296ª edição  - 02 de dezembro de 2022
Inscrições abertas para Atendimento Psicológico - Programa de Saúde Mental e Bem-estar
Estão abertas as inscrições para o Ciclo 07 do Atendimento Psicológico oferecido pelo Programa de Saúde Mental e Bem-estar da FDRP. O edital oferece até no máximo 20 vagas, sendo 80% dedicadas para estudantes de graduação e 20% aos estudantes de pós-graduação. O ciclo terá início em janeiro de 2023. As inscrições se encontram abertas até o dia 2 de dezembro.
Saiba mais:
e.usp.br/mcb
Edital 1645 / 2022 – Erasmus+ Ação-chave 1 – University of Groningen, Países Baixos (Mestrado)
Entre 24 de novembro e 21 de dezembro de 2022, ficarão abertas as inscrições ao Edital 1645 / 2022 – Erasmus+ Ação-chave 1 – University of Groningen, Países Baixos (Mestrado). Serão oferecidas até 06 (seis) vagas de intercâmbio, com concessão de bolsa. O programa é voltado a estudantes de Pós-Graduação para a realização de parte de suas atividades de pesquisa e aprendizado estritamente ligadas a projeto que resulte em Dissertação a ser apresentada à unidade USP de origem para obtenção de título de Mestre e que, futuramente, pretendam integrar programa de dupla titulação entre a USP e a University of Groningen (UG) em nível de doutorado, nos termos vigentes em ambas as instituições. Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus), opção Editais > Alunos de Pós-Graduação, sob o código 1645 e responsabilidade da AUCANI – Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, até consumada a providência que lhe disser respeito.

Peking University (China) recebe inscrições às bolsas da Yenching Academy 2023
Até 27 de novembro de 2022, ao meio-dia (horário de Pequim), estão abertas as inscrições ao processo seletivo de bolsas da Peking University (China), no âmbito da Yenching Academy de 2023. A Yenching Academy é um programa de mestrado internacional de alto nível, com bolsa de estudos, oferecido pelo Yanjing College localizado no campus da Peking University (PKU) em Beijing, China. O processo seletivo é realizado anualmente e o programa tem como objetivo formar lideranças dedicadas a promover o progresso e o entendimento global.
Saiba mais:
e.usp.br/mp5
Lançamento do Edital do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação 
Está disponível o Edital 01/2023 referente ao PEEG - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (monitoria), para o 1º semestre de 2023. O prazo para inscrição online de projetos se estabelecerá de 01/12/2022 a 15/01/2023.
Acesse:
e.usp.br/mvh

Edital AUCANI - Programa USP-COFECUB (Docentes e Doutorandos)
Até 20 de dezembro de 2022, estão abertas as inscrições de propostas ao Edital 1634 / 2022 – Programa USP-COFECUB (Docentes e Doutorandos), em parceria com o Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB), França. O período de execução dos projetos será de maio de 2023 a dezembro de 2024. O edital é voltado aos docentes e doutorandos da USP. Pela instituição, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento. O Edital USP-COFECUB 2022 prevê o financiamento anual de até 32 mil reais pela USP para cada projeto aprovado. Acesso via Sitema Mundus nas áreas Editais > Docentes > n.º 1634 
Acesse o Edital n.º 1634:
bit.ly/3A5eS83
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Essa semana a Sala de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Dia: 07/12 (quarta-feira)
Local: Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee
Revide: Perspectiva feminista no Direito
Leia:
bit.ly/3VGXRcF

Folha Uberaba: PMU Oficializa Mudanças Nesta Segunda, 28
Leia:
bit.ly/3VGI6CO

Revista Attalea: “Compliance trabalhista no agronegócio: a importância e principais vantagens”
Leia:
bit.ly/3VEr2hf

Jornal da USP: Em Dia Com o Direito #25: Na guerra um Estado pode justificar o uso da força, mas seus soldados podem ser condenados
Leia:
e.usp.br/mv9

Jornal da USP: E-book gratuito traz o caminho burocrático percorrido pelo arroz e o feijão até o prato do brasileiro
Leia:
e.usp.br/mva

Jornal da USP: Universidades brasileiras criam protocolos para o atendimento das denúncias de violência de gênero
Leia:
e.usp.br/mvb
Fórum da Música Brasileira 2022
O primeiro Fórum da Música Brasileira, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira, traz ao palco do Centro Cultural Federal de Justiça apresentações musicais e mesas de debate em 4 dias de programação, com a participação de alguns dos principais compositores, maestros e instrumentistas da música de concerto da atualidade. Com o objetivo de refletir sobre a tradição e evolução da música brasileira, o fórum dialoga também com temas como comunicação, educação e impacto social da música. O fórum ocorrerá dos dias 1 a 4/12, sendo do dia 2 a 4/12 das 10h às 14h no teatro do Centro Cultural Federal de Justiça. 
Saiba mais:
bit.ly/3VgRTj3

Allen & Overy - NLU Jodhpur International Deal Negotiation Competition, 2023
A primeira edição da  Competição Internacional de Negociação de Acordos Allen & Overy - NLU Jodhpur,  acontecerá fisicamente em Jodhpur (Índia) entre  10 e 12 de março de 2023.   A competição receberá equipes de todo o mundo, permitindo aos participantes uma rara oportunidade de interagir e interagir com seus alunos em um ambiente verdadeiramente multicultural. Além das sessões de negociação, a Competição também incluirá sessões de treinamento em negociação pelos advogados experientes da Allen & Overy, destinadas a ajudar os participantes a desenvolver habilidades essenciais para uma carreira em direito comercial e um ambiente transacional internacional. 
As inscrições serão feitas de forma contínua, sendo aconselhado o registro das vagas até o dia 7 de dezembro 23h59 (IST) 
Saiba mais:
bit.ly/3Fi76e4

Conferência “Para além da associação clássica entre confiança política e corrupção”
O Grupo de Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa, promove no dia 7 de dezembro, às 9h, a conferência online “Para além da associação clássica entre confiança política e corrupção: quando a experiência de corrupção assume a liderança”. O evento será exclusivamente online e integra o ciclo de conferências que as duas instituições estão realizando em 2022. A transmissão será feita pelo canal do IEA-RP no YouTube e no perfil do Instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes mediante preenchimento de formulário durante a transmissão.
Saiba mais e inscreva-se:
bit.ly/3iwDZuR

Mesa-redonda Dezembro Verde: abandono e cuidados animais pós-restrições pandêmicas
O mês temático "Dezembro Verde" faz alusão a campanha para conscientização para a posse responsável de animais domésticos, visando a redução de abandono e casos de maus-tratos! O GT-Fauna é um grupo técnico de trabalho e estudos sobre gestão e conservação da fauna do campus da USP de Ribeirão Preto/SP, formado por docentes, doutores e mestres na área de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Comportamento Animal.
No "Dezembro Verde" desse ano, o GT-Fauna está promovendo uma mesa-redonda para discutir alterações no comportamento e abandono de animais domésticos relacionados ao período de isolamento social devido à pandemia. Será um evento gratuito, transmitido online pelo YouTube do GT-Fauna e com geração de certificados. O evento ocorrerá no dia 08/12, às 19:30h. 
Inscreva-se:
bit.ly/3ERxfip

 
14th GNLU International Moot Court Competition, 2023 (GIMC 2023)
A Gujarat National Law University (GNLU), uma das principais universidades de educação jurídica na Índia, abre o convite para participação da 14ª edição do GNLU International Moot Court Competition (GIMC), programado para ser realizado de 15 a 19 de fevereiro de 2023. O GIMC é o pioneiro em iniciar o discurso sobre leis de comércio internacional na Índia e foi aclamado como um dos principais debatedores sobre leis de comércio. O GIMC simula o mecanismo de solução de controvérsias da OMC e promove a capacitação tanto para defesa quanto para pesquisa. O Moot Problem desta edição gira em torno do tratamento discriminatório de produtos e mostra a aplicação de medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS) dentro do Sistema da Organização Mundial do Comércio.
Para mais detalhes, acesse:
bit.ly/3OAmwgS

Conferência: “Tripé de aceleração da inovação: conceito e prática para as organizações”
A inovação demanda velocidade para se manter relevante. Porém, exigências de conformidade jurídica, implementação de melhores práticas e reflexões sobre o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços podem ser interpretados como entraves que atrasam o lançamento. Para mostrar como esses aspectos pode ser utilizados a favor das empresas, o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em parceria com o Centro de Inteligência Artificial (C4AI), promove no dia 23 de novembro, às 18h, a conferência “Tripé de aceleração da inovação: conceito e prática para as organizações”. O evento será exclusivamente online, com transmissão pelo canal do C4AI no YouTube e haverá emissão de certificados. 
Saiba mais:
e.usp.br/mot

VOLUNTARIADO - 6ª Etapa Pesquisa Saúde Mental na Pandemia
A pedido da Profª Drª Juliana Campos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas – UNESP, divulgamos a oportunidade de participação voluntária na 6ª fase de sua pesquisa “Emoções, Humor e estratégias de enfrentamento na pandemia”. Solicita-se também a colaboração, por meio da divulgação do link a seus pares, estudantes, familiares, colegas e amigos. O preenchimento demandará de 20 a 25 minutos do seu tempo. 
Acesse o formulário
bit.ly/PesquisaCovidUNESP

BATUQUE PRA SORRIR
A oficina tem como objetivos propiciar o contato com a musicalidade por meio da produção de instrumentos percussivos feitos com materiais recicláveis e alternativos, que servirão de base para abordar aspectos da cultura afro-indígena como dança, ritmos como o com Coco, prática realizada pelas culturas populares de origem afro- indígena, que envolve dança, com passos de sapateado e batidas de palmas; música, com um ritmo de batuque advindo de instrumentos de percussão; poesia, através das letras cantadas pelo Mestre e pelos brincantes: a embolada de Coco. A oficina será realizada no dia 26/11, sábado, das 14h às 18h no ECEU FMRP - Av. 9 de julho 980 - Centro Ribeirão Preto, sendo dedicada à faixa etária de 7 a 15 anos.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

A obra de Carolina Maria de Jesus na discussão sobre as desigualdades
Carolina Maria de Jesus viveu na favela do Canindé e como catadora de lixo sustentou sozinha seus três filhos. Gostava de ler, e nos momentos em que podia, escrevia seu diário contando seu cotidiano e o da favela. Seus escritos foram publicados em 1960 através do livro intitulado "Quarto de despejo: Diário de uma favelada". Sua obra inicial se tornou registro essencial para o conhecimento, entendimento e reflexões em torno da desigualdade social presente em nosso país. Esta oficina será realizada nos dias 30/11 e 07/12, das 17h30 às 19h30, na Biblioteca Sinhá Junqueira - R. Duque de Caxias 547 - Centro Ribeirão Preto.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

FANTA Konatê e DJEMBEDON - Apresentação musical
O evento ocorrerá no Teatro do Campus da USP de Ribeirão Preto, no dia 02/12, às 20h, sendo gratuito. A apresentação conta com músicas e danças representando a cultura Guiné-Conacri. Este espetáculo busca contar a história da cultura africana.
Fanta Konatê é cantora, bailarina e coreografa. Especializada em danças tradicionais e contemporâneas do Oeste Africano.

COLAGEM AFROFUTURISTA
A oficina, realizada por Carolina Gregório, irá contextualizar os conceitos da técnica artística, colagem, e o termo "Afrofuturismo", dentro da realidade brasileira. Em seguida será desenvolvida a parte prática da técnica. A oficina será realizada no dia 03/12, sábado, no ECEU FMRP - Av. 9 de julho 980 - Centro Ribeirão Preto, possuindo duas turmas, uma delas dedicada à faixa etária de 7 a 15 anos das 9h às 11h, e uma segunda turma, dedica a faixa etária superior a 16 anos, das 14h às 16h.
Lista de material: tesoura, cola branca, um pincel para passar a cola, revistas para recortar, papel cartão colorido.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

Maracatu Para Mulheres Iniciantes
Roda de conversa para refletir com as participantes o debate de temas como machismo, racismo e a intolerância religiosa e uma reflexão sobre os significados nas letras do Baque Mulher. Interação com os instrumentos que formam o Maracatu, técnica de baquetas, execução de exercícios rítmicos, execução das células rítmicas com palmas, pés, solfejos e instrumentos. A oficina será realizada no dia 03/12, sábado, das 14h às 20h no Teatro do Campus da USP Ribeirão Preto.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

Sustentabilidade Corporal - A expressão para um corpo inclusivo
O objetivo desta oficina é proporcionar o reconhecimento do corpo de forma orgânica, desenvolvendo a consciência e expressão corporal. Além disso, será exercitado o empoderamento pelo caminho do autoconhecimento de maneira dialética entre corpos e conexões, abrindo espaços de respiro, descoberta e criação de cenas. A oficina será realizada nos dias 03/12 e 04/12, sábado e domingo, das 14h às 17h no Teatro do Campus - Balão Central - Campus da USP Ribeirão Preto.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

Expressão da diversidade através da fotografia
Introdução aos conceitos básicos da fotografia com roda de bate-papo sobre o tema “expressão, diversidade e gênero”. Serão discutidas propostas de fotografias para posterior realização prática das mesmas. A oficina será realizada no dia 03/12 e 10/12, sábado, das 08h às 12h na Seção de Atividades Culturais - Rua Pedreira de Freitas, casa 4 - Campus da USP Ribeirão Preto.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

Introdução a Maquiagem Artística
Voltada para atores e interessados em geral, esta oficina prática irá partilhar conhecimentos, técnicas e experiências de maquiagem artística. Os participantes desenvolverão sua criatividade e arte elaborando uma maquiagem autoral. A oficina será realizada no dia 03/12 e 10/12, sábado, das 14h às 18h na Seção de Atividades Culturais - Rua Pedreira de Freitas, casa 4 - Campus da USP Ribeirão Preto
Lista de material: pincel e esponja de maquiagem, espelho de mão.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

TEATRO - CORPO - IMAGEM
Com o objetivo de inserir e incentivar a inclusão no dia a dia da sociedade, essa oficina consiste na apresentação de atividades que colocam a arte como lugar de acolhimento. É voltada para profissionais que queiram incorporar às suas práticas atividades criativas de forma inclusiva. A oficina busca sensibilizar os participantes para esse olhar atento à diversidade. A oficina será realizada nos dias 05 e 07/12, segunda e quarta, das 14h às 17h na Seção de Atividades Culturais - Rua Pedreira de Freitas, casa 4 - Campus da USP Ribeirão Preto
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

Educação inclusiva através do olhar periférico
Voltada para educadores e interessados em geral, esta oficina busca estabelecer uma conexão coletiva com os alunos trabalhando a noção de percepção e associação, expectativa versus perspectiva, a conexão através da empatia e a viabilização de novos caminhos através da informação no espaço educativo. A oficina será realizada no dia 06/12 e 09/12, terça e sexta, das 19h30 às 21h30 na Biblioteca Sinhá Junqueira - R. Duque de Caxias 547 - Centro Ribeirão Preto. 
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

Re-Dicionário ilustrado da diversidade e inclusão social
A oficina propõe a reflexão sobre os significados das palavras e sua ressignificação, que serão reescritas em verbetes ilustrados com imagens resultantes de dinâmicas realizadas pelo coletivo. A elaboração do Re-Dicionário se faz de forma plural, na troca, no diálogo e no encontro, compondo uma obra coletiva, e de identidades múltiplas, a ser compartilhada pelas pessoas participantes com suas comunidades. A oficina será realizada no dia 05/12 e 07/12, segunda e quarta, das 14h às 17h na Biblioteca Sinhá Junqueira - R. Duque de Caxias 547 - Centro Ribeirão Preto.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj

Meditação Seon e Cultura Coreana
A oficina tem como objetivo estimular a prática de meditação como forma de equilíbrio entre corpo e mente e estratégia de favorecimento do controle emocional e mental. Através de práticas meditativas do método da Escola Suseonjae (Meditação Seon), que fazem parte da cultura coreana. Visa também o autocuidado e propiciar um ambiente significativo de troca e interação entre pessoas. A oficina será realizada no dia 10/12, sábado, das 08h às 12h e das 14h às 18h na Biblioteca Sinhá Junqueira - R. Duque de Caxias 547 - Centro Ribeirão Preto.
Inscreva-se:
bit.ly/3LB4Lvj
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn