Programa de Leitura e Escrita Acadêmicas é projeto inovador premiado na FDRP

Data de Publicação: 27/01/2021

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto participará de um dos consórcios contemplados pelo Edital da Pró Reitoria de Graduação para a excelência do ensino de graduação. O edital tem a intenção de apoiar projetos que contemplem atividades e inovações e/ou modelos a partir de experiências inovadoras de ensino.

O projeto contemplado se propõe a implantar na FDRP o Programa de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA) desenvolvido por professores da FFLCH desde 2015 e, desde 2019, presente na EACH. O objetivo do PLEA é capacitar alunos e alunas para a leitura e análise de textos argumentativos, bem como para expressar por escrito as ideias que desenvolverem a partir da leitura. O ponto de partida é a constatação de que essas são competências instrumentais básicas, cuja falta prejudica a formação, quando não estimula a evasão; apesar disso, o que se constata é que a Universidade, no geral, não se preocupa em se organizar para dotar os alunos e alunas dessas competências, partindo do pressuposto ou de que eles já ingressam na faculdade com certo domínio delas, que melhorará com as experiências no curso superior, ou de que as desenvolverão de forma autônoma à medida que acumulam as informações passadas nas aulas. Infelizmente, a prática acaba não confirmando esses pressupostos e a falta dessas competências acaba prejudicando a formação de muitos alunos. A percepção desse problema, particularmente sensível nos cursos de humanidades e de ciências sociais, levou à organização do PLEA, primeiro como uma disciplina optativa interdisciplinar na FFLCH, depois se ramificando e se tornando uma disciplina obrigatória para os ingressantes de alguns dos cursos da FFLCH.

Na FDRP, o responsável pelo projeto será o Prof Dr. Caio Gracco Pinheiro Dias. O docente conta que teve contato com o PLEA ao buscar referências para enfrentar problemas identificados ao longo da Oficina de Análise de Textos com Visualização de Argumentos, que ofereceu em 2020 para alunos de 1º e 2º anos da FDRP, como um dos eixos do Laboratório. Ele diz que conheceu dois livros do Professor Marcus Sacrini, da Filosofia, que sistematizam o método empregado no PLEA, e encontrou no Youtube as gravações das aulas do PLEA ministradas em 2017.

Para o professor, a abertura do edital da PRG para a constituição dos Consórcios para Excelência no Ensino de Graduação, que tem como um de seus objetivos a circulação de docentes entre Unidades da USP e o compartilhamento e multiplicação de experiências de ensino bem sucedidas, foi a oportunidade perfeita para implantar o PLEA na FDRP a partir de 2021. A implantação será feita de forma experimental como um dos eixos do Laboratório, em encontros semanais que serão conduzidos por professores da FDRP, da FFLCH e da EACH, com o apoio de monitores de graduação e de pós que receberão treinamento no método desenvolvido pelo Prof. Sacrini, baseado na elaboração de fichamentos de leitura expositiva. Também nos termos do Edital, parte das atividades do PLEA será feita remotamente, aproveitando-se a experiência das aulas durante a pandemia para consolidar um modelo híbrido de educação (presencial e online) que empregue as tecnologias de informação e comunicação para melhorar o ensino de graduação, mesmo após o retorno das atividades presenciais.

Por: Claudia Rezende, comunicação institucional da FDRP, com informações do Prof. Caio Gracco P. Dias.