Sobre o corpo docente da USP e o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas

Data de Publicação: 21/09/2023

Nota da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.

A Diretoria da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP vem a público apresentar o esclarecimento que lhe cabe, em relação às matérias recentemente divulgadas pela imprensa, acerca de uma pretensa crise no regular funcionamento da Universidade de São Paulo – retrato que, definitivamente, não corresponde à realidade.

Passamos, sim, nos últimos dez anos, por momentos difíceis – de crise financeira e, depois, sanitária – que restringiram as contratações e constrangeram os salários. Mas os problemas que advieram daquelas circunstâncias estão sendo consistentemente enfrentados e solucionados pela Universidade – com fulcro em estudos elaborados pela Administração Central e em decisões do Conselho Universitário que levam em consideração as necessidades acadêmicas das diversas Unidades e as exigências de responsabilidade fiscal e de sustentabilidade econômico-financeira.

Neste quadro, devemos informar que esta Unidade, em razão dos cargos de Professor Doutor que recebeu (e cujo preenchimento resultará dos concursos em andamento), volta a dispor do número de docentes previsto em seu Projeto Político-Pedagógico como necessário ao pleno desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Temos conhecimento de que há situações – pontuais – em que efetivamente subsiste carência de docentes, as quais estão sendo atentamente diagnosticadas a fim de que sejam solucionadas com eficácia e justiça.

Há e haverá sempre muitas questões que desafiam nossa atenção. Sobre todas elas devemos seguir em diálogo leal e responsável, o que requer, antes de tudo, a renúncia à afirmação ou à difusão deliberada do falso.

Prof. Nuno M. M. S. Coelho, Diretor da FDRP-USP