Cine Cidadania exibe filme sobre jovem com deficiência visual

Data de Publicação: 23/08/2023

Apresentações serão dias 4/9, às 18h15 e 5/9 às 10h, na USP Ribeirão Preto

Hoje eu quero voltar sozinho, longa-metragem de Daniel Ribeiro, foi o filme escolhido para a segunda rodada de apresentações do projeto Cine Cidadania, da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto (FDRP-USP).

A obra, que em 2014 venceu o prêmio Fipresci, da Federação Internacional de Críticos de Cinema, tem como enredo a vida de um estudante de ensino médio com deficiência visual, na luta por sua independência e a busca de sua identidade pessoal.

Após as duas exibições haverá debate com Mayra Ribeiro, assistente social, estudante de jornalismo, membra do coletivo feminista Juntas, militante anticapacitista* e assessora da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Cine Cidadania e o Cônego Barros

O projeto Cine Cidadania em cada exibição recebe uma classe de estudantes do ensino médio da rede pública, mas as sessões são abertas também ao público em geral, com entrada franca. Neste segundo semestre o projeto receberá os estudantes da Escola Estadual Cônego Barros. Além do filme e debate, os visitantes da escola pública participam de um tour pelo Campus, uma conversa sobre as formas de acesso e a importância da Universidade Pública e Gratuita.

Hoje eu quero voltar sozinho, será apresentado na segunda-feira, 4/9, às 18h15, sala C-24 da FDRP. E terça-feira, 5/9, às 10h, na sala C-32 da FDRP.

Outras informações pelo telefone 3315.8819 (das 12h às 18h).

* O anticapacitismo é a luta contra a postura preconceituosa que hierarquiza pessoas de acordo com seus corpos e leva à falsa crença de que algumas pessoas são mais capazes do que outras para trabalhar, aprender, amar, cuidar e todas as dimensões que compõem a vida individual e em sociedade.