Nova disciplina para matrícula optativa – Estado, Poder, Direito e Ideologia: uma visão a partir do cinema

Data de Publicação: 05/09/2022

DDP9019 – Estado, Poder, Direito e Ideologia: uma visão a partir do cinema (Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho)
Dia e Horário: quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.
Local: Cine Clube Cauim.
Informações adicionais: A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo vem, por intermédio de seus alunos, no âmbito da Disciplina DDP9019 – Estado, Poder, Direito e Ideologia: uma visão a partir do cinema, ministrada pelo Prof. Dr. Nuno M. M. S. Coelho, convidá-los a participar do projeto “CineDireito”, no período compreendido entre setembro e novembro de 2022. A disciplina DDP 9019 – Estado, Poder, Direito e Ideologia: uma visão a partir do cinema objetiva a problematização de temas centrais da ética e da política em nossos dias, a partir do debate de grandes obras do cinema brasileiro e mundial.

A cada aula haverá exibição do filme selecionado, seguida de discussão conduzida pelo docente e pelos estudantes.

As aulas, que começam no dia 15/9/2022, acontecerão no Cineclube Cauim, localizado na rua São Sebastião, 920, Centro, Ribeirão Preto/SP, às quintas-feiras, das 19h às 22h, com a exibição dos seguintes filmes:

• Medida provisória – aborda o tema Racismo
  • Marighella – aborda o tema Ditadura militar
  • Samba – aborda os temas Imigração, xenofobia
  • Hoje eu quero voltar sozinho – aborda os temas LGBTfobia e capacitismo
  • O som ao redor – aborda os temas Herança colonial, milícia e espetacularização da violência
  • As sufragistas – aborda os temas Feminismo, voto feminino
  • A onda – aborda o tema Democracia
  • Brexit – aborda os temas Fake news, brexit
  • Que horas ela volta? – aborda os temas Xenofobia, classismo
  • Carandiru – aborda os temas Encarceramento, violência policial

Serão também convidados debatedores para participar das discussões, agentes políticos, representantes de entidades da sociedade civil, autoridades do sistema de justiça, diretores de cinema, dentre outras pessoas.

A participação nas sessões é também aberta ao público externo, que receberá certificados de participação (não há qualquer custo para os participantes).

VAGAS E INSCRIÇÕES
São 300 vagas, sendo 150 para alunos USP e 150 para alunos de outras instituições de ensino superior, mediante matrícula na condição de aluno especial:

Alunos da FDRP interessados deverão se inscrever preenchendo este formulário: bit.ly/3e7wKae.

Alunos de outros cursos da USP Ribeirão Preto interessados deverão se inscrever diretamente no Serviço de Graduação de seu curso.

O interessado em ingressar como aluno especial deverá apresentar presencialmente ao Serviço de Graduação da FDRP, cujo atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 10h às 16h, 1 (um) Formulário de Inscrição, acompanhado dos originais e cópias dos seguintes documentos:
-RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento;
-Certificado Militar;
-Histórico Escolar do Ensino Médio ou documento equivalente;
-Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Para acessar o formulário, clique aqui.

As inscrições estão abertas até sexta-feira, 9/9/2022.