VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA GEDTRAB, DA FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO – FDRP/USP

Jair Aparecido Cardoso

O Seminário Internacional de Pesquisa do Grupo de Pesquisa: A Transformação do Direito do Trabalho na Sociedade Pós Moderna e seus Reflexos no Direito do Trabalho GEDTRAB, em sua VI edição, realizado neste ano de 2021, teve por objetivo divulgar e discutir pesquisas voltadas à temática “trabalho” em diversos ramos de conhecimento, com ênfase nas áreas Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Seguridade Social, Direito Processual do Trabalho, Meio Ambiente do Trabalho e Saúde do Trabalhador, Direito dos Trabalhos, Trabalho e Desenvolvimento, Formas Alternativas de Solução de Conflitos Trabalhistas, Trabalho e Gênero, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação, mas tendo como temática central, neste evento, o trabalho rural. O estímulo à produção científica e à difusão de conhecimento acerca da referida temática tem sido o objetivo central do evento. A interação de pesquisadores de outras Universidades – brasileiras e estrangeiras – com a finalidade de propiciar novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica também foi objeto central do evento. Por fim, o VI Seminário Internacional de Pesquisa fomentou discussões sobre aspectos metodológicos e do atual estado da pesquisa científica no país, a partir dos artigos submetidos e debatidos nas mesas temáticas.

O evento foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2021, de forma online pelo canal do Youtube da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP), faculdade sediadora do evento e organizado pelo grupo de pesquisa GEDTRAB (FDRP/USP), coordenado pelo Prof. Dr. Jair Aparecido Cardoso. Contou com apoio e parceria da Comissão de Ensino e Extensão e do Programa de Pós-graduação da Faculdade, além das instituições parceiras, nacionais e internacionais: UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto, UFU – UniversidadeFederal de Uberlândia, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, FDV – Faculdade Integrada em Vitória do Espírito Santo, UFBa – Universidade Federal de Bahia, PUC/RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFSC – Universidade Federal de São Carlos, UFPA – Universidade Federal do Pará, UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, ESTÁCIO/RP – Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, PUCP – Pontificia Universidad Católica del Peru, a Universidad de la Frontera – Chile, a Facultad de Derecho de la Universidad CLAEH – Uruguai, a Universidad de Chile e a Facultad de Derecho de la Universidad de Brugos – Espanha. Todas elas representadas por seus professores que, também, compõem o comitê organizador.

A abertura do Evento registou a participação dos palestrantes Prof. Dr. Felipe Iñaki Lasarte Badano (UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA – Uruguai) e Profª Drª Lorena de Mello Rezende Colnago (TRT 2), os quais abordaram os temas: La regulación del trabajo rural en Uruguay, e Trabalhador rural e a exposição a agrotóxicos: riscos à saúde e segurança do trabalho, respectivamente, sendo a mesa presidida pelo Prof. Dr. Rodrigo Monteiro Pessoa (UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA – CHILE).

No segundo dia, o evento contou com a presença dos palestrantes Dr. José Fernando Ruiz Maturana (TRT 15), e Dr. Marcus Menezes Barberino Mendes (TRT 2), que abordaram o tema: A Justiça do Trabalho e o enfrentamento do trabalho escravo, sendo a mesa presidida pelo Desembargador do Tribunal do Trabalho da 15º Região, Dr. João Batista Martins Cesar. No terceiro dia registrou-se a presença das palestrantes Profª Mestre Andréia Chiquini Bugalho (UNAERP) e Profª Drª Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega (Universidade Federal de Goiás), que falaram sobre: Trabalho infantil no meio rural e Etnodesenvolvimento e o trabalho do quilombola, sendo a mesa presidida pela Professora Mestra Marina Calanca Servo (FDRP/USP).

Ainda no terceiro dia, 27 de agosto de 2021, no período vespertino, o Seminário realizou mesas temáticas, por meio da plataforma Google Meet, com a apresentação de 68 (sessenta e
oito) trabalhos, que integram estes Anais:

PLAYLIST COM AS PALESTRAS DO EVENTO

Eder Goncalves de Pádua