• Este evento já passou.

WORKSHOP da Comissão de Pesquisa FDRP – Análise capitular dos livros “A invenção da autonomia” de Jerome B. Schneewind e “Justiça – o que é fazer a coisa certa” de Michel J. Sandel

29 maio 2023 às 14:00 - 26 junho 2023 às 16:00

O evento, de iniciativa da Comissão de Pesquisa (CPq) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto possui como objetivo promover a análise capitular dos livros “A invenção da autonomia” de Jerome B. Schneewind e “Justiça – o que é fazer a coisa certa” de Michel J. Sandel”, compondo o Ciclo de Workshops da CPq FDRP, sendo ministrado pelo Pós-Doutorando Dr. Guilherme Loria Leoni e realizado nos dias 29/05 (Sala B11, às 14h), 01/06 (Sala B11, às 14h), 15/06 (Sala B14, às 14h), ademais, ocorrerá também nos dias 07/06, 21/06 e 26/06 sendo estas datas todas na sala B-14 das 10h às 12h, sendo que no dia 26/06 ocorrerá também das 14h às 16h. O evento acontecerá apenas de forma presencial, sendo aberto a toda comunidade USP e não exige inscrição previa.

Como objetivo, busca-se a análise capitular para viabilizar respostas a questionamentos acerca da fundamentação da autodeterminação para que se alcance uma justificativa da dignidade e se esta limita a autonomia do indivíduo, concluindo se a intersubjetividade é vulnerável. Como problematização busca-se o exercício da autonomia nas relações sociais atuais e dessa proposição central analisar qual proposta de atuação atual em meio à convivência social; se é possível utilizar Kant como marco teórico; se quanto à liberdade a autonomia kantiana segue regras e se difere da heteronomia que impõe uma liberdade restrita; se a moralidade em Kant rejeita o utilitarismo; se vontade e desejo são complementares ao exercício da autonomia e se as linhas kantianas sustentam a antidiscriminação. Objetiva-se, assim, conscientizar os discentes nos programas de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na condução de respostas sobre o assunto.

29 maio 2023 às 14:00
Final: