FDRP promove Semana de Recepção aos Calouros 2020

Data de Publicação: 27/02/2020

A Semana de Recepção aos Calouros (SRC) da FDRP foi pensada visando introduzir aos ingressantes o curso de Direito, deixando-os ansiosos pelos cinco anos de estudos que ali se iniciavam. Outro objetivo da SRC foi integrar calouros e veteranos, de maneira respeitosa e proveitosa, mostrando aos primeiros todas as oportunidades que a vida universitária pode lhes oferecer, além de inseri-los no contexto acadêmico.

A integração entre os estudantes marcou o início das atividades da SRC, com a presença da Bateria Estouro. Em seguida, os ingressantes foram encaminhados para o Auditório, onde receberam um Kit Calouro contendo, dentro de uma mochila personalizada feita para a ocasião, um copo térmico com a logo da faculdade, manual dos calouros elaborado pela Comissão e materiais dos patrocinadores do evento. Após café da manhã de integração, as/os estudantes foram recebidas com apresentação do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Em seguida, a Profa Dra Maria Aparecida Machado, Pró-Reitora de Cultura e Extensão, abordou com os ingressantes o tema escolhido pela USP para a Semana de Recepção de 2020, Você faz parte de tudo isso. Nesta, ela falou sobre a Universidade de São Paulo e sua riqueza de conhecimentos e oportunidades, e desejou as boas vindas aos alunos da Turma XIII. Logo após, a Professora Doutora Eneida Salgado, professora de Direito Constitucional da UFPR, deu a aula inaugural com o tema “Erosão Democrática e constitucionalismo autoritário”. Finalizando as atividades da manhã de segunda-feira, aconteceu a entrega do Prêmio de Reconhecimento de Desempenho da Graduação para formandos da Turma VIII.

No período da tarde o Prof Dr Caio Gracco Pinheiro Dias, docente da Faculdade, apresentou aos alunos informações sobre a faculdade, sua estrutura, o projeto político pedagógico, e também, acompanhado de dois alunos da graduação, falou sobre pesquisa, extensão, grupos de estudos e entidades estudantis. Além desta, o Prof Dr Thiago Marrara, professor da FDRP, realizou uma apresentação sobre a Universidade de São Paulo e os funcionários do serviço de graduação, Rafael Marchi e Marislei Maturano, trouxeram informações úteis aos ingressantes, além de sanar dúvidas dos mesmos. Por fim, a Profa Iara Ribeiro, docente da casa,  apresentou o Laboratório aos alunos para que pudessem entender mais a respeito desta atividade que compõe a grade obrigatória dos primeiro anistas.

Na parte da manhã da terça-feira, os calouros foram convidados pelos membros da Associação Atlética Acadêmica Casa 7 para passarem uma manhã esportiva. Os estudantes promoveram jogos de futsal, handebol, basquete e vôlei, além de atletismo, xadrez e tênis de mesa. Na parte da tarde, se deu o Painel Direito e Gênero, composto de Inara Firmino, mestranda da FDRP, Saulo Simon Borges, egresso da FDRP, Profa Dra Eliana Franco Neme, professora da FDRP e Presidente da Comissão sobre Violência de Gênero e Ana Paula Araújo Alves da Silveira, estudante da graduação e representante do Coletivo Feminista Capitu, o painel trouxe uma ampla discussão sobre questões de gêneros e violências, frisando que a Faculdade não tolera atos dessa espécie. Em seguida, foi reservado um horário para que os alunos realizassem a confirmação de matrícula no Teatro do Campus.

Na quarta-feira, os calouros tiveram uma experiência bastante lúdica ao participar de um júri simulado organizado pelo Centro Acadêmico Antonio Junqueira de Azevedo, “O caso dos exploradores da caverna”, onde alunos e egressos da FDRP simularam os personagens envolvidos no caso. No mesmo dia, houve uma apresentação das matérias ministradas nos laboratórios por parte dos professores responsáveis pelas mesmas, para que os alunos pudessem optar pela que mais lhe interessasse.

No próximo dia a manhã foi reservada para que os calouros participassem da Caloura Unificada organizada pelo DCE. Após o almoço foi oferecida uma palestra com a Guarda Universitária, foram abordadas como é realizada a segurança no campus, as áreas de maior incidência de crimes e como evitar ser vítima desses crimes, além da apresentação do aplicativo de segurança da USP, que permite registrar ocorrências e ser acompanhado em situações que gerem insegurança.  Após a palestra, os estudantes da Turma XII realizaram o plantio da árvore da turma conforme tradição da faculdade. Para concluir as atividades do dia o CAAJA promoveu uma Roda de Conversa com as instituições discentes e um Sarau de Integração.

Na sexta-feira, a programação da semana a FDRP levou os ingressantes e alunos veteranos interessados ao Assentamento Mario Lago, assentamento do Movimento Sem Terra. Nele, os estudantes puderam observar como funciona o plantio em uma agroflorestal e a relação entre este movimento, os direitos coletivos e o Direito.

A Semana de Recepção aos Calouros 2020 da FDRP, pautada pelo tema Você faz parte de tudo isso, ofereceu uma gama de atividades que proporcionaram uma experiência e visão abrangente, não apenas do curso de graduação em Direito, mas também da vida universitária. Os estudantes recepcionados puderam interagir com os demais graduandos em diversas ocasiões, conheceram professores e funcionários, tiveram momentos de integração entre si, atividades acadêmicas e culturais.

Confira abaixo algumas fotos da SRC 2020.

Por Laura Rossati – Comunicação Institucional