Chamada Para Participantes: Grupo de Estudos sobre Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito

Data de Publicação: 25/01/2021

Nas escolas de Direito do Brasil, a atividade docente é realizada, em grande parte das vezes, por profissionais que, embora possam ter grande domínio das especialidades que lecionam, não têm uma formação profissional específica para lecionar. Os programas de pós-graduação em Direito, que deveriam ser os espaços privilegiados de formação docente, via de regra não contemplam em seus programas a formação docente senão como prática periférica. Estágios docentes são raros e, quando existem, geralmente se resumem ao auxílio ao docente supervisor na condução de aulas expositivas e atendimento de dúvidas da turma. Resulta disso que quem inicia a atividade docente nas escolas de Direito acaba tendo de confiar na intuição e na imitação dos modelos docentes que conheceu em sua trajetória acadêmica, o que soma à ansiedade provocada por uma atividade em que se tem pouca experiência prática, a insegurança sobre a maneira correta de atuar; além disso, a prática docente sem a formação necessária acaba muitas vezes contribuindo para a reprodução de um modelo tradicional e defasado de ensino do Direito.

A partir das experiências dos coordenadores com Estágio de Docência na FDRP-USP, buscando contribuir para a formação profissional de quem se encontra na carreira docente ou planeja nela ingressar, foi criado o Grupo de Estudos sobre Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito, que visa estabelecer um espaço para a troca de experiências docentes, discussão de métodos pedagógicos e estratégias didáticas, bem como produção acadêmica sobre o ensino do Direito.

Ao longo de 2018, 2019 e 2020, o Grupo de Estudos se reuniu mensalmente para, a partir das necessidades identificadas no compartilhamento das experiências de sala de aula de seus integrantes, discutir textos de Pedagogia, Didática e Ensino do Direito, buscando ampliar e aprofundar o embasamento teórico e metodológico, tendo em vista a avaliação e a melhoria de seu fazer docente. Após a pandemia de COVID-19 e a consequente suspensão das atividades presenciais na USP, as reuniões começaram a acontecer de forma remota, formato que continuará no ano de 2021.

Data de início: 06 de fevereiro de 2021.

Público Alvo: Docentes de Direito, de qualquer instituição de ensino e em qualquer estágio da carreira, estudantes de pós-graduação que estejam engajadas/os em alguma atividade de ensino, como estágio de preparação docente, e pessoas atualmente envolvidas com alguma atividade docente em geral.

Mais informações: chamada para participantes 2021.1

Texto e informações: Grupo de Estudos sobre Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito.