ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO – ÁREA DE DIREITO INTERNACIONAL, DA FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Edital – FDRP – 12/2015
O Diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nos termos do Estatuto e Regimento Geral da Universidade de São Paulo, bem como do Regimento da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, torna público aos interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em Sessão de 2 de outubro de 2015, estarão abertas, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 16 de novembro de 2015 a 13 de maio de 2016, das 9 às 17 horas, na Assistência Acadêmica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, na Av. Bandeirantes, 3900, 2º andar do Bloco D, à Rua Prof. Aymar Baptista Prado, 835, campus USP de Ribeirão Preto, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 1 (um) cargo de Professor Titular, em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), Ref. MS-6, salário inicial de R$ 14.938,99 (quatorze mil, novecentos e trinta e oito reais e noventa e nove centavos), valor referente a maio de 2015, cargo e claro número 1028235, por empréstimo, para o Departamento de Direito Público – Área de Direito Internacional.
As atribuições do cargo são as de professor titular, ou seja, ensino, pesquisa e serviço à comunidade, além das eventuais responsabilidades de chefia, segundo o Estatuto da Universidade de São Paulo.
a) prova de que é portador do título de livre-docente, outorgado pela Universidade de São Paulo, por ela reconhecido ou de validade nacional;
b) 40 (quarenta) exemplares impressos de tese original, ainda não publicada, com 50 páginas, no mínimo, sobre assunto de livre escolha pertinente à matéria em concurso e mais 60 (sessenta) exemplares, impressos ou em meio eletrônico, da referida tese, para os fins da análise prevista no artigo 166 do Regimento Geral da USP.
c) memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação dos seus méritos;
d) prova de quitação com o serviço militar, para candidato do sexo masculino (fotocópia);
e) título de eleitor e comprovante de votações da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (fotocópia);
f) recibo, da Tesouraria da Faculdade, do pagamento da taxa de inscrição.
Direito Internacional Público e Organizações Internacionais I
I – PRELIMINARES:
II – Perspectiva Histórica: 5. Observações prévias; 6. A Idade Antiga; 7. O surgimento da Disciplina Autônoma; 8. Do Congresso de Westphalia aos Tratados de Viena (1648-1815); 9. Do Congresso de Viena à Primeira Guerra Mundial (1815-1918); 10. O Período entre as Duas Guerras Mundiais (1919-1939); 11. Durante a Segunda Guerra Mundial; 12. Depois da Segunda Guerra Mundial.
III – Sujeitos, Classificação e Fundamento: 13. Classificação de Direito Internacional Público; 14. Sujeitos de Direito Internacional Público; 15. Fundamento de Direito Internacional Público.
I – ATOS JURÍDICOS E FONTES: 16. O Comportamento dos Estados; 17. Atos Jurídicos Internacionais; 18. Fontes do Direito Internacional Público; 19. Atos Jurídicos Estatais Unilaterais.
II – TRATADOS INTERNACIONAIS: 20. Preliminares; 21. Classificação; 22. Processo de Conclusão; 23. Condições de Validade; 24. Entrada em Vigor, Efeitos, Revisão e Término; 25. Reserva; 26. Interpretação.
III – DEMAIS FONTES: 27. Costume Internacional; 28. Princípios Gerais de Direito; 29. Fontes Subsidiárias: Decisões Judiciais e Doutrinas; 30. Fonte Complementar: Equidade; 31. Fonte Derivada: Atos Emanados de Organizações Internacionais.
IV – CODIFICAÇÃO: 32. Codificação do Direito Internacional.
V – DIREITO INTERNO E DIREITO INTERNACIONAL: 33. Relações entre Direito Interno e Direito Internacional; 34. Conflitos entre Tratados Internacionais e Leis Ordinárias; 35. Conflitos entre Tratados Internacionais e Leis Constitucionais; 36. Sanções sobre Conflito.
Direito Internacional Público e Organizações Internacionais II
I – O ESTADO COMO PESSOA INTERNACIONAL: 1. Elementos constitutivos, seu surgimento, o reconhecimento do Estado e de Governo e o desaparecimento dos Estados; sucessão de Estados. 2. Órgãos das relações Internacionais dos Estados: relações diplomáticas, consulares e frente a organizações intergovernamentais; privilégios e imunidades dos Estados e das organizações intergovernamentais. 3. A competência espacial dos Estados: o território e suas espécies, os espaços globais comuns, os fenômenos transfronteiriços e o conceito de patrimônio comum da humanidade. 4. A competência pessoal e política dos Estados: a nacionalidade, o estrangeiro, a apatrídia e a proteção diplomática. 5. O asilo e a proteção dos refugiados. 6. Direitos e Deveres dos Estados.
II – OS FENÔMENOS DA GLOBALIDADE: 1. Conceitos de globalização e a cooperação internacional. 2. Estudo tópico de quatro áreas: desarmamento, direitos humanos, meio ambiente e regulamentação das relações econômicas internacionais. A) O desarmamento geral e o nuclear: a Comissão de Desarmamento da ONU e os grandes tratados da atualidade. A ONU: histórico e sua regulamentação atual: órgãos, competências, atuação. Relacionamentos com agências especializadas. A segurança coletiva na atualidade. O desarmamento geral e o nuclear: a Comissão de Desarmamento da ONU e os grandes tratados da atualidade. A OEA: histórico e sua regulamentação atual: órgãos, competências e atuação; a segurança regional e os tratados pertinentes: TIAR e Tietelolco. B) A proteção dos direitos humanos: histórico, normas a nível global (a Declaração Universal, os Pactos e a Comissão dos Direitos Humanos da ONU) e a nível regional (tratados, organismos e tribunais, na Europa e América; a proteção outorgada na África). Categorias particulares dos direitos protegidos. C) A globalização e a proteção internacional do meio ambiente: as Declarações de Estocolmo e do Rio e o conceito de desenvolvimento sustentável. Os grandes temas do Direito Internacional do Meio Ambiente e os tratados mais significativos. D) A regulamentação das relações econômicas internacionais: o FMI, o Grupo do Banco Mundial e a OMC. Os fenômenos de integração econômica regional: tipologias e principais áreas comerciais: União Européia, MERCOSUL, NAFTA. Relacionamentos Interinstitucionais. A criação da ALCA.
Direito Internacional Privado
A – TEORIA GERAL
B – ASPECTOS PROCESSUAIS
C – ASPECTOS PATRIMONIAIS
D – ASPECTOS PESSOAIS
Organizações Internacionais
III. ANÁLISE INSTITUCIONAL
Direito da Integração
3.1. A Cláusula de Habilitação (Rodada Tóquio do GATT (1979);
III. A ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DA AMÉRICA DO NORTE – NAFTA
1.1. Do Tratado de Roma (1957) ao Tratado de Lisboa (2009);
1.2. Fontes primárias e secundárias do Direito Comunitário e da União Europeia;
1.3. Características fundamentais do Direito Comunitário. A questão da supranacionalidade. Hierarquia das normas comunitárias;
2.1.Estrutura orgânica;
2.2. O processo legislativo e a aplicação interna das normas emanadas dos órgãos da União Europeia. O Tribunal de Justiça e o funcionamento do sistema de solução de controvérsias;
Direito do Comércio Internacional
I – FORMAÇÃO DO SISTEMA MULTILATERAL DE COMÉRCIO E A OMC.
II – CONTRATOS INTERNACIONAIS DO COMÉRCIO
7.1. A Câmara de Comércio Internacional de Paris (CCI). A UNCITRAL.
FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 7 de outubro de 2015.
Publique-se.
Prof. Dr. Umberto Celli Junior
Diretor
Rafael Souza de Marchi
Telefone: (16) 3315-4954
Email: atacfdrp@usp.br
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP - CEP 14040-906.
Campus USP - Rua Prof. Aymar Baptista Prado, 835
+55 16 3315.0115 - dirfdrp@usp.br
Copyright © 2017 - FDRP - Site Oficial da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Desenvolvimento - Seção Técnica de Informática