X Jornada Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito

9 maio às 08:00 - 11 maio às 17:00

A Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI) e a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP) têm o orgulho de anunciar a X Jornada Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito. O evento acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2024, nas instalações da FDRP/USP, oferecendo entrada gratuita para todos os participantes.

Dedicado a promover uma reflexão profunda e abrangente no campo da Filosofia do Direito e Sociologia do Direito, o evento tem por tema central “Direito e Desigualdades”, mas abrangerá também vasta gama de questões do campo, incluindo Filosofia e Sociologia do Direito, Teoria do Direito, Hermenêutica Jurídica, Ética, Metodologia Jurídica, Lógica Jurídica, Teoria da Argumentação, Retórica, e Introdução ao Direito, entre outras. Este amplo espectro de tópicos tem como objetivo fomentar um diálogo rico e variado, refletindo sobre como o Direito se entrelaça com diversas facetas da vida.

A X Jornada contará com a presença de renomados acadêmicos e profissionais da área, oferecendo painéis temáticos, grupos de trabalho e uma sessão especial para o lançamento de livros. Essas atividades proporcionarão uma excelente oportunidade para autores divulgarem suas publicações mais recentes e para os participantes se engajarem com o estado da arte em Filosofia do Direito e áreas correlatas.

Os interessados em apresentar seus trabalhos na Jornada devem enviar resumos até o dia 04 de maio de 2024. As inscrições para o evento estão abertas até o dia 09 de maio de 2024. As inscrições para o evento estão abertas até o dia 26 de abril de 2024, e os associados da ABRAFI são encorajados a submeter propostas para Painéis Temáticos, promovendo debates aprofundados sobre temas específicos no amplo campo da Filosofia do Direito.

De acordo com o Prof. Nuno Coelho, Diretor Acadêmico da ABRAFI, Professor de Filosofia do Direito e Ética e Diretor da FDRP-USP, trata-se de uma grande oportunidade para o diálogo, com colegas da comunidade jusfilosófica brasileira, acerca dos temas diversos da pesquisa jurídica fundamental, e em especial de um problema central e cada vez mais urgente para a sociedade contemporânea – a desigualdade, que mina as bases do regime democrático, ameaça a sobrevivência e precariza a vida material, moral e espiritual de contingentes populacionais crescentes, em todo o mundo.
Para mais informações sobre como submeter trabalhos, inscrever-se no evento e detalhes adicionais, visite o site oficial: https://sites.usp.br/abrafi2024/

A X Jornada da ABRAFI promete ser uma ocasião especial para acadêmicos, estudantes e profissionais do Direito explorarem as intersecções entre o Direito, a sociedade e a filosofia, contribuindo para o avanço do conhecimento e da prática jurídica.

9 maio às 08:00
Final: