Oportunidades Pós-Graduação: Intercâmbio internacional e cursos completos na Itália

Data de Publicação: 11/04/2017

Divulgamos as oportunidades de intercâmbio internacional e cursos completos na Itália com possibilidade de bolsa através de programa de cooperação entre a CONFAP  (Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa) e uma rede italiana de universidades. As oportunidades abrangem os seguintes níveis:

– Posdoc (3 a 12 meses)
– Doutorado completo (36 meses)
– Doutorado sanduíche (3 a 12 meses)
– Pesquisa de Mestrado (3 a 6 meses)

Os interessados devem entrar em contacto com uma das universidades italianas que partilham os seus interesses acadêmicos para verificar os procedimentos de aplicaçãoe procurar obter a carta de aceitação. Para receber a carta e estar em conformidade com o procedimento de inscrição, o candidato brasileiro deve apresentar os seguintes documentos:

– Carta de motivação
– Currículo
– Projeto de pesquisa (a proposta deve indicar claramente como as atividades de intercâmbio a serem realizadas e como contribuirão para a pesquisa em curso)
– Titulo do diploma (somente para PHD completo: Título de Mestre) ou atestado de matrícula

A Rede Italiana considera elegível o candidato se uma carta de aceitação válida tiver sido apresentada. O candidato que receber uma carta de aceitação pode se inscrever junto à CONFAP para uma bolsa de estudos.

As universidades participantes estão disponíveis nesse link.

As áreas de pesquisa abrangidas estão disponíveis nesse link.

Sugerimos que os interessados verifiquem com seus orientadores as universidades e programas na Itália que mais se adequem à sua pesquisa ou área de interesse atual antes de buscar contato direto com a instituição de destino.

Para mais informações veja aqui o site do programa MCI