251ª edição  - 12 de novembro de 2021
Faça o lançamento de seu livro com a FDRP 
Com o intuito de valorizar as produções acadêmicas de sua comunidade, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto dará início a projeto que visa lançar livros de seu corpo docente, corpo discente, egressos e egressas, servidores e servidoras.
Saiba mais: e.usp.br/j6o
III Seminário de Pesquisa da FDRP/USP – “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito”
O III Seminário de Pesquisa da FDRP/USP contará com mesas, minicursos, oficina de projetos e apresentaçôes de trabalhos.
Data: 16 a 19/11/2021
Horário: 09h
Docentes Responsáveis:  Profª. Drª Flávia Trentini, Prof. Dr. Camilo Zufelato e Prof. Dr. Caio Gracco 
Saiba mais: e.usp.br/j34 

III Encontro de Egressos da FDRP
O III Encontro de Egressos da FDRP já tem data marcada. Esse ano o evento acontecerá no formato híbrido, com mesas de conversa online e sarau presencial.
Data: 20/11/2021
Horário: 14h
Docente Responsável:  Prof. Dr. Sérgio Nojiri
Saiba mais: e.usp.br/ix-
Ciclo de formação NUEPEG: segurança pública e sistema prisional
Terceiro encontro do Ciclo de Formação NUEPEG sobre Direito e Relações Raciais, que será conduzido pela Dra. Dina Alves sobre o tema “Segurança Pública e Sistema Prisional”.
Data: 22/11/2021
Horário: 19h
Docente Responsável: Prof. Dr. Paulo Eduardo Alves da Silva
Saiba mais: e.usp.br/j6m

 
III Congresso Internacional Da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Seguridade Social (RIISS): “O DESAFIO DA INCLUSÃO SOCIAL – UM RESGATE DA AGENDA 2030 DA ONU”
Congresso Internacional de Seguridade Social, com chamada para submissão de artigos. 
Data: 24 a 26/11/2021
Horário: 19h
Docente Responsável:  Prof. Dr. Jair Aparecido Cardoso 
Saiba mais:
e.usp.br/j36
Encontro aberto do Grupo de Apoio Pedagógico do Campus
O encontro acontecerá no dia 16 de novembro de 2021, das 09h às 12h, via Google Meet. Tem como objetivo promover a compreensão dos docentes sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos e seu significado, contribuindo com as CGs e CoCs no desenvolvimento do Ensino de Graduação.  Inscreva-se:
bit.ly/302ps0T 
Confira as defesas e qualificações de mestrado que acontecem nesta semana.
Projeto Interdisciplinaridade e Métodos de Pesquisa em Direito
Coordenação: Iara Pereira Ribeiro, Marcella Cordeiro Ferraz de Araujo e Raphael Henrique Figueiredo de Oliveira
Título: Cadernos de Direito e Arte
Acesse o livro clicando aqui.
Essa semana a Sala Virtual de Bem Estar está com inscrições abertas para oficinas de flexibilidade, Análise de Letras de Músicas Populares Brasileiras, Bate Papo Saúde-Sexual e Teoria Musical Básica. Também encontram-se abertas as inscrições para o 1º Concurso de Música da Sala Virtual de Bem Estar.
Saiba mais: linktr.ee/salavirtualdebemestar
Jornal da USP: TSE firma jurisprudência visando à punição de fake news nas eleições de 2022
Leia: bit.ly/3HejKtF
Revista Direitos Democráticos & Estado Moderno - DD&EM: Chamada para artigos - edição de 2022/1 
A Revista Direitos Democráticos & Estado Moderno torna público a professores, pesquisadores, estudantes e agentes na área do Direito e afins a chamada para submissões de artigos científicos inéditos para publicação na próxima edição. 
Saiba mais: bit.ly/3c8zO1z 

Inscrições abertas para o processo seletivo da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva - LASC 
A LASC, fundada em 2020 e oficializada em 2021, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP, reconhece a importância da Saúde Coletiva para a defesa da saúde como um direito e por meio do compartilhamento de conhecimento, possibilita discussões acerca de saúde coletiva com estudantes e comunidade.
Saiba mais: bit.ly/3wFvXTa 

OFICINA CULTURAL VIRTUAL - CONVERSAS SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO 
A partir de imagens, textos dramatúrgicos e teóricos serão apresentados, de forma sucinta, alguns tópicos  sobre a história do teatro e a evolução de algumas de suas principais expressões.
Acesse: e.usp.br/j6p 

5ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos
O evento acontecerá de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2021, em formato virtual. O objetivo é desenvolver, aprimorar, consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.
Saiba mais: bit.ly/3FqQ2A3

Pesquisa sobre a funcionalidade dos membros da comunidade USP
O Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (EGIDA) está conduzindo uma pesquisa institucional, em parceria com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IMREA-HC FMUSP), intitulada "Inquérito sobre a funcionalidade dos membros da comunidade". 
Saiba mais: bit.ly/3wHusUD

Governo argentino oferece bolsas de pós-graduação pelo programa Study Buenos Aires
O programa oferecerá 46 bolsas de estudos para realização de uma Especialização, Mestrado ou Doutorado. Há mais de 150 programas distribuídos em 13 diferentes áreas de conhecimentos de 19 universidades públicas e privadas da Cidade de Buenos Aires e na área metropolitana.
Saiba mais: bit.ly/3Dd6tiq

Grupo Humanidades do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) promove Seminário Internacional em Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais.
Acontece nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021 o Seminário Internacional em Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, totalmente online e gratuito. O evento é promovido pelo Grupo Humanidades do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) e contará com palestras e apresentações.
Saiba mais: bit.ly/30hc617

2022 Princess of Asturias Awards: Invitation to submit nominations
Os prêmios serão destinados aos indivíduos e/ou instituições que contribuem pelo progresso e bem-estar social de uma maneira exemplar e extraordinária através de seus trabalhos e méritos em campos científicos, técnicos, culturais, sociais e humanitários.
Saiba mais: bit.ly/3Cavk5a 
Aberta a licitação para serviço de restaurante e lanchonete da FDRP
Os interessados deverão apresentar os envelopes com o material necessário até o dia 01 de Dezembro de 2021 às 9 horas na Seção de Expediente da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
Acesse: e.usp.br/j6n 
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn