Conheça a Yale-USP Food Law Clinic

Data de Publicação: 29/10/2018

Aprovada no Edital 664 – Parcerias Estratégicas – USP e Yale University – 2017, a Clínica de Food Law Yale-USP (Yale-USP Food Law Clinic: human right to food, regulation and public policies, and the role of the private sector) visa desenvolver um campo de estudo multidisciplinar sobre temas e políticas públicas que envolvam food law. Na FDRP, o projeto é de responsabilidade do Prof. Dr. Eduardo Saad Diniz.

O principal objetivo deste projeto colaborativo é coletar casos brasileiros a serem sistematizados em três categorias diferentes (direito humano à alimentação; regulação e políticas públicas; iniciativas do setor privado para promover o desenvolvimento sustentável) e submetê-los à Yale-USP Food Law Clinic (como parte da Yale Environmental Protection Clinic), buscando soluções mais inteligentes.


Planeja-se construir uma plataforma online para coleta de dados dos projetos pré-selecionados no Edital CNPQ de Segurança Alimentar e Nutricional da UNASUL [Call for Food and Nutritional Security at the UNASUL] (CNPQ / MCTIC Nº 016/2016). A análise dos dados oferecerá suporte aos casos apresentados à discussão dentro da Clínica. Sendo assim, com o uso de tecnologia, além de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica, a Yale-USP Food Law Clinic tem o potencial de criar um fórum permanente de debates e promover o intercâmbio desse conhecimento na América Latina.

A Clínica organizará no dia 8 de novembro na FDRP/USP o evento “US/Brazilian Food Law in dialogue“, que contará com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais e com representantes de organizações públicas e privadas. Saiba mais em: http://www.direitorp.usp.br/eventos/us-brazilian-food-law-in-dialogue-yale-usp-food-law-clinic/

O site oficial da Clínica é: http://sites.usp.br/businessandcrime/yale-usp-food-law-clinic-visit-yale-university/

 

Por: Gubran Smaili, com colaboração de Sofia Orsini.