Festival de Cultura na Faculdade de Direito vai movimentar a USP Ribeirão
Data de Publicação: 21/05/2025
Evento com 30 atrações vai de 26 a 31 de maio e terá cinema, música, teatro, dança, exposições, oficinas e debates mesclando artes e ciências.
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP realizará seu II Festival Justiça, Cultura e Arte. As atividades acontecem em diversos espaços da unidade, de segunda-feira a sábado, e também no Teatro do Campus, nos dois últimos dias.
A variada programação valoriza a produção artística local e vai desde um mergulho nos tempos da ditadura no Brasil, com o filme Madre, passando pela intercessão de cultura e arte, no debate e lançamento do livro de quadrinhos de Cordeiro de Sá sobre os gêmeos, e tem ainda oito atividades relacionadas à cultura negra, além de um inédito “espetáculo burlesco drag”.
No último dia, um workshop vai mostrar a importância das abelhas e ensinar como criar colmeias das espécies nativas. E no encerramento, a peça Cemitério de Mulheres, que foca a violência de gênero.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Para o espetáculo “Plumas à Paulista”, os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível. E para o workshop sobre abelhas, os organizadores pedem a inscrição antecipada através do link bit.ly/abelhasusp .
A organização do Festival na FDRP contou com apoio de praticamente toda a equipe operacional e administrativa da unidade. A programação foi estruturada a partir de uma Comissão Organizadora com alunos, professores e funcionários, presidida pelo professor Camilo Zufelato e coordenada pelo jornalista Luís Ribeiro. Foram fundamentais as parcerias com a Fundação da USP (FUSP), Fundação para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa do Direito (FADEP); TUSP – Teatro da USP; Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus: Centro Acadêmico Antonio Junqueira de Azevedo (CAAJA); Divisão Regional de Ensino – Ribeirão Preto; Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídico-Raciais Esperança Garcia (NUEPEG); Organização Social Reação; Curso de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e Programa de bem-estar da FDRP.
Resumo da programação
Segunda-feira, 26/5
= Das 9h às 11h, no Auditório da FDRP: Abertura do Festival seguido de exibição e debate sobre o filme Madre, seguido de debate com as diretoras Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani.
= Às 13h, no espaço da antiga cantina da FDRP, abertura da exposição Artistas da “Reação”, com obras de Ana Rorras, Camila Oliveira e Marcelo Zion.
= Ás 15h, na Sala C32 da FDRP, Oficina: Varal de Quadrinhos, com Cordeiro de Sá.
= Às 19h30, no Auditório da FDRP, mesa redonda Os Gêmeos. Apresentação do livro de HQ produzido por Cordeiro de Sá e debate com participação de pesquisadores do Painel USP de Gêmeos. Convidados especiais: Tomaz e Gabriel retratados na obra.
Terça-feira, 27/5
= Às 9h, no Auditório da FDRP – Cine Cidadania com exibição dos curta-metragens Vida Maria e Preta. Participação de estudantes da Escola Estadual Alcina dos Santos Heck.
= Das 12h30 às 14h, na Sala de bem-estar (B15) da FDRP. Roda de conversas sobre o livro Mata Doce, com Herika Aguiar, estudante de Terapia Ocupacional da FMRP.
= Das 14h às 17h, na Sala C32, da FDRP, Oficina de Colagem Afrotuturista com a produtora cultural Carolina Gregório.
= Às 17h, na Sala B15, Oficina de dança com Katia e Gustavo, da Pereá Estúdio de Forró.
= Às 18h30, na Fonte (gramado do piso 1 da FDRP), Show de forró com o grupo Três de Raiz.
Quarta-feira, 28/5
= Às 9h, no Auditório da FDRP, Show de talentos da Escola Pública, desenvolvido em parceria com a Diretoria Regional de Ensino – Ribeirão Preto e participação de 10 escolas da cidade e região.
= Das 12h30 às 14h, na Sala de bem-estar (B15), Oficina de práticas interativas e confecção de pinda, com Herika Aguiar.
= Das 14h às 17h, Oficina de teatro: Do Riso ao Corpo Poético, com Renata Alonso.
= Às 20h – estreia de “Plumas à Paulista – Um espetáculo burlesco drag”. Classificação etária: 12 anos.
Quinta-feira, 29/5
= Às 9h, no Auditório da FDRP – Cine Cidadania com exibição dos curta-metragens Desigualdade Global: Brasil e Ilha das Flores. Participação de estudantes da Escola Estadual Domingos Spinelli.
= Às 12h30, na Sala de bem-estar (B15) da FDRP, oficina: Biodança, com a psicóloga Rosa Pantoni.
= Das 14h às 17h, Sala C32 da FDRP, Oficina: Caderno Feito à Mão, com o arquiteto Domingos José Lopes.
= Às 18h30, Sala de bem-estar (B15), Clube do Livro da Biblioteca da FDRP. Obra: Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han.
= Às 20h, no Auditório da FDRP, música: Duo de Bolso – Flauta e piano e o Frates Ensemble – orquestra de violoncelos, regência de José Gustavo Julião de Camargo do Departamento de Música da FFCLRP.
Sexta-feira, 30/5/25
= Às 9h, no Auditório da FDRP, Cine Cidadania, exibindo o curta-metragem Menino 23. Participação da Escola Estadual Irene Dias Ribeiro.
= Das 12h às 14h, no Auditório da FDRP, Sarau da FDRP, organizado pelo Centro Acadêmico da unidade.
= Às 16h, sala C32 da FDRP, Ateliê Drag: Oficina de Maquiagem Artística, com a equipe do espetáculo Plumas à Paulista.
= Às 16h30, na área de vivência, primeiro piso da FDRP. Apresentação do mural confeccionado pelo artista Bboy, sobre Carolina de Jesus.
= Às 17h30, na Fonte da FDRP, show com o grupo Samba de Opinião.
= Às 20h, no Teatro do Campus, com apoio do TUSP, espetáculo A ponte – Memórias de um grito suspenso, com Cia do Trailler – Teatro em Movimento.
Sábado, 31/5
= Das 9h às 16h, workshop: Abelhas e a Justiça – Meio Ambiente mais justo se inicia com as abelhas. Inscrições no link bit.ly/abelhasusp .
= 14h, Teatro do Campus: workshop: Entre corpos, gritos e silêncios… Com integrantes da Cia. Divino Ato.
= 20h, Teatro do Campus: Cemitério de Mulheres Vivas, com a Cia Divino Ato.
Programação completa e detalhada estará no site https://sites.usp.br/festival-jca-fdrp