289ª edição  - 14 de outubro de 2022
Livro “Justiça Restaurativa” é lançado como objeto das atividades de pós-doutoramento na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Acaba de ser publicado o livro “Justiça Restaurativa”, coordenado pela Profa. Dra. Cristina Rego de Oliveira e pelo Prof. Dr. Eduardo Saad Diniz. Trata-se de trabalho desenvolvido como parte das atividades de pós-doutoramento da Profa. Cristina na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e no marco do Edital 01/2021 – Laboratórios Didáticos da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo para Apoio Financeiro, o “USP Restaura”, que originou o oferecimento de curso de formação em práticas restaurativas, gratuito e amplamente difundido no Brasil. Nossos agradecimentos à Profa. Dra. Cristina Rego de Oliveira pela liderança no projeto e pelo extraordinário trabalho de difusão do restaurativismo no Brasil.
Para baixar o livro, acesse:
e.usp.br/lpi
Abertura 30ª Edição do SIICUSP
A Abertura do 30ª SIICUSP será realizada pelo diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Prof. Dr. Nuno M.M. S. Coelho, e contará com apresentação musical promovida pelo Departamento de Música da FFCLRP e palestra do Prof. Dr. Luiz Carlos Dias, professor titular do departamento de química da Unicamp. 
Data: 17/10/2022 às 9h30
Modalidade: Presencial
Saiba mais:
e.usp.br/lmd

IV Seminário Internacional de Direito e Religião - “Direito, Religião e ambiente político-cultural”
O evento tem como objetivo discutir a Liberdade de crença e religião em seus desafios e perspectivas sociopolíticas, no âmbito do Direito e Religião, em suas diversas dimensões, como direito de expressão, de associação, de culto e de manifestação pública. 
Data: 18 a 20/10/2022, às 8h30
Modalidade online
Docente responsável: Prof. Dr. Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua
Saiba mais:
e.usp.br/l43

1ª Simulação ONU: Corte Internacional de Justiça Agoriana
A 1ª Simulação ONU: Corte Internacional de Justiça Agoriana, é um evento idealizado e organizado pela entidade Ágora, constituída por estudantes de graduação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), Universidade de São Paulo. O evento traz uma perspectiva jurídica às tradicionais Simulações da ONU e, por isso, dará ênfase ao principal órgão judicial das Nações Unidas: A Corte Internacional de Justiça (CIJ), ou “Corte de Haia”, e tem como caso o recém-iniciado conflito entre Ucrânia e Federação Russa.
Data: 19/10 às 18h30
Local: Auditório – FDRP
Saiba mais:
e.usp.br/lme

Seminário: Consumo e Produção Responsáveis
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 17 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O décimo quarto deles tratará sobre o tema Consumo e Produção Responsáveis.
Data: 19/10/2022 às 19h
Local: Anfiteatro da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/lmh
Panorama Geral do Direito Comercial
O evento, de organização do Prof. Dr.Rogério Alessandre de Oliveira Castro, e que responsável pela apresentação sobre recuperação extrajudicial e aspectos práticos, contará com a presença do Prof. Dr. Haroldo Malheiros D. Verçosa - professor Sênior do Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP e sócio de Duclerc Verçosa Advogados Associados, que apresentará palestra sobre aspectos relevantes de sua obra Direito Comercial, recentemente atualizada. 
Data: 27/10/2022 às 18h30
Local: Sala C-32
Docente responsável: Prof. Dr. Rogério Alessandre de Oliveira Castro
Saiba mais:
e.usp.br/lmg

Seminário: Redução de Desigualdades
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 17 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O décimo quinto deles tratará sobre o tema Redução de Desigualdades.
Data: 26/10/2022 às 19h
Local: Anfiteatro da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/lmk

Curso continuado de direito médico
O curso visa manter a atualização sobre temas polêmicos do direito médico. Voltado para alunos de graduação e pós-graduação, bem como para profissionais da área. 
Data: 27/10 às 19h30
Local: Anfiteatro da FDRP
Docentes responsáveis: Prof. Dra. Marta Rodrigues Maffeis (FDRP) e Prof. Dr. Wilson Salgado Filho (FMRP) 
Saiba mais:
e.usp.br/jw3 
VII Seminário de Integração FGV Direito Rio e Faculdade de Direito da UERJ
O objetivo do Seminário é consolidar um espaço para o desenvolvimento de debates qualificados sobre temas de direito público no país. O evento conta com a participação de professores e alunos das duas instituições, além de professores convidados de outros PPG's. O seminário recebe submissão de artigos de graduados(as) e pós-graduandos(as) stricto sensu em Direito para os Grupos de Trabalho (GT's) do evento. A cada edição busca-se promover discussões atuais e relevantes acerca das questões tocantes ao direito administrativo e também regulatório. Entre os dias 10 a 14/11 acontecerão as apresentações dos trabalhos selecionados via Zoom. O evento acontecerá na Sede da FGV no dia 17/11, das 17 às 20h
Saiba mais:
bit.ly/3yJAAxP

Revista de Direito da UFV recebe artigos para publicação
Ficam abertas, em fluxo contínuo, as submissões de artigos, a serem publicados na Revista de Direito da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Qualquer pessoa, seja ela vinculada ou não à referida Universidade, poderá submeter artigos - que deverão ser inéditos - para publicação na Revista do Curso de Direito. Os artigos obrigatoriamente devem estar relacionados com as temáticas do Direito e enviados através do portal da Revista. A Revista é publicada em dois números anuais, mas com recebimento em qualquer época do ano e sua publicação se dará assim que os pareceres de aceitação e/ou correções obrigatórias forem emitidos e acatados.
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3yDCdgE

II Congresso de Insolvência Empresarial de Ribeirão Preto
O evento contará com a participação de alguns dos principais nomes do setor, representantes do poder público e um painel específico sobre estratégias de créditos para empresas em crise, com viés multidisciplinar. O evento ocorrerá no dia 25/10, das 08h às 21h, no Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention. 
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3eraBVa

IV Congresso Internacional de Direito da Saúde
Nesse ano, no IV Congresso Internacional de Direito da Saúde, serão discutidos temas que estão em evidência, por exemplo: transformações da saúde digital, segurança do paciente, avanços da medicina, ciência nos processos judiciais e etc. O evento ocorrerá na Rua Doutor Cesário da Mota, 8, Santos/SP, nos dias 20 (às 09h) e 22 (às 12h) de outubro 2022.
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3T4NQFk

Seminários UFMG Inteligência e Inteligência Artificial
O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais vai realizar de 8 a 11 de novembro a Série Seminários UFMG Inteligência e Inteligência Artificial. A iniciativa contará com a participação de renomados especialistas em Inteligência Artificial e Ciências Cognitivas que fornecerão um painel atualizado e abrangente sobre as questões de ponta na área. Dois ganhadores do Prêmio Nobel e pesquisadores de destaque em neurociências, ciência da computação, economia, linguística, filosofia, artes, física e outros estão entre os convidados. O evento ocorrerá paralelamente ao IV Encontro Intercontinental Academia em Belo Horizonte no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1) da UFMG.
Saiba mais:
bit.ly/3CB1Yzi

XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito - ABraSD
O evento - organizado em conjunto ao grupo de pesquisa de Sociologia do Direito e da Religião, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito - ocorrerá nos dias 15 a 16 de dezembro, na Universidade de Brasília. O grupo de pesquisa se propõe a identificar e analisar, sob a perspectiva da Sociologia do Direito e da Religião: A existência de sistemas de direito religioso e sua relação com o ordenamento jurídico geral; A relação entre as confissões religiosas, direito e Estado no mundo, com foco na América Latina. A previsão para abertura das inscrições é no dia 17/10. 
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3CWbUVq
Migalhas: A MP 1124 como amálgama para a adequação do Brasil aos parâmetros da OCDE e do GDPR
Leia:
bit.ly/3EFTHww
 Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Essa semana a Sala de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Aula de Canto 
Dia: 10/10 (segunda-feira)
Ministrantes: Gabriela Vian e João Vitor Pitol
Horário: 19h
Local: Presencial – Sala C24 da FDRP
Inscrições presenciais, no horário da aula

Cinedireito
Dia: 20/10 (quinta-feira)
Evento Cultural
Ministrante: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Horário: 19h
Local: Cineclube Cauim, R. São Sebastião, 920 – Centro, Ribeirão Preto – SP
Inscrições no local.

Ultimate Frisbee
Horário: 16h30
Dia: 19/10 (quarta-feira)
Local: Campo do CEFER
Contato:
@rayasultimatefrisbee

Oficina de Idiomas - Conversação em Inglês
Ministrante: Luiz Henrique Costa e Silva
Dia: 19/10 (quarta-feira)
Horário: 19h - 20h30
Local: Virtual - Via Meet
Inscrições (até 17/10):
bit.ly/3RVTtEA

Oficina de Desenho Zentangle (Desenho Meditativo)
Ministrante: Alice Calori
Dia: 20/10 (Quinta-feira)
Horário: 13h -14h
Local: Presencial - Sala B15, Bloco B - Faculdade de Direito de Ribeirão preto
Inscrições até (19/10):
bit.ly/3s26VvT

 
Mostra Lugares
Os artistas reunidos no projeto LUGARES miram contextos nitidamente diversos entre si - uma tessitura de muitos Brasis, que brota a partir de relações poéticas viscerais, trazendo à tona lugares outros, além daqueles definidos pela geografia: o lugar da memória; o lugar imaginado; o lugar da vida cotidiana; o lugar do desejo, do sonho; o lugar dos afetos; o lugar do fluxo, da passagem; o não lugar. Um recorte expositivo que abre campo à reflexão sobre diferentes formas de pertencer e estar no mundo, na contemporaneidade. A abertura ocorrerá em 13 de outubro 2022, das 14h às 18h30, estando aberta à visitação até 17 de novembro (de segunda a sexta, das 10h Às 18h) na  Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada na Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo SP. 
Para mais informações, acesse:
e.usp.br/lp2

Palestra: O globo de da VINCI de 1504
Em razão da primeira menção do nome Brasil em um globo terrestre e do bicentenário da Independência do Brasil, a Embaixada da Áustria em Brasília tem o prazer de convidar a todos a participar da palestra, em português, com o Prof. Dr. Stefan Missinne, de Viena - colega da Sociedade Geográfica Real de Londres, a respeito do Globo de Da Vinci. O evento ocorrerá no dia 21 de outubro, às 15h na  Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rua da Biblioteca, 21 Cidade Universitária São Paulo (USP), o evento é gratuito e possui assentos limitados.

Concerto da Orquestra Acadêmica da UNESP
Continuando as comemorações dos 60 anos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais -UNESP Franca, convidamos a todos e todas para o Concerto da Orquestra Acadêmica da UNESP, sob regência do maestro Lutero Rodrigues, com participação especial do Coral da UNESP de Franca e Jaboticabal, sob regência do maestro Rafael Andrade. A entrada é gratuita e não é necessário retirar convite; será livre, por ordem de chegada até a lotação do espaço. O evento ocorrerá no dia 13/10 às 20h no Teatro Municipal de Franca. 

Make Your Way - Internacionalização para mulheres
O Make Your Way é um evento feito por mulheres, sobre internacionalização, viagens e intercâmbios. Com o público alvo feminino, busca-se dar dicas e contar experiências para que mulheres sejam motivadas e influenciadas a viajar. Em 2022 a edição será: viagens low cost e mochilão. Apesar da audiência majoritariamente feminina, chamamos todos para participar desse evento. O evento ocorrerá no dia 18/10/2022, das 17h30 às 19h, na sala 1 da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e haverá emissão de certificados!
Inscreva-se:
bit.ly/3EHwji8

Evento: Uma ferramenta para calcular o Main Path Analysis para rotas tecnológicas sobre energias renováveis baseado em patentes
A necessidade de transição para uma matriz energética sustentável trazida pelo aquecimento global criou uma crescente demanda por pesquisa, desenvolvimento e inovação para novas tecnologias que viabilizem a adoção dessas fontes energéticas e que resultaram no aumento constante de depósitos de patentes nos últimos anos. Para auxiliar pesquisadores que buscam identificar rotas tecnológicas nessa área, o Grupo de Pesquisa sobre Prospecção e Avaliação Tecnológica do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 21 de outubro, a partir das 14h, o evento “Uma ferramenta para calcular o Main Path Analysis para rotas tecnológicas sobre energias renováveis baseado em patentes”. O evento será exclusivamente online, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e também pelo perfil do Instituto no Facebook. 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site:
e.usp.br/lp5
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn