261ª edição  - 11 de março de 2022
Venha participar do Coral da FDRP!
O Coral é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e o Departamento de Música da FFCLRP, coordenado pelo professor titular Rubens Ricciardi. Os ensaios ocorrerão presencialmente todas as semanas, às terças-feiras, das 12h30 às 14h, na FDRP.
Inscreva-se:
bit.ly/3tLry01 
Abertura do Ano Letivo da USP 2022
A live de abertura do Ano Letivo 2022 terá a participação do Reitor, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, da Vice-Reitora, Profa. Maria Arminda e do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Aluisio Segurado.
Data: 14/03
Horário: 8h
Acesse:
bit.ly/3vRPv8C

Aula Inaugural do ano letivo
Os convidados Vladimir Safatle e Laura Barbosa de Carvalho irão ministrar a Aula Inaugural do ano letivo referente ao tema: Reflexões sobre o Brasil atual: perspectivas jurídicas, filosóficas e antropológicas.
Data: 14/03
Horário: 09h20
Local: Auditório da FDRP
Transmissão:
bit.ly/3CBNNcA  

Seminário: Educação de Qualidade
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 17 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O primeiro deles tratará sobre o tema Educação de Qualidade. 
Data: 16/03
Horário: 18h
Local: Auditório da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/jr-  
Seminário: Fome Zero e Agricultura Sustentável
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 17 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O segundo deles tratará sobre o tema Fome Zero e Agricultura Sustentável. 
Data: 23/03
Horário: 19h
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/jtu 

Seminário Internacional de Bibliotecas Jurídicas: informação e documentação
Relativo ao "futuro das bibliotecas na era digital". O papel das bibliotecas no presente e em algumas projeções futuras, especialmente à luz dos desafios das humanidades digitais.
Data: 23 a 25/05
Horário: 10h
Saiba mais: 
e.usp.br/juh

 
Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Mobilidade internacional para alunos de graduação
A Comissão de Relações Internacionais e o International Office da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) anunciam a abertura do Edital 1483/2022 para intercâmbio acadêmico internacional durante o segundo semestre de 2022. O edital está disponível na área pública do sistema Mundus (não é necessário login).  

Programa de Mentoria da FDRP
O Programa de Mentoria da FDRP abrirá suas inscrições no dia 07/03/2022. Mentoria é a relação de suporte e desenvolvimento que ocorre entre uma pessoa experiente que compartilha seu conhecimento e sabedoria com outra pessoa que está iniciando sua jornada acadêmica e/ou profissional. 
Para saber mais sobre o programa, acesse: e.usp.br/js0 
Inscreva-se:
bit.ly/3MnZusc/

Atendimento Psicológico
Estão abertas as inscrições para o Ciclo 05 de atendimento psicológico do Programa de Saúde Mental e Bem-Estar da FDRP. Os atendimentos são gratuitos e realizados com psicólogos cadastrados junto ao programa. 
Saiba mais:
bit.ly/373rGA9

Monitoria de Direito Romano
Estão abertas as inscrições para a monitoria de Direito Romano, sob orientação do Prof. Alessandro Hirata. Para alunos a partir do segundo ano de graduação. 
Inscreva-se:
bit.ly/3MnwxMT 

Grupo de pesquisa de Direito Médico e Bioética
Estão abertas as inscrições do Grupo de Pesquisa de Direito Médico e Bioética, coordenado pela professora Marta Maffeis. As reuniões serão realizadas na modalidade remota às quintas feiras das 17:00 às 18:00. A primeira reunião será dia 24/03.
Inscreva-se:
bit.ly/gpdmb2022 

INSCRIÇÕES NUEPEG - 1º SEM 2022 
Está aberto o edital de chamamento para novos participantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídico-Raciais Esperança Garcia da FDRP - USP. Dúvidas: nuepeg@usp.br.
Inscrições até 19/03. 
Acesse o edital:
bit.ly/nuepeg2022 

Edital 1484 / 2022 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking
Até 23 de março, estão abertas as inscrições ao Edital 1484 / 2022 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking para cursos gratuitos na modalidade presencial ou online síncrona, com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido a graduandos e graduandas da Universidade de São Paulo que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da  USP.
Acesse:
e.usp.br/ju0
Edital 1482 / 2022 – AUCANI Idiomas | LEUSP – Mobilidade Internacional 2022 (Pós-Graduação)
Até 8 de abril de 2022, estão abertas as inscrições ao Edital 1482 / 2022, trata-se de edital de Mobilidade do Programa de Bolsas para treinamento teórico e prático em Idiomas para alunos e alunas de pós-graduação, que cumpriram atividades de ensino de inglês a graduandos da USP, no âmbito do Programa Language Education at USP.
Saiba mais:
e.usp.br/ju3

Programa de Mentoria da FDRP
O Programa de Mentoria da FDRP abrirá suas inscrições no dia 07/03/2022. Mentoria é a relação de suporte e desenvolvimento que ocorre entre uma pessoa experiente que compartilha seu conhecimento e sabedoria com outra pessoa que está iniciando sua jornada acadêmica e/ou profissional. 
Para saber mais sobre o programa, acesse: e.usp.br/js0 
Inscreva-se:
bit.ly/3MnZusc/

Atendimento Psicológico
Estão abertas as inscrições para o Ciclo 05 de atendimento psicológico do Programa de Saúde Mental e Bem-Estar da FDRP. Os atendimentos são gratuitos e realizados com psicólogos cadastrados junto ao programa. 
Saiba mais:
bit.ly/373rGA9
Edital 1491 / 2022 – Programa 2022 – Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo 
Até 30 de março, estão abertas as inscrições ao Edital 1491 / 2022 – Programa 2022 – Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo, com diversas instituições francesas e período de execução dos projetos de maio de 2022 a novembro de 2022.
Inscreva-se, sob o código 1491, em Editais > Docentes  (não é necessário login no sistema).
Acesse o edital:
e.usp.br/jtv 

Edital 1462 / 2022 – Mobilidade Internacional (Docentes) – Sofia University St. Kliment Ohridski
Até o meio-dia de 15 de março de 2022, estão abertas as inscrições ao Edital 1462 / 2022, trata-se de 01 (uma) vaga de intercâmbio, com início obrigatório 21 de julho de 2022, na Sofia University St. Kliment Ohridski (Bulgária), Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira parceira da USP. O programa é voltado a professores da USP para a realização de atividades de docência.
Saiba mais:
e.usp.br/ju2
Essa semana o Espaço de Bem-Estar está com inscrições abertas para oficinas de frisbee.
Saiba mais:
linktr.ee/salavirtualdebemestar
Migalhas: BC e Pix: simples "vazamentos" ou infrações a LGPD com comprometimento de dados pessoais
Leia mais:
bit.ly/35RMj21 

Jornal da USP: Em dia com o Direito #3 Dia Internacional da Mulher é data para reflexão e comemoração
Leia mais:
e.usp.br/jtr 

ConJur: 8 de março: o que está na agenda pública para as mulheres brasileiras?
Leia mais:
bit.ly/3CyjVxW 

Fapesp: USP promove diálogo sobre a implementação da Agenda 2030 na região de Ribeirão Preto
Leia mais:
bit.ly/3hVyQJ2 
Bate papo com a equipe do USP Mulheres
Bem-vindas, calouras! Conheça as ferramentas disponíveis na USP para a garantia dos direitos das mulheres.
Inscreva-se:
uspmulheres.usp.br 

Programa de Bolsas Líderes Estudar
O Programa tem como objetivo apoiar, reunir e desenvolver jovens que querem transformar o Brasil em seu setor de atuação! Gostaríamos muito de ter você como parte dessa rede que vem gerando transformações há 30 anos.
Saiba mais:
bit.ly/3MA0ysS 

ÚLTIMA SEMANA de inscrições para o time de corretores(as) voluntários do Salvaguarda
Estão abertas, até dia 13/3, as inscrições para o time de corretores(as) voluntários(as) no Salvaguarda, maior programa social de auxílio para alunos da rede pública brasileira. 
Saiba mais:
bit.ly/3MAu6Xv 

Estão abertas as inscrições para o Coro Universitário
O Coro Universitário faz parte do Coral da USP Ribeirão Preto e é destinado aos estudantes da USP que querem aprender um pouco de música e principalmente cantar músicas de diferentes estilos. Não é preciso conhecer música nem ter cantado. Apenas será realizado um teste vocal para sabermos qual é a tua voz! As inscrições vão até o dia 25 de abril. 
Saiba mais:
bit.ly/3I1hDsq 

As inscrições para novos membros no grupo Madrigal Revivis estão abertas!
O  Madrigal Revivis faz parte do Coral da USP Ribeirão Preto e realiza trabalhos centrados no repertório clássico, mas cantando também música popular. É ideal para indivíduos já familiarizados com o meio musical. As inscrições vão até o dia 25 de abril às 23h59.
Acesse:
bit.ly/36aRVnO 

FOB-USP CONVIDA PESSOAS COM SINTOMA DE BOCA SECA PARA PARTICIPAR DE PESQUISA
A Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) convida voluntários com Síndrome de Sjogren, uma doença autoimune que leva a alterações em cavidade oral, como a diminuição do fluxo salivar e boca seca, entre outros sintomas, para participar de uma pesquisa clínica. Quem tiver esses sintomas e quiser participar da pesquisa, entrar em contato com a Clínica de Estomatologia da FOB-USP pelo telefone/WhatsApp 14 3235-8241, no horário das 09h às 12 horas e das 14h às 18 horas. 

Webinário de Apresentação dos Cursos de Dashboards 
O Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (DEST/UFPR),  realizará no dia 14/03/2022, das 14h às 15h, o Webinário de lançamento do módulo de capacitação em dashboards dos cursos de ciência de dados para o Poder Judiciário. 
Acesse:
bit.ly/3hXjfbR 
Falta de água Campus USP Ribeirão Preto 
Comunicamos que, em virtude da execução dos serviços de manutenção de higienização e limpeza nos dois reservatórios R-1 no Mirante, no dia 12 de março de 2022 (sábado), no período das 6h às 14h, ocorrerá a falta de água nas redes que abastecem os seguintes prédios: EERP, FDRP, Química, FFCLRP, FEA-RP, FMRP (Prédio Central, Anexos A, B, Multidisciplinar, Virologia) e nas Ruas Pedreira de Freitas, Paineiras, Clóvis Vieira e Milanesa.

COMUNICADO: Restaurante Universitário do Campus USP de Ribeirão Preto
Acesse:
e.usp.br/jts 

Mudança temporária de endereço do CAPEE
Em decorrência da reforma no imóvel do Centro de Apoio ao Professor e Estudante Estrangeiro (CAPEE) da Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto (Rua das Paineiras, Casa 4), informamos que a partir de 14/03/2022 os atendimentos do referido Centro passarão a ser realizados temporariamente na Rua do Biotério, Casa 1.

Os horários de atendimento, telefones e demais meios de contato do CAPEE ficam mantidos:
- Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h.
- Telefones: (16) 3315-4926 / (16) 3315-4530
- WhatsApp: https://wa.me/message/US7JYSHO5E66G1
- E-mail: capee.pc@usp.br

Portaria Interna nº 09-2022
Altera dispositivo na Portaria Interna D.FDRP/USP-018/2021 que dispõe sobre a criação da Comissão para Estudos e Planejamento do Retorno das Atividades Presenciais na FDRP.
Acesse:
e.usp.br/jui 

Portaria Interna nº 10-2022
Dispõe sobre a regulamentação da participação discente na Semana de Recepção aos Calouros 2022 da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Acesse:
e.usp.br/juj 

 
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn