Jair Aparecido Cardoso
Maria Hemília Fonseca
Victor Hugo de Almeida
Eliana dos Santos Alves Nogueira

O V Seminário de Pesquisa (Re)pensando o Trabalho Contemporâneo: Novos Trabalhos e Sindicalismo, objetivou divulgar e discutir pesquisas voltadas à temática “trabalho” em diversos ramos de conhecimento, com ênfase nas áreas Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Meio Ambiente do Trabalho e Saúde do Trabalhador, Direito Previdenciário e Seguridade Social, Direito do Trabalho e Novas Tecnologias, entre outras, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Outrossim, visou estimular a produção científica, o intercâmbio e a difusão de conhecimento acerca da referida temática.
Nessa ocasião, buscou promover a interação de pesquisadores de outras Universidades – brasileiras e estrangeiras – com a finalidade de propiciar novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica. Por fim, o V Seminário de Pesquisa (Re)pensando o Trabalho Contemporâneo almejou fomentar discussões sobre aspectos metodológicos e do atual estado da pesquisa científica no país, a partir dos artigos submetidos, aprovados para apresentação e debatidos nas mesas temáticas.
Realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2020, de forma online pelo canal do Youtube da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP), o Evento foi organizado pela própria
FDRP/USP, pela UNESP – Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖ – Campus de Franca e pelo grupo de estudos GEDTRAB (FDRP/USP) – “A transformação do Direito do Trabalho na sociedade pós-moderna e os seus reflexos no mundo do trabalho” fundado e coordenado pelo Prof. Dr. Jair Aparecido Cardoso. Além do mais teve como instituições promotoras a UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto, a UFU – Universidade Federal de Uberlândia, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCP – Pontificia Universidad Católica del Perú, a Universidad de la Frontera – Chile, e a Facultad de Derecho de la Universidad de la República – Uruguai.
A abertura do Evento, ocorrida no primeiro dia, registou a participação da moderadora Profa. Ma. Sandra Helena Favaretto (FDRP/USP), do mediador Prof. Gilberto Stürmer (PUC/RS), dos palestrantes Prof. Dr. José Cláudio Monteiro de Brito Filho e Prof. Dr. Ronaldo Lima dos Santos (FD/USP), os quais abordaram os seguintes temas: a centralidade do Direito do Trabalho, no mundo marcado por profundas inovações tecnológicas, que pulverizam o ambiente de trabalho e dificultam a identificação de classe dos trabalhadores, bem como o Direito Sindical – na sua função promotora de trabalho decente – em um ordenamento jurídico que suprime um de suas bases fundamentais e que, ao mesmo tempo, impede sua mudança estrutural.
No segundo dia, por sua vez, o Evento constou com a presença da moderadora Profa. Ma. Andréia Chiquini Bugalho (UNAERP), do mediador Prof. Dr. Ivan Simões Garcia (UFRJ) e dos palestrantes Prof. Dr. Rodrigo Monteiro Pessoa (Universidad de La Frontera – Chile) e Prof. Me. Sebastian Pizarro Contreras (Universidad de Chile), que trataram sobre os assuntos: crowdork e sindicalismo:
desafios e propostas, assim como consciência coletiva do trabalho e sindicalismo, uma leitura comparada entre o Chile e o Brasil.
Já no terceiro dia do V Seminário de Pesquisa (Re)pensando o Trabalho Contemporâneo, a moderadora foi profa. Ma. Camila Martinelli Sabongi (FCHS/UNESP), o mediador o Prof. Dr. Guilherme Guimarães Feliciano (FD/USP), os palestrantes foram Prof. Dr. Mário Garmendia Arigón (Universidad de la República/Uruguai) e Prof. Dr. Ney Stany Morais Maranhão (UFBa) que discutiram sobre: novos trabalhos e movimentos sindicais do Uruguai e o sindicalismo e o contexto da quarta revolução industrial.
Ainda no terceiro dia, 23 de outubro de 2020, no período vespertino, o V Seminário Internacional de Pesquisa (Re)pensando o Trabalho Contemporâneo: Novos Trabalhos e Sindicalismo também compreendeu mesas temáticas, Grupos de Trabalhos (GT’s) realizados, por meio da plataforma Google Meet, cujos trabalhos completos apresentados integram estes Anais, totalizando 81.

ANAIS DO V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA (RE)PENSANDO O TRABALHO CONTEMPORÂNEO: NOVOS TRABALHOS E SINDICALISMO

PLAYLIST COM AS PALESTRAS DO EVENTO

Eder Goncalves de Pádua