Pesquisa do mestrado da FDRP é premiada em congresso

Data de Publicação: 22/11/2021

As alunas de mestrado Isabella Dorigheto Miranda e Tatyana Chiari Paravela receberam o Prêmio José Rabelo de Vasconcelos em Pesquisa Acadêmica pelo artigo intitulado “Big Techs e Impactos Democráticos: Liberdade de Imprensa a partir da Interação entre Plataformas Digitais e os Veículos de Mídia”. A premiação foi realizada durante a cerimônia do dia 17 de junho de 2021 no IV Congresso Pernambucano de Ciências Jurídicas, promovido pelo Bacharelado em Direito da Universidade de Pernambuco – Campus Arcoverde.

 

 O artigo disserta sobre como a atuação das big techs tem chamado atenção das autoridades regulatórias quanto aos impactos experimentados. Em especial, considera-se a crescente do poder econômico dessas empresas no ambiente digital como uma problemática com reflexos democráticos, em particular a partir da visão neobrandeisiana. Dentre tais problemas, a interação das plataformas digitais com os veículos de mídia tradicionais remete a interferências na liberdade de imprensa, demonstrando como enunciados constitucionais podem ser afetados. O tema, portanto, reclama atenção do direito concorrencial a partir de uma perspectiva constitucional para fomentar novas soluções regulatórias. 

 

A pesquisa foi escolhida para compor o livro ‘Direito e contemporaneidade: estudos, interdisciplinaridade e perspectivas, Volume 3’, ainda sem previsão de publicação. As estudantes são egressas da graduação da FDRP e orientandas da professora Juliana Domingues. 

 

 

Por: Letícia Costantini Pelicer, Comunicação Institucional da FDRP.