2023. Nessa edição, os alunos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) podem se inscrever tanto como amigos USP quanto como amigos estrangeiros.
Inscrição como amigo USP (receberá um estudante estrangeiro): será realizada no Sistema Júpiter, no campo USP iFriends;
Inscrição como amigo estrangeiro (será recebido por um aluno USP): será realizada na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends.
Saiba mais:
e.usp.br/mxq

ADIT JURIS
A edição de 2023 do principal seminário sobre soluções jurídicas para os mercados imobiliário e turístico do Brasil será realizada nos dias 21 e 22 de março, em Maceió (AL). O Juris é composto por painéis e palestras de especialistas de diversas regiões da federação. Na pauta, temas de vanguarda, esclarecimento de dúvidas e a busca de soluções para questões que, na maioria das vezes, ainda não estão previstas na legislação nacional, proporcionando, assim, segurança jurídica aos setores. Tem como público alvo: Advogados, escritórios jurídicos, empresários, investidores, construtores, incorporadores, loteadores, proprietários de terrenos, redes hoteleiras, imobiliárias, entre outros.
Saiba mais:
bit.ly/3UZDSVT

Cursinho Popular da Farmácia
O Processo Seletivo para professores e monitores do Cursinho da Farma está aberto entre os dias 12/12/2022 e 12/02/2023. No ano de 2023, as aulas serão presenciais.

Saiba mais: bit.ly/3Ck1fmQ

StartNEU #5
A StartNEU#5 é um programa do NEU - Núcleo de Empreendedorismo da USP - em parceria com a Taqtile, uma das maiores software houses do país e grande hub de inovação do ecossistema brasileiro. A jornada visa alavancar empreendedoras e empreendedores na criação de suas startups e premiá-los com até R$20 mil cada de maneira totalmente equity-free para contribuir no desenvolvimento de seus projetos.
O programa contará com mentorias com empreendedores, profissionais do mercado e membros do NEU para ajudá-lo(a) no aprimoramento de sua proposta de valor e produto. As inscrições ficarão abertas até o dia 26/03/2023.

Saiba mais: bit.ly/3GmK9Wq

Cursinho Popular Alvorada
O Processo Seletivo para professores do Cursinho Popular Alvorada está aberto. Fundado em 2021, o Cursinho Popular Alvorada é um cursinho pré-vestibular 100% online que tem como objetivo oferecer uma oportunidade de estudo a alunos de baixa renda de todo o país, capacitando-os para o ingresso em universidades. 

Inscreva-se: bit.ly/3GAO7Lh

Curso Empreende na SUPERA
O curso de empreendedorismo da SUPERA Incubadora é voltado para aqueles que querem iniciar uma carreira empreendedora seguindo as melhores práticas do mercado. É uma imersão no conteúdo para a capacitação sobre os principais passos para abrir seu negócio de modo mais seguro e rápido! Os conteúdos abordados são os mais modernos e utilizados pelas melhores startups mundo afora, passados por profissionais experientes que vivem no meio empreendedor. São os tópicos principais: Competências, Empreendedoras, Value Proposition Design, Business Model Generation, Estratégia Aplicada ao Modelo de Negócios e Pitch.
O curso será realizado de maneira híbrida, entre os dias 07 e 11 de fevereiro:
- Dias 07, 08 e 09 de fevereiro: sessões por meio de plataforma online;
- Dias 10 e 11 de fevereiro: sessões presenciais no SUPERA Parque.
As inscrições se encerram em 06 de fevereiro, ou enquanto restarem vagas disponíveis.

Saiba mais: bit.ly/3H0qXzm

Prêmio Destaque Gestão de Pessoas 2023 ABTD
O Prêmio Destaque Gestão de Pessoas é uma ação anual da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) para o reconhecimento por conteúdos específicos em prol da comunidade de Recursos Humanos em geral. Tem o objetivo global de Fomentar, Desenvolver, Compartilhar e Prestigiar novos conhecimentos e inovações em Gestão de Pessoas. É baseado na prática de Gestão do Conhecimento.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2023.

Saiba mais: bit.ly/3QzHb5G

Ciência por Elas
Para despertar o interesse de meninas pela carreira científica e assim alcançar um maior número de pesquisadoras no futuro, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em parceria com o Laboratório de Tratamento Avançado de Água e Efluentes (OXLAB) da Unicamp e o Centro de Terapia Celular da USP, promove entre os dias 23 e 28 de janeiro a quarta edição do Ciência Por Elas.
O evento é voltado a meninas que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e haverá reserva de 50% das vagas para pretas e pardas. Elas vão participar de atividades teóricas e práticas com pesquisadoras de instituições como USP, Unicamp e Fiocruz, mostrando os trabalhos desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por pais ou responsáveis.

Para realizar a inscrição, acesse: bit.ly/3Qxgqih

Clube da Leitura
Clube da Leitura é uma parceria incrível entre a Kuratore, a getAbstract e a ABTD,  onde, a cada ciclo, oferecem 3 resumos de livros para leitura sob um tema principal e um encontro virtual para discutir, trocar ideias e insights sobre aquele tema.
O primeiro encontro do Clube da Leitura nesse ano será na sexta-feira, 27 de janeiro, a partir das 9h, online.
Nesse encontro o tema será "Mudança". Mudanças podem ser desafiadoras, mas também podem ser oportunidades para crescer e se desenvolver. É importante encarar as mudanças com flexibilidade e adaptabilidade, e estar aberto a novas possibilidades e perspectivas. Em geral, as mudanças são vistas como inevitáveis, e são um componente importante para o desenvolvimento humano.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3vXJ0Qp
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn