Organização Internacional para as Migrações- OIM

Data de Publicação: 12/12/2023

Alunos da FDRP participam de pesquisa realizada pela OIM que viabilizou a construção de relatório internacional sobre dados da migração Indígena no Brasil.
.
Em agosto deste ano, foi publicada a 2ª Rodada da Matriz de Monitoramento de Deslocamento (DTM) Nacional sobre a População Indígena do Fluxo Venezuelano no Brasil. Trata-se de uma pesquisa realizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) por meio de parcerias com diversas instituições nacionais e internacionais, bem como com a participação de alguns Ministérios, a fim de colher e apresentar dados importantes sobre a migração indígena no Brasil. O produto da pesquisa traz à tona dados e evidências, a fim de propiciar melhorias efetivas nas políticas públicas voltadas à população indígena migrante no País.
.
Os alunos Ana Clara Fernandes de Souza e Luan Victor de Souza Bispo participaram aplicando os formulários de coleta de dados diretamente à população Warao residente em Ribeirão Preto – SP. Os estudantes são integrantes do Grupo de Estudos sobre Migração e Apoio ao Trabalhador Imigrante (GEMTI), coordenado pela Profa. Dra. Cynthia Soares Carneiro, que presta assessoria jurídica à população Warao em Ribeirão Preto – SP em iniciativa realizada no âmbito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP).
Confira o resumo