Professor Rubens Beçak prestigia concessão do título de Doutor honoris causa a Caetano Veloso, na Universidade de Salamanca

Data de Publicação: 06/09/2023

A Universidade de Salamanca, fundada pelo rei Alfonso de León em 1218, na Espanha, concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso. A honraria, que aconteceu na segunda-feira, 4 de setembro.

 

O professor de Filosofia Galega e Portuguesa, Pedro Serra, explicou que o título foi concedido em reconhecimento ao seu “percurso de elevada tensão linguística e musical”.

 

O reitor da universidade, Ricardo Revero, destacou a contribuição cultural de Caetano Veloso durante sua fala: “Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. ‘Tropicália’, em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira”.

 

Além disso, o Prof. Dr. Rubens Beçak prestigiou o evento, representando a Universidade de São Paulo (USP). Sua presença ressaltou a relevância dessa homenagem internacional a Caetano Veloso, destacando a importância do reconhecimento do artista brasileiro no cenário acadêmico e cultural global.

 

Prof. Rubens Beçak em evento na Universidade de Salamanca, concessão do título de Doutor honoris causa a Caetano Veloso, representando a USP no evento.