264ª edição  - 01 de abril de 2022
Curso Continuado de Direito Médico
O curso visa manter a atualização sobre temas polêmicos do direito médico. Voltado para alunos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da área.
Datas: 31/03 a 17/11 (Quintas-feiras)
Horário: 19h30
Docentes responsáveis: Prof. Dra. Marta Rodrigues Maffeis (FDRP) e Wilson Salgado Filho (FMRP) 
Saiba mais:
e.usp.br/jw3 

Seminário: Saúde e Bem-estar
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 17 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O terceiro deles tratará sobre o tema saúde e bem-estar. 
Data: 06/04
Horário: 19h
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/jz1 
Seminário: Erradicação da pobreza
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 17 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O quarto deles tratará sobre a erradicação da pobreza. 
Data: 20/04
Horário: 19h
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais: 
e.usp.br/j-v 

Seminário Internacional de Bibliotecas Jurídicas: informação e documentação
Relativo ao "futuro das bibliotecas na era digital". O papel das bibliotecas no presente e em algumas projeções futuras, especialmente à luz dos desafios das humanidades digitais.
Data: 23 a 25/05
Horário: 10h
Docente responsável: Prof. Dr. Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua

Saiba mais: e.usp.br/juh
Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Curso de Latim
Curso gratuito de latim oferecido pelo professor Paulo Eduardo de Barros Veiga (FFCLRP/USP). As aulas serão de segunda-feira às 19h, na modalidade presencial. O curso terá início no dia 11 de abril e conferirá certificação.
Saiba mais: 
e.usp.br/j-y 

Curso de Grego
Curso gratuito de grego oferecido pelo professor Paulo Eduardo de Barros Veiga (FFCLRP/USP). As aulas serão de segunda-feira às 20h30, na modalidade presencial. Início no dia 11 de abril. O curso terá início no dia 11 de abril e conferirá certificação.
Saiba mais: 
e.usp.br/j-x 

AUCANI - Mobilidade Acadêmica para América Latina, Espanha e Portugal
Até 13 de abril de 2022, estão abertas as inscrições ao Edital 1501 / 2022 — Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – América Latina, Espanha e Portugal (Graduação), para concessão de bolsa mérito do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP.
Acesse:
e.usp.br/jyv

Mobilidade: International Summer University for Intercultural Leadership da Bahçeşehir University (Turquia)
A AUCANI anuncia a abertura de edital de pré-seleção de dois estudantes de graduação da USP interessados(as) em concorrer às vagas oferecidas a estudantes com excelente desempenho acadêmico para participação no Aladdin Project – International Summer University for Intercultural Leadership, na Bahçeşehir University no no período 17 a 31 de julho de 2022. O processo seletivo estará aberto até às 12h do dia 11 de abril. 
Acesse:
e.usp.br/jyw

Estágio TI 2022 FDRP
O setor de informática da FDRP procura estagiário com disponibilidade de 30 horas semanais de segunda a sexta-feira. A vaga requer disponibilidade de trabalho para o período vespertino/noturno (das 16:00h às 22:00h), podendo eventualmente haver trocas para o período diurno. A bolsa de estágio referente à vaga possui valor de R$ 1.025,00 + vale-transporte. 
Saiba mais:
bit.ly/estagioti2022
Curso de Latim
Curso gratuito de latim oferecido pelo professor Paulo Eduardo de Barros Veiga (FFCLRP/USP). As aulas serão de segunda-feira às 19h, na modalidade presencial. O curso terá início no dia 11 de abril e conferirá certificação.
Saiba mais: 
e.usp.br/j-y 

Curso de Grego
Curso gratuito de grego oferecido pelo professor Paulo Eduardo de Barros Veiga (FFCLRP/USP). As aulas serão de segunda-feira às 20h30, na modalidade presencial. Início no dia 11 de abril. O curso terá início no dia 11 de abril e conferirá certificação.
Saiba mais: 
e.usp.br/j-x 

Encontro virtual CONPEDI: Inovação, direito e sustentabilidade.
Ocorre entre os dias 14 e 18 e junho de 2022, de forma 100% online, o encontro virtual do CONPEDI, reunindo acadêmicos brasileiros e internacionais para um dos maiores encontros de pesquisa e pós-graduação jurídica do país, para conferir o edital acesse.
O processo de submissão de artigos e pôsteres estará aberto até 25 de abril de 2022.

Revista CSOnline está aberta para submissões.
A Revista CSOnline, organizada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF está com chamada de trabalhos para o dossiê "Diversidade Sexual e de Gênero: tensões, disputas e direitos" (1/2022).
O prazo para a submissão de trabalhos segue até o dia 1º de maio de 2022.
Para mais informações,
acesse

Lançamento do Edital Prêmio Vídeo CICLO 22
O edital tem como objetivo promover e divulgar a reflexão da Pós-Graduação da USP acerca dos marcos de 1822 e 1922, congregando as pesquisas em andamento em nível de mestrado e doutorado que tratam de temas relacionados ao período da independência do Brasil e do modernismo nas várias áreas de conhecimento. 
Para mais informações,
acesse.

A Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo - USP. 
A plataforma se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas. O Dimensions funciona em conjunto a outros bancos de dados, como o Scopus e Web of Science assinados pelos periódicos Capes, e outros bancos de dados científicos assinados pela USP. As instruções de acesso e as finalidades do programa podem ser encontradas
aqui
Essa semana o Espaço de Bem-Estar está com inscrições abertas para oficina de frisbee.
Saiba mais: linktr.ee/salavirtualdebemestar
Jornal da USP: Em Dia com o Direito #10: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável buscam a garantia de um futuro digno para as próximas gerações
Leia:
e.usp.br/j-q 

Jornal da USP: USP Filarmônica abre a temporada de concertos de 2022 
Leia:
e.usp.br/j-r  

Rápido no Ar: Durante reunião câmaras reforçam a importância da participação popular
Leia:
bit.ly/3LyORSa
Entidade iTeam USP-RP está com inscrições abertas. 
A entidade é responsável por receber os intercambistas recém chegados ao Campus, e de alguma forma, auxiliar na adaptação à cultura brasileira. Ademais, a atuação também se estende a auxiliar os alunos que buscam maiores informações a respeito dos programas de intercâmbio. Atualmente, o iTeam possui diversas atividades sociais, um coletivo feminista (Empower), bolsas PUB e está expandido para o Campus USP de São Carlos. 
Para mais informações, siga a entidade no Instagram: @iteamusprp

V Encontro Acadêmico de Pesquisas Judiciárias do Supremo Tribunal Federal
No dia 1º de abril de 2022, sexta-feira, realiza-se o V Encontro Acadêmico de Pesquisas Judiciárias - Passado, Presente e Futuro do Plenário Virtual: Reflexões Decorrentes da Pesquisa Empírica do STF. O evento do Supremo Tribunal Federal iniciará às 16h, ao vivo, em transmissão pelo canal oficial do STF no Youtube. 

Coral da USP abre inscrições para grupo feminino. 
O grupo feminino  Zenite, criado pelo Coral da USP, convida as alunas do campus para usar sua voz em uma atividade artística gratuita, a inscrição se dá por meio de formulário e pode ser acessada
aqui.

Centro Intercultural Internacional da USP recebe Feira das Universidades Israelenses.
A Feira das Universidades Israelenses acontecerá de forma presencial, no dia 06 de abril de 2022, no Centro Intercultural Internacional da USP, das 12h às 18h. As inscrições podem ser feitas pela plataforma sympla, e podem ser acessadas aqui.

Oficinas culturais presenciais são oferecidas pela PUSP-RP
A Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto da USP, está disponibilizando oficinas de atividades artísticas aos discentes do campus, as oficinas oferecidas são pintura em tela, oficina literária, prática de coral, e composição musical (piano em grupo), projeto pianoforte (para crianças e adolescentes) e conversas sobre a história do teatro. Para mais informações a respeito dos horários e inscrições, acesse.
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn