290ª edição  - 21 de outubro de 2022
Docentes da FDRP publicam livro sobre a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural
O livro “Extensíon Rural Para Ambientes de Comunicación Digital: Metodologia Pedagógica Y Ejemplos de Aplicación”, de co-autoria das Profas. Dras. Flávia Trentini e Iara Pereira Ribeiro, dispõe sobre a importância de construir uma forma de comunicação dialógica com as pessoas que vivem e trabalham no meio rural é um dos fundamentos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), buscando o desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente sustentável da produção agropecuária. Dentro desta perspectiva, complementada por outras, neste livro apresenta-se uma metodologia educacional voltada para a ATER Digital e participativa, que promove os elementos de “Saúde Única” e Justiça Social no campo, com exemplos e disponibilizando recursos educacionais.
Acesse a obra na íntegra:
bit.ly/3TlyeNT
Diálogos entre a Direito USP Ribeirão e Comissão de Meio Ambiente da OAB SP
Nesta segunda-feira (24 de outubro), ocorrerá a continuação dos Diálogos entre a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e a Comissão de Meio Ambiente da OAB-SP. O evento contará com a presença dos ilustres advogados: Dra. Juliana Mattei (às 10h30), Dr. Francisco Saccomano Neto (às 14h30) e o Dr. Mauro Przewozinski (às 16h30). Ao público externo, o evento será transmitido on-line, por meio do YouTube da FDRP. Haverá emissão de certificação aos participantes.
Participe:
e.usp.br/lrz

Seminário: Redução das desigualdades
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 17 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O décimo quinto deles tratará sobre o tema Redução das desigualdades.
Data:26/10/2022 às 19h
Local: Anfiteatro da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/lry
IV Seminário de Pesquisa da FDRP/USP – “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito”
O IV Seminário de Pesquisa da FDRP/USP – “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito” é um evento anual realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e pela Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP) e conta com quatro Eixos Temáticos: I. Acesso à justiça e desigualdades; II. Ambientes e desenvolvimento: avaliação de políticas públicas e atividades impactantes sobre o ambiente natural, urbano, cultural e laboral; III. Ética e desenvolvimento; IV. Interdisciplinaridade e Métodos de Pesquisa em Direito. O IV Seminário de Pesquisa da FDRP/USP contará com palestras (mesas), minicursos e grupos para apresentação de trabalhos. O Seminário está aberto para submissões.
Saiba mais:
e.usp.br/lrx
Prazo de submissão prorrogado - XXIX Congresso Nacional do CONPEDI
A Submissão de artigos e pôsteres para o XXIX Congresso Nacional do CONPEDI foi prorrogado até dia 23/10/2022. O XXIX Congresso Nacional do CONPEDI será realizado entre os dias 07, 08 e 09 de dezembro, na cidade de Balneário Camboriú – SC, com a temática “Constitucionalismo, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Smart Cities”.
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3VJj4DN

VII Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana
Em 2022, o VII Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana será realizado ente os dias 16 e 18 de novembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesta edição, o encontro propõe uma reflexão macrofilosófica sobre o tema das revoluções - políticas, sociais, culturais, científicas - e seus impactos sobre os conceitos de pessoa e de dignidade humana. O período para submissão de trabalhos será de 17 de outubro até 10 de novembro. De modo a possibilitar a participação de pesquisadores de todo o país, os grupos de trabalho serão realizados virtualmente.
Acesse o edital:
bit.ly/3TkyBs6
Inscreva-se como ouvinte: bit.ly/3glQxnA
Jornal da USP: Seminário discute consumo e produção responsáveis
Leia:
bit.ly/3yYP3Gm

ANAFE: ANAFE apoia o X Congresso Estadual da Advocacia Pública realizado pela OAB/SP
Leia:
bit.ly/3VOxeDx

Revide: USP Ribeirão Preto promove seminário sobre desenvolvimento sustentável
Leia:
bit.ly/3TH6d3k
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Essa semana a Sala de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Aula de Canto 
Dia: 24/10 (segunda-feira)
Ministrantes: Gabriela Vian e João Vitor Pitol
Horário: 19h
Local: Presencial – Sala C24 da FDRP
Inscrições presenciais, no horário da aula

