PROCESSO SELETIVO PARA CRIAÇÃO DE GRUPO DE ESTUDOS!

Data de Publicação: 07/02/2024

O Centro de Estudos Avançados do Direito e Inovação de FDRP, CEADIN, anuncia que no dia 06/02 se inicia o processo seletivo simplificado para criação de grupos de estudos, na linha de pesquisa “Direito e Inovação”, a qual visa as seguintes atividades:

Leitura, realização de seminários, estudos relativos ao levantamento de leis federais, estaduais e municipais que impactam direta e indiretamente a área de inovação, com foco na compreensão de seu impacto sobre a Universidade, quanto ambiente e quanto agente regulador, incentivador, gestor e promotor da inovação; análise e verificação das de normas da USP que disciplinam a matéria, inovação e de convênios/parcerias estratégicas e propostas de alteração; verificação e análise de propostas e sugestões de aprimoramento de legislação da USP sobre inovação e propostas de leis ao Poder Legislativo, para melhor regular aspectos da inovação, no que respeita ao fortalecimento da Universidade Brasileira, e as startups criadas no meio acadêmico, enquanto ambiente e enquanto agente regulador, incentivador, gestor e promotor da inovação; levantamento e análise de julgados e jurisprudência de Tribunais de Contas e jurisdicionais na área de inovação; estudo de casos e problemas jurídicos enfrentados pela Universidade brasileira, com foco nos campi USP de Ribeirão Preto e São Carlos; auxiliar na estruturação de Observatório de monitoramentos de fundos ligados à inovação.

Nos encontros de estudo, além de seminários nos quais discutiremos textos selecionados, realizaremos a leitura conjunta de textos de outros autores, pertinentes à temática supracitada, conforme bibliografia anexa.

Serão disponibilizadas 21 (vinte e uma) vagas para novos ingressantes no “GRUPO DE
ESTUDOS AVANÇADOS EM DIREITO E INOVAÇÃO”. Sendo 7 (sete) dessas vagas
destinadas a estudantes de graduação da USP e de outras Universidades, e 14 (quatorze) vagas
destinadas a estudantes de pós-graduação lato sensu e em sentido estrito, bem como pós-doutorandos da USP e de outras Universidades.

As atividades do “GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM DIREITO E INOVAÇÃO”, terão início em 01/04/2024 (segunda-feira) – 17:00 – 19:00 horas. As reuniões serão em formato online – 2⁠ª. e 4⁠ª. feiras – 16:00 -18:00 horas.

Para a efetivação da inscrição, o estudante interessado deverá encaminhar para o endereço eletrônico dirfdrp@usp.br, a ficha de inscrição, devidamente preenchida, acompanhada de seus anexos digitalizados até o dia 12/03/2024

O resultado do processo seletivo para participação nos encontros do ano de 2024 será informado individualmente ao e-mail do candidato inscrito até o dia 18/03/2024.

versao-05-02-24-edital-Grupo-de-pesquisa

Ficha de Inscrição