Convite às Escolas Públicas de Ensino Médio de Ribeirão Preto e Região para participarem do projeto Cine Cidadania

Data de Publicação: 11/03/2024

Através deste Edital, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP), apresenta seu projeto Cine Cidadania e convida as Escolas Públicas de Ensino Médio de Ribeirão Preto e de sua Região Metropolitana a participarem da iniciativa.

O projeto consiste na apresentação de filmes, seguidos de debates, sobre questões ligas à cidadania e direitos humanos, aliado ao estímulo da produção de podcasts, redações e outros meios de expressão, pelos estudantes, sobre os temas abordados e outras questões relacionadas.

As sessões acontecerão na FDRP durante todo o ano letivo.

A FDRP oferecerá transporte em ônibus da Universidade e alimentação (uma refeição por estudante e professores acompanhantes, no Restaurante do Campus). O transporte será disponibilizado apenas para as escolas de Ribeirão Preto. Já as escolas da Região Metropolitana deverão providenciar o transporte até a USP, através das respectivas prefeituras ou por outros meios.

A contrapartida da escola parceira será o estímulo à produção dos podcast dentro das especificações básicas que tornem possível sua reprodução em ambiente virtual real. A FDRP disponibilizará uma página na web para divulgação e arquivo das produções.

As visitas dos estudantes à USP incluirão a apresentação de uma visão geral do que é a Universidade Pública, seu papel na sociedade e no desenvolvimento do país, as possibilidades de acesso a seus cursos e os auxílios fornecidos aos estudantes economicamente menos favorecidos.

O cronograma das atividades deste Edital prevê as seguintes etapas:

1) a partir do lançamento deste edital, cadastro da escola através do preenchimento de formulário virtual onde deverão constar informações básicas como horário de funcionamento, número de turmas e alunos, professor responsável pelo contato e pelo projeto.

2) contato dos representantes da FDRP com as escolas parceiras para detalhamento do cronograma de atividades e estabelecimento de um calendário conjunto.

3) realização das visitas.

5) produção e publicação dos podcast, redações e outros meios de expressão.

6) avaliação do projeto com os educadores e profissionais envolvidos.

Mais informações e detalhes através do telefone/WhatsApp (16) 3315.8819 ou e-mail cidadaniafdrp@usp.br.

(Preencher o Edital e enviar para o E-mail acima, especificando o desejo em participar do Projeto Cine Cidadania)

Clique aqui para preencher os dados da escola

Em seguida, envie o formulário para o e-mail cidadaniafdrp@usp.br.