Última sessão do ano do Cine Cidadania apresenta a loucura pelos olhos de Nise da Silveira

Data de Publicação: 24/11/2023

Exibição acontece dia 27/11, às 9h na sala C31 da FDRP. Debatedor: Sérgio Kodato.

O Cine Cidadania, projeto da Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), da USP, encerra o ano com “Nise: o Coração da Loucura”, filme de Roberto Berliner que conta a vida de Nise da Silveira. A história verdadeira se passa nos anos 1950. A psiquiatra era contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época e inovou ao lidar com pacientes por meio do amor e da arte.

Participa como debatedor Sérgio Kodato, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). O professor da área de psicologia, coordena o Observatório de Violência e Práticas Exemplares e é autor do livro O Brasil Fugiu da Escola.

O evento é aberto ao público em geral e contará com a participação de um grupo de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Guimarães Júnior, uma das parceiras do projeto.

O Cine Cidadania fechará o ano com um público superior a 500 espectadores. Entre os temas abordados, através de filmes seguidos de debates, estão os preconceitos contra a comunidade LGBTQIA+, a tortura durante a ditadura militar no Brasil, o anticapacitismo, a violência na Amazônia e o racismo.

Mais informações sobre o projeto pelo e-mail cidadaniafdrp@usp.br.