Abrindo o Mês da Consciência Negra o Cine Cidadania apresenta: MEDIDA PROVISÓRIA

Data de Publicação: 26/10/2023

Exibições abertas ao público, com entrada franca, serão nos dias 31/10 às 16h e 1/11 às 9h, na sala 31C da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto. Em seguida, haverá debate com integrantes do Nuepeg – Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídico-Raciais Esperança Garcia

O projeto Cine Cidadania, que estimula a participação de estudantes de escolas públicas em atividades da USP focadas nos direitos humanos, abrirá novembro, o mês da Consciência Negra, apresentando o longa-metragem Medida Provisória.

A obra dirigida por Lázaro Ramos é uma ótima referência para iniciar os debates sobre racismo. A trama parte de uma distopia (representação de uma realidade ou sociedade imaginária opressora), na qual uma sequência de “equívocos” leva a adoção de uma medida que obriga os cidadãos negros do país a migrarem para a África.

E ninguém melhor para conduzir esse debate do que os estudantes membros do Nuepeg – Entidade presente na FDRP desde 2021 – que programou uma série de outras atividades par o mês de novembro (confira nas próximas semanas na página da FDRP).

Na exibição do dia 31/10, às 16h, conduzem os debates Mariane Lima e Arthur Caetano. E no dia 1/11, às 9h, Kelly Araújo e Ana Luísa Pereira. Na plateia contamos com a presença estudantes das Escolas Estaduais Cônego Barros, Guimarães Júnior e o público em geral. As duas atividades serão na sala 31C da FDRP.

Mais informações pelo telefone 3315.8819 ou luisribeiro@usp.br.