FDRP realiza Seminário em comemoração aos 5 anos do Mestrado

Data de Publicação: 07/10/2019

Na última quarta-feira (02/10) teve início o I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), realizado em comemoração aos cinco anos do Programa de Mestrado em Direito da FDRP. O evento buscou promover o debate acadêmico sobre o “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito”.

A Mesa de Abertura foi composta pelo Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Profa Maísa de Souza Ribeiro, Vice-Diretora da FDRP, Prof. Diogo Coutinho, da Faculdade de Direito (FD)-USP e os docentes da casa, Prof. Caio Dias, representante da Comissão de Pesquisa, Profa. Fabiana Cristina Severi, coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Profa. Flávia Trentini, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Prof. Thiago Marrara, representante da Comissão de Pós-Graduação.

A conferência de abertura foi ministrada pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação. Ainda na abertura, ocorreu o lançamento de 11 obras de autoria de docentes e discentes do Programa, assim como o pré-lançamento do livro comemorativo dos 5 anos do Programa de Mestrado.

Ao logo dos 3 dias do evento foram discutidos 10 projetos de pesquisa na Oficina de Projetos, com a participação da Profa. Dra. Elizabete David Novaes. Também foram apresentados 145 trabalhos. Os Grupos de Trabalho foram divididos em 5 eixos temáticos: Acesso à Justiça e Desigualdades; Ambientes e Desenvolvimento: Avaliação de Políticas Públicas e atividades impactantes sobre o ambiente natural, urbano, cultural e laboral; Ética e Desenvolvimento; Interdisciplinaridade e Método e Formação de Professores para o Ensino do Direito.

Foram oferecidos também 6 minicursos que abordaram temas relevantes e atuais para a sociedade, ministrados por nomes internos e externos à FDRP:

• Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais – Coord. Prof. Dr. Elmir de Almeida (DEDIC-FFCLRP) e Prof. Dr. Geraldo Romanelli (DEDIC-FFCLRP)
  • Boas práticas científicas no desenvolvimento de pesquisas jurídicas: a escolha de fontes de informação jurídica – Coord. Dra. Edneia Silva Santos Rocha (FDRP-Biblioteca)
  • Direito e políticas públicas: aspectos conceituais e estratégias de pesquisa – Coord. Prof. Diogo Coutinho (FD/USP)
  • Observatório das decisões judiciais dos tribunais brasileiros – Coord. Profa. Dra. Flávia Trentini (DPP-FDRP)
  • Metodologias ativas no Ensino Superior – Coord. Prof. Dr. Caio Gracco Pinheiro Dias (DDP-FDRP)
  • Direito e Relações Raciais, Coord. Prof. Ms. Rodrigo Portela Gomes (FD-UnB) e Profa. Ms. Emilia Joana Viana de Oliveira (FD-UnB)

O evento recebeu convidados externos à FDRP para suas atividades, entre eles Profa. Noeli Prestes Padilha Rivas (DEDIC-FFCLRP), Profa. Ana Carolina da Matta Chasin (EPPEN- UNIFESP), Prof. Dan Rodrigues Levy (EPPEN- UNIFESP) e Profa. Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro (UNICESUMAR).
A conferência de encerramento foi proferida pelo Prof. Sylvio Accioly Canuto, Pró-Reitor de Pesquisa da USP. O Programa de Mestrado da FDRP tem, atualmente, 14 docentes permanentes e já titulou 104 pessoas.

Por: Fernanda Gomes Gonçalves, Comunicação Institucional da FDRP.