Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Série Filô & Direito Têm Concerto

1 junho às 20:00 - 22:00

Recital de canções brasileiras com Fernando Portari (tenor) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano) – FILÔ & DIREITO TÊM CONCERTO

 

Tenor: Fernando Portari

Sua formação musical remonta às aulas com seu pai, Pedro Portari. Iniciou sua carreira muito jovem, aos 20 anos, apresentando-se em concertos líricos e óperas no Rio de Janeiro. Em 1989, cantava pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, coadjuvando o mítico tenor Carlo Bergonzi na ópera Un ballo in maschera.

Em 1991, interpretou o seu primeiro protagonista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Don Ottavio, em Don Giovanni. No mesmo ano, venceu o Concurso Lina Kubala e recebeu uma bolsa de estudos para a Musikhochschule (Escola Superior de Música) de Karlsruhe, na Alemanha, onde foi aluno do tenor brasileiro Aldo Baldin.

Seu début italiano se deu no Teatro La Fenice de Veneza, cantando o papel de Jaquino na ópera Fidelio, de Beethoven. Em 1999, retornou ao La Fenice para cantar Riccardo na ópera Maria de Rohan, de Donizetti. Em 2000, cantou La rondine no Teatro dell’Opera em Roma e o Stabat Mater de Rossini em Florença.

Participou de inúmeras montagens nos principais teatros de ópera em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Ribeirão Preto. De Carlos Gomes, cantou as óperas Il Guarany, em Campinas, e Côndor, no Festival de Ópera de Manaus. Apresentou-se como Des Grieux na ópera Manon de Massenet, na Staatsoper (Ópera Estatal) em Berlim, ao lado de Anna Netrebko e sob regência de Daniel Baremboim. Cantou ainda La rondine no La Fenice, Anna Bolena e Gianni Schicchi no Teatro Massimo em Palermo e La traviata na Staatsoper de Hamburgo. Ao lado do pianista Rubens Russomanno Ricciardi, gravou o CD com canções de Gilberto Mendes com apoio da Petrobrás. Vem sendo solista convidado das principais salas e orquestras brasileiras, como a Filarmônica de Minas Gerais, OSESP na Sala São Paulo e Theatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em Ribeirão Preto, já atuou como solista tanto da OSRP como da USP Filarmônica.

Detalhes

Data:
1 junho
Hora:
20:00 - 22:00

Organizador

Departamento de Música – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Local

Auditório da FDRP
Rua Prof. Aymar Baptista Prado, 835
Ribeirão Preto, SP
+ Google Map
Telefone:
+55 16 3315-0115