Oficina Literária
Ministrante: Ana Letícia Brunelli
Dia: 25/10 (terça-feira)
Horário: 12h às 13h30
Local: Presencial – Sala B15 da FDRP
Inscrições: bit.ly/3qKdF0R

Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Dia: 26/10 (quarta-feira)
Local: Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee

Oficina de Idiomas - Conversação em Inglês
Ministrante: Luiz Henrique Costa e Silva
Dia: 26/10 (quarta-feira)
Horário: 19h - 20h30
Local: Virtual - Via Meet

Cinedireito
Dia: 27/10 (quinta-feira)
Evento Cultural
Ministrante: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Horário: 19h
Local: Cineclube Cauim, R. São Sebastião, 920 – Centro, Ribeirão Preto – SP
Inscrições no local.
Saúde Mental na USP: Inclusão e Pertencimento,
O curso atende a uma das estratégias da PRIP, mais especificamente o da ampla participação da comunidade universitária na construção de uma Universidade promotora de inclusão e pertencimento. O curso conta com professores/as de várias unidades da USP e possibilita: disseminar e discutir a proposta de saúde mental da PRIP, convidando à ampla participação; transmitir informações importantes sobre sofrimento psíquico e sociopolítico, ampliando a possibilidade de atenção e diálogo às situações presentes no contexto universitário; e dar subsídios para o acolhimento inicial de demandas em saúde mental e a estratégias de construção de espaços de bem estar social e saúde mental.  Oferecimento: Período: 31/10/2022 a 03 /12/2022, das 18 às 20:30 hs, on-line. As Inscrições serão realizadas no Sistema Apolo.
Para realizar a inscrição, acesse:
bit.ly/3SdTGTP

Graduação, pós e bolsas de estudos na França
O Campus France Brasil informa que as candidaturas para graduação e pós-graduação na França estão atualmente abertas. Muitas das opções de cursos são oferecidas em instituições públicas e, eventualmente, possibilitam a solicitação de bolsas de estudos. A partir de 1º de outubro, o Campus France recebe candidaturas de brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil para graduação ou pós-graduação na França para o ano letivo 2023-2024. A aplicação é feita através da plataforma on-line Études en France, onde é possível indicar diversas formações através de um único dossiê. É possível começar a graduação do zero ou fazer um tipo de “transferência”: se você já estuda aqui no Brasil, consegue aproveitar os créditos que já tem para entrar no 2º ou 3º ano da Licence, a graduação na França.
Saiba mais:
bit.ly/3Df7c54

Ciência e Tecnologia para Conversação da Amazônia - Academia Amazônia Ensina
O evento contará com as palestras "Inovação e Amazônia: do Tipiti ao Tipitix, ciência e inovação da Amazônia para um planeta viável”, apresentada por João Meirelles do Instituto Peabiru, e “Os desafios para fazer a floresta valer mais em pé do que derrubada: O caso Darvore” proferida pelo sócio-diretor João Tezza Neto. O evento ocorrerá no dia 25 de outubro às 15h no Supera Parque – Prédio 1, sala SUPERALAB 1.
Para realizar as inscrições, acesse:
bit.ly/3VLi0iU

1ª Oficina Intermediária do Moodle 2022 (presencial)
A oficina será ministrada pela Analista de Sistemas do CETI-RP, Clélia Camargo Cardoso. Serão oferecidas doze vagas e o curso ocorrerá no dia 9 de novembro, das 14h às 17h, na Sala de Treinamento Bloco B/CETI-RP/STI. 
Inscreva-se:
bit.ly/3eNNV1j

Study in Europe Digital Show
As agências de estudos na França (Campus France), Alemanha (DAAD), Espanha (Escritório de Educação na Espanha da Embaixada da Espanha no Brasil), Suíça (Swissnex) e Irlanda (Consulado Geral da Irlanda em São Paulo) organizam o Study in Europe Digital Show, uma série de apresentações on-line, com o objetivo de promover informações sobre os estudos superiores nos países europeus. O evento começa às 17h do dia 27 de outubro, no canal da Swissnex.
Para participar, é necessário realizar a inscrição no link:
bit.ly/3CPGZsG
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn