Conheça o Núcleo de Arbitragem e Mediação da USP de Ribeirão Preto

Data de Publicação: 20/02/2020

O que é moot?

Em inglês, moot significa “debatível”. E, no âmbito jurídico, moots são competições por meio das quais estudantes de Direito elaboram teses escritas e orais para a resolução de casos legais. Tendo isso em vista, seguindo a recente tendência à valorização ao método educacional de PBL/ABP (Problem Based Learning/Aprendizagem Baseada em Problemas), surgiu o NucAM USP-RP, o Núcleo de Arbitragem e Mediação, organizado por alunos da FDRP.

O NucAM, por meio da participação de competições de Direito ao redor do País e do mundo, tem como principal objetivo conectar os alunos da faculdade de maneira prática à disciplinas teóricas. Na última semana, o NucAM participou de pré etapas do Willem C. Vis Commercial Arbitration Moot, alcançando o quarto lugar no DLA PIPER GLOBAL VIS PRE MOOT. A última fase do trabalho será em Viena, no mês de Abril. Lá, nossos alunos apresentarão painéis juntamente a equipes de renome internacional como Harvard e Cambridge.

Em breve, no início do mês de Março, será marcada uma reunião de apresentação do grupo a faculdade, na qual também será apresentado o próximo moot do qual a equipe participará em 2020, já buscando a efetivação de novos membros. Para acompanhar os próximos passos do grupo, siga-os no Instagram (@nucamusp) e curta a página do NucAM no Facebook.

Por Laura Rossati – Comunicação Institucional