297ª edição  - 08 de dezembro de 2022
Edital 1645 / 2022 – Erasmus+ Ação-chave 1 – University of Groningen, Países Baixos (Mestrado)
Entre 24 de novembro e 21 de dezembro de 2022, ficarão abertas as inscrições ao Edital 1645 / 2022 – Erasmus+ Ação-chave 1 – University of Groningen, Países Baixos (Mestrado). Serão oferecidas até 06 (seis) vagas de intercâmbio, com concessão de bolsa. O programa é voltado a estudantes de Pós-Graduação para a realização de parte de suas atividades de pesquisa e aprendizado estritamente ligadas a projeto que resulte em Dissertação a ser apresentada à unidade USP de origem para obtenção de título de Mestre e que, futuramente, pretendam integrar programa de dupla titulação entre a USP e a University of Groningen (UG) em nível de doutorado, nos termos vigentes em ambas as instituições. Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus (
https://uspdigital.usp.br/mundus), opção Editais > Alunos de Pós-Graduação, sob o código 1645 e responsabilidade da AUCANI – Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, até consumada a providência que lhe disser respeito.
Lançamento do Edital do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação 
Está disponível o Edital 01/2023 referente ao PEEG - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (monitoria), para o 1º semestre de 2023. O prazo para inscrição online de projetos se estabelecerá de 01/12/2022 a 15/01/2023.
Acesse:
e.usp.br/mvh

Edital AUCANI - Programa USP-COFECUB (Docentes e Doutorandos)
Até 20 de dezembro de 2022, estão abertas as inscrições de propostas ao Edital 1634 / 2022 – Programa USP-COFECUB (Docentes e Doutorandos), em parceria com o Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB), França. O período de execução dos projetos será de maio de 2023 a dezembro de 2024. O edital é voltado aos docentes e doutorandos da USP. Pela instituição, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento. O Edital USP-COFECUB 2022 prevê o financiamento anual de até 32 mil reais pela USP para cada projeto aprovado. Acesso via Sitema Mundus nas áreas Editais > Docentes > n.º 1634 
Acesse o Edital n.º 1634:
bit.ly/3A5eS83
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Essa semana a Sala de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Todas as quartas-feiras
Local:
Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee
Jornal da USP: Em Dia Com o Direito #25: Na guerra um Estado pode justificar o uso da força, mas seus soldados podem ser condenados
Leia: e.usp.br/mv9

Jornal da USP: E-book gratuito traz o caminho burocrático percorrido pelo arroz e o feijão até o prato do brasileiro
Leia: e.usp.br/mva

Jornal da USP: Universidades brasileiras criam protocolos para o atendimento das denúncias de violência de gênero
Leia: e.usp.br/mvb

Jornal da USP: Home Office traz facilidades, mas precisa ser melhor planejado pelas empresas dizem especialistas
Leia: e.usp.br/mxc

Jornal da USP: Seminário internacional discute enfrentamento dos desafios pós-pandemia na educação
Leia: e.usp.br/mxd



 
Mesa-redonda Dezembro Verde: abandono e cuidados animais pós-restrições pandêmicas
O mês temático "Dezembro Verde" faz alusão a campanha para conscientização para a posse responsável de animais domésticos, visando a redução de abandono e casos de maus-tratos. O GT-Fauna é um grupo técnico de trabalho e estudos sobre gestão e conservação da fauna do campus da USP de Ribeirão Preto/SP, formado por docentes, doutores e mestres na área de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Comportamento Animal.
No "Dezembro Verde" desse ano, o GT-Fauna está promovendo uma mesa-redonda para discutir alterações no comportamento e abandono de animais domésticos relacionados ao período de isolamento social devido à pandemia. Será um evento gratuito, transmitido online pelo YouTube do GT-Fauna e com geração de certificados. O evento ocorrerá no dia 08/12, às 19:30h. 

Inscreva-se: bit.ly/3ERxfip

14th GNLU International Moot Court Competition, 2023 (GIMC 2023)
A Gujarat National Law University (GNLU), uma das principais universidades de educação jurídica na Índia, abre o convite para participação da 14ª edição do GNLU International Moot Court Competition (GIMC), programado para ser realizado de 15 a 19 de fevereiro de 2023. O GIMC é o pioneiro em iniciar o discurso sobre leis de comércio internacional na Índia e foi aclamado como um dos principais debatedores sobre leis de comércio. O GIMC simula o mecanismo de solução de controvérsias da OMC e promove a capacitação tanto para defesa quanto para pesquisa. O Moot Problem desta edição gira em torno do tratamento discriminatório de produtos e mostra a aplicação de medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS) dentro do Sistema da Organização Mundial do Comércio.

Para mais detalhes, acesse: bit.ly/3OAmwgS

VOLUNTARIADO - Pesquisa: “EMPATIA, GENERATIVIDADE E VALORES DO TRABALHO NA VIDA ADULTA”
A pedido da aluna Priscila Galhardo, aluna de doutorado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Luciana Maria Caetano. divulgamos a oportunidade de participação voluntária na pesquisa que busca investigar como trabalhadores avaliam percepções e situações sobre suas preocupações com o outro e seus valores relacionados à vida profissional. Para participar basta responder e divulgar a pesquisa para outros(as) trabalhadores(as) de 20 a 60 anos, que estejam trabalhando há pelo menos um ano. O preenchimento demandará de aproximadamente 15 minutos do seu tempo.

Acesse o formulário: bit.ly/3VFUByQ

eLab Start!
O eLab Start é um evento promovido pelo Laboratório de Empreendedorismo FEA-USP (eLab). Ele será realizado no dia 10 de dezembro, no InovaUSP (Centro de Inovação da Universidade de São Paulo) em São Paulo, das 13h às 18h. A fim de oferecer conhecimento e networking entre empreendedores, investidores e universitários, o evento será composto por stands com startups para divulgação de vagas e da marca, palestras sobre assuntos do ecossistema empreendedor e competição de pitches de startups early stage. 

Inscreva-se: linktr.ee/elabfeausp

Chamada de Trabalhos do CBTD 2023
A Chamada de Trabalhos é uma oportunidade para estar no palco do CBTD 2023 (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) realizado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). Todos os trabalhos serão cuidadosamente avaliados pela Comissão Científica, formada por profissionais da área de T&D que, a partir de suas experiências e conhecimento de demandas da área de treinamento e desenvolvimento, formatam a grade de atividades do Congresso baseada em 4 pilares: Capital Humano, Desenvolvimento de Liderança, Metodologias e Processo de Aprendizagem,  e Planejamento e Avaliação de Programas de Treinamento. A Chamada de Trabalhos ficará aberta até 31 de janeiro de 2023.

Saiba mais: bit.ly/3Bkqzsp

Inscrições prorrogadas para o Programa Verão 2023 da FSP-USP
O tradicional Programa de Verão da Faculdade de Saúde Pública da USP, organizado por meio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP, é uma maneira de desenvolver e fortalecer os laços da academia com a comunidade. O prazo de inscrições para o programa foi prorrogado para até o dia 09 de dezembro de 2022. Em 2023, o 30º Programa de Verão ocorrerá no período de 16 de janeiro a 17 de fevereiro.

Saiba mais: fsp.usp.br/cverao

Programa USP iFriends recebe inscrições de Alunos USP e alunos internacionais
Com o objetivo de integrar estudantes intercambistas estrangeiros à Universidade de São Paulo, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) criou o Programa USP iFriends: um programa de voluntariado em que alunos USP auxiliam intercambistas em suas principais questões relacionadas ao período que passarão no Brasil. O Progama USP iFriends convida todos os alunos USP ou alunos internacionais a se inscreverem e participarem da próxima edição presencial no 1º semestre de 2023. As inscrições ficaram abertas de 05 de dezembro até 24 de março de 2023. Nessa edição, os alunos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) podem se inscrever tanto como amigos USP quanto como amigos estrangeiros.
Inscrição como amigo USP (receberá um estudante estrangeiro): será realizada no Sistema Júpiter, no campo USP iFriends;
Inscrição como amigo estrangeiro (será recebido por um aluno USP): será realizada na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends.

Saiba mais: e.usp.br/mxq
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